14/11/2012 14h05 - Atualizado em 28/02/2014 12h42

Fotógrafo perde prêmio de R$ 30 mil por usar Photoshop em concurso

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O National Theatre de Londres começou, nesta segunda (12), a exibir a exposição Landscape, que reúne as cem melhores fotografias do concurso “Fotógrafo de Paisagem do Ano”, realizada em 2011. Mas apesar da beleza das paisagens retratadas, o que vem causando maior repercussão na mostra é a desclassificação do primeiro colocado, o fotógrafo britânico David Byrne. Ele abusou do Photoshop em sua fotografia, denominada ”Barcos de Lindisfarne”, o que estava proibido pelas regras da competição.

Barcos de Lindisfarne, foto desclassificada pelo uso de Photoshop (Foto: Reprodução/David Byrne)Barcos de Lindisfarne, foto desclassificada pelo uso de Photoshop (Foto: Reprodução/David Byrne)

A denúncia sobre as alterações indevidas na fotografia ganhou força na Internet, sobretudo em blogs de fotógrafos. As principais acusações diziam respeito à posição das sombras dos barcos em relação ao sol e à ausência de vegetação em algumas partes.

O fundador da premiação, o aclamado fotógrafo de paisagens da Grã Bretanha Charlie Waite, declarou que o erro do profissional aconteceu por ele não ter lido as normas. “Ele não quis enganar os jurados”, afirmou.

Nova vencedora do concurso, Condenados retrata conjunto habitacional (Foto: Reprodução/Simon Butterworth)Nova vencedora do concurso, Condenados retrata
conjunto habitacional (Foto: Reprodução/
Simon Butterworth)

Os organizadores informaram que as especificações da câmera usada, entregues aos jurados, atendiam aos requisitos. Mas após exames e conversas com o autor, foi constatado o uso do editor de imagens, vetado para a categoria “Classic View”, na qual Byrne se inscreveu. As edições teriam sido aceitas em “Your View”, uma das outras dez classes da disputa.

Na ocasião da vitória, Byrne disse que não esperava conseguir esse resultado, e que chegar à final já havia sido brilhante. Com a sua desclassificação, o prêmio, de cerca de R$ 30 mil, foi para o segundo colocado, Simon Butterworth. A fotografia vencedora chama-se “Condenados” e retrata um antigo conjunto habitacional em Glasgow, Escócia. Apesar da mudança no desfecho do concurso, o livro com as melhores fotos ainda traz a do antigo ganhador. A exposição fica em cartaz até 12 de janeiro de 2013.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares