21/11/2012 09h15 - Atualizado em 21/11/2012 09h15

Designer cria supermoto conceitual com sensor para evitar acidentes

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O designer Mako Petrovic criou uma supermoto conceitual com linhas que lembram o que de melhor existe em termos de motos superesportivas de marcas japonesas e italianas. A Arac ZXS apresenta um desenho agressivo, perfil contemporâneo e vem com muita tecnologia embarcada.

Arac ZXS abusa do design moderno e da tecnologia (Foto: Divulgação)Arac ZXS abusa do design moderno e da tecnologia (Foto: Divulgação)

Exemplo disso é o conjunto de sensores previstos no projeto de Mako Petrovic. Batizado de Safe Drive System, o sistema monitora, em tempo real, a velocidade da motocicleta e a distância da moto em relação aos carros ao seu redor. Quando detecta situações de risco, o Safe Drive System reduz a velocidade para evitar acidentes. O piloto interessado numa condução mais esportiva pode, se quiser, desligar o sistema.

Outro detalhe interessante presente no projeto é a lanterna dianteira, montada no guidão. Mako Petrovic projetou um sistema de iluminação que tira partido de lâminas de vidro, que emitem um feixe de luz branco, brilhante e direcional a partir da direção para a qual o motociclista aponta o guidão.

Supermoto conceitual tem sistema para evitar acidentes (Foto: Divulgação)Supermoto conceitual tem sistema para evitar acidentes (Foto: Divulgação)

Apesar dos detalhes tecnológicos, Mako não especificou questões como motorização e materiais da moto. Pelas imagens, no entanto, é possível advinhar um motor de dois cilindros em V. Pelo tamanho, provavelmente, trata-se de um motor de mil cilindradas. Apenas um conceito, não há previsão e nem garantias de que, um dia, a Arac ZXS ganhe as ruas e estradas.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Alvino
    2012-12-18T15:04:19

    Pode fabricar que vai ser a mais vendida visual agressivo e inovador no brasil vai explodir de vendas conceito totalmente dentro da realidade de uso NOTA 10!!!

  • Milton Silva
    2012-11-21T21:28:54

    eu tenho uma dessa, é muito irado. esse domingo estarei de role na rodovia dos bandeirantes com amigos.

  • Eliana Nascimento
    2012-11-21T14:31:01

    Gostei!!

  • Peter Schoel
    2012-11-21T14:29:40

    No papel é fácil, quero ver fazer...

  • Valério Vito
    2012-11-21T14:25:18

    mas um conceito furado...

  • Hugo Dias
    2012-11-21T14:10:08

    tem só preta? se tiver quero 2

  • Genival Junior
    2012-11-21T13:41:20

    eu acho que vou compra uma dessa. quanto custa mesmo?

  • Fernando Gomes
    2012-11-21T13:29:19

    TRANSFORMERS????

  • Clelia Ramos
    2012-11-21T12:42:12

    Design e motorização baseados na Buell XB..

  • Weverton Martins
    2012-11-21T11:47:13

    Moto do homen de ferro.

  • Gustavo Emerich
    2012-11-21T17:55:06

    Prefiro a minha moto conceito que eu criei que tem lança mísseis e asas retráteis para vôo

  • Du Hertel
    2012-11-21T15:10:42

    NO CASO O CRIADOR FEZ UMA COPIA...ASSIM FICA FACIL

  • Diego Barbosa
    2012-11-21T11:39:08

    A moto é linda, caramba!!! Pena que aqui no Brasil só no dia de São Nunca!!!

  • Alessandro Quintanilha
    2012-11-21T11:33:42

    Linda demais, se esse sistema de sensores funcionar então.. Podem lançar no mercado NOW!

  • Rodrigo Nascimento
    2012-11-21T22:25:30  

    Além do mais Felipe garrett, ela não tem nada de Italiana muito menos Japonês, é um puro sangue americano. Ela nada mais é que uma modificação de um dos projetos mais incríveis criado até hoje no mundo das duas rodas. Marca: BUELL, como já dito pelo Du Hertel. Estude menino...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nascimento
      2012-11-21T22:25:30  

      só que muito mais bonita !

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nascimento
      2012-11-21T22:25:30  

      OBS: a moto z1000 ....se parece com outras motos tmbm , ñ quer dizer que a z1000 foi a primeira com esse design !

  • Pablo Coelho
    2012-11-21T21:53:16  

    Eu arrumaria varias namoradas com uma dessa...srsrsrrs

    recentes

    populares

    • Pablo Coelho
      2012-11-21T21:53:16  

      Só vc ??? kkkkkkkkkk

  • Carlos Neto
    2012-11-21T15:44:58  

    Ta copiando minha moto z1000

    recentes

    populares

    • Carlos Neto
      2012-11-21T15:44:58  

      Carlos, concordo com vc. Parece muito com a nossa Zeta.

  • Du Hertel
    2012-11-21T15:07:00  

    FELIPPE, VC JA OUVIU FALAR EM BUELL? SE NÂO PROCURE SE INFORMAR ,POIS ESSA MOTO NADA MAIS É QUE UMA BUELL COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES

    recentes

    populares

    • Du Hertel