26/11/2012 17h26 - Atualizado em 17/04/2013 11h30

Google fora do ar? Veja alternativas para diversos serviços da internet

Pedro Cardoso
por
Da redação

Ainda sem explicação, os vários serviços do Google sairam do ar na tarde desta segunda-feira (26). Para que nenhum usuário fique sem usar a internet, o TechTudo listou as alternativas viáveis para cada uma das ferramentas mais populares, para serem usadas tanto no desktop, quanto em smartphones e tablets.

Serviços de buscas

Para achar algum site ou imagem na internet, os serviços do Yahoo e do Bing, da Microsoft, são as alternativas mais lembradas pelos usuários. Ambos têm sites localizados para a realidade brasileira e podem oferecer resultados apenas com as páginas em português.

Ícones no canto inferior esquerdo, além de outros elementos da página, ficaram maiores para interações em telas touch (Foto: Reprodução)Bing, o buscador da Microsoft (Foto: Reprodução)

Webmail

Recentemente, a Microsoft transformou o Hotmail e integrou-o à marca Outlook, além disso, trocou toda a sua interface para se adequar a nova proposta iniciada pelo Windows Phone 7 e acompanhada pelo Windows 8, e deixou o produto mais leve e rápido de ser usado. Por tudo isso, tornou-se uma alternativa enquanto o Gmail estiver fora do ar.

Painel de visualização de mensagens do Outlook.com (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga) (Foto: Painel de visualização de mensagens do Outlook.com (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga))Painel de visualização de mensagens do Outlook.com (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)

Edição de documentos e HD virtual

Enquanto o Google Drive está fora do ar, uma alternativa viável para o serviço é o Skydrive, também da Microsoft. Lá, além de conseguir armazenar qualquer tipo de arquivo, o usuário pode fazer edições simples de documentos. Caso você queira apenas um lugar para guardar os documentos que estão no seu computador, o DropBox é uma das melhores alternativas, por ter aplicativos para todas as plataformas conhecidas de computadores e celulares.

Mapas e Geolocalização

Um grande concorrente ao Google Maps é o Nokia Maps, que pode ser usado no celular ou no desktop via qualquer navegador. Além disso, a Microsoft também apresenta a sua alternativa com Bing Maps. Infelizmente, os concorrentes pecam por não ter uma ferramenta similar ao Google Street View.

Nokia Maps (Foto: TechTudo)Nokia Maps (Foto: TechTudo)

Site de vídeos

Sem o YouTube no ar, duas alternativas interessantes para publicar e assistir vídeos na internet é o Vimeo e o DailyMotion. Infelizmente, apenas o DailyMotion existe também em português, enquanto o Vimeo só é encontrado em inglês e espanhol. Porém, as interfaces são similares ao famoso site do Google e os usuários não terão dificuldade para encontrar e assistir seus vídeos preferidos.

Nova página de vídeos do Vimeo (Foto: Divulgação)Nova página de vídeos do Vimeo (Foto: Divulgação)

Se você tem alguma ferramenta alternativa interessante, ajude-nos colocando sua dica nos comentários. Caso tenha alguma dúvida sobre algum desses serviços, pergunte no Fórum TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Hamilton Bento
    2012-11-27T14:34:46

    temos mais é que usar diversos serviços de diferentes sites/empresas, para assim, existir competitividade e possuirmos algo cada vez melhor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Moreira
    2012-11-27T06:40:53

    Tanto Microsoft como a Google, são empresas grandiosas que prestam serviços de alta qualidade. Quem ganha com essa concorrência somos nós usuários, que temos sempre opções de alta qualidade. Particularmente, prefiro o Outlook da Microsoft e o Skydrive (serviço pioneiro que a empresa oferece há muitos anos antes do Google Drive). Em contrapartida realizo buscas pelo Google, uso o Google Maps, etc... Ambas empresas não as únicas, mas sim as melhores opções no momento, particularmente penso que "fanáticos" por uma ou outra, só prejudica o nível de exigência dos serviços prestados.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yuri Bezerra
    2012-11-27T02:22:44

    E pra quem usa dns do google? Aki em casa caiu tudo... Passei uns 30min sem net, só descobri o que era depois q voltou kkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valdemar Ferreira
    2012-11-27T00:01:12

    Nem consegui acessar o orkut! kkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleber Leite
    2012-11-26T21:36:44

    NUNCA!, Google! Google! Google!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Santos
    2012-11-26T21:17:21

    ruim com ele, mais muito muito pior sem ele

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Max Zecolvick
    2012-11-26T20:14:30

    Isso acontece, nenhuma serviço na internet é 100% uptime. Empresa que prometer isso está mentindo. Só MS chega perto do google. Sao muito grande.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ramir Pereira
    2012-11-26T20:02:49

    Quando eu quiser uma alternativa procuro no Google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jacson Pacheco
    2012-11-26T19:24:33

    Foi otimo isso. Espero que aconteca muitas e muitas vezes. Temos que nos desprender destas manias, ta cheio de coisas interessantes na net e estamos sempre com as mesmas paginas abertas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Decarlo
    2012-11-26T20:06:37   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

    Isso foi bom acontecer pras pessoas verem que o Google É O MELHOR, e vão ser dependentes dele enquanto não houver uma alternativa à nível.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renan Decarlo
      2012-11-26T20:06:37   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

      E quem vai ficar no nivel do Google? E outra, pra que procurar algo que esta dando certo? Deixa o google tomar conta do mundo...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Santos
    2012-11-26T19:01:18   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

    quem fala mal do google não entende nada de computação, então deveria ficar calado, para não não passar por ridículo. Não é Daniela.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Santos
      2012-11-26T19:01:18   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

      oh não tô comprando briga de ninguem mais acho q a opinião dos outros tem q se levar em conta por isso meu amigo Joáo fica de boa ai e ve se erra a Dani certo abrçs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Edi Lopes
    2012-11-26T18:49:13   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

    B.I.N.G = But Is Not Google kkkkkkkkk. OS servicos da MS sao horriveis. Hotimal? putz, ate me da calafrios qdo pergunta pra alguem o email e e ele me dis Hormail. A MS tem melhorado muito nos ultimos anos. Mas a area de servico ainda tem que comer muito arroz e feijao para se comparar oas servicos do Google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edi Lopes
      2012-11-26T18:49:13   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

      Mas dentre todas as coisas que você citou, o que realmente dá calafrios é o seu português.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Edi Lopes
      2012-11-26T18:49:13   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

      Muito bom Renato ! Já usei o Gmail e achei muito confuso (nessa época já tinha hotmail) daí eu mudei para outlook... melhor coisa que eu já fiz !! e eu ainda uso o Opera, que tem integração com o email, muito melhor que o Chrome na minha opinião

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniela Toores
    2012-11-26T17:53:34   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

    Isso foi bom acontecer! E deveria acontecer mais outras inúmeras vezes para as pessoas se tocarem que a busca do Google está ficando péssima e que existem outros buscadores, como o Bing que muitas vezes estão apresentando resultados melhores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniela Toores
      2012-11-26T17:53:34   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

      Não tem, Google é sem dúvida o serviço mais usado no mundo. E quem precisa? Google não fica offline. O problema foi em empresas no Brasil =D

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniela Toores
      2012-11-26T17:53:34   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:23

      vocês acham que as pessoas querem o melhor ? sempre querem o que está na moda... não que eu critique elas, mas normalmente elas não buscam sobre outras alternativas pois a maioria não tem vontade de saber... Como vocês acham que a Apple vende muito ?! Mas o Google eu uso pois tem uma integração entre vários serviços, não só por causa da buscas dele, que na minha sincera opinião o Google deve melhorar essa parte de buscas. Deveria tentar inovar no design de como aparece elas, mais modos de buscar e ser mais simples. Já ouviram falar do Duckduckgo ? um serviço de buscas muito simples e bom !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniel Filho
    2012-11-26T20:01:56   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:22

    É impressao minha ou os serviços concorrentes sao mt melhores que os do google?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Filho
      2012-11-26T20:01:56   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:22

      Cleverson Luiz, por favor, me fale alguma empresa no nivel do Google hoje.. to aguardando ;)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Filho
      2012-11-26T20:01:56   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:22

      É impressão sua mesmo Daniel. rs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniela Toores
    2012-11-26T17:53:05   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:22

    Foi bom isso acontecer! E deveria acontecer mais outras inúmeras vezes para as pessoas se tocarem de que a busca do Google está ficando péssima e que existem outros buscadores, como o Bing que muitas vezes estão apresentando resultados melhores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniela Toores
      2012-11-26T17:53:05   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:22

      Cleverson Luiz, é a verdade.. google não fica offline..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniela Toores
      2012-11-26T17:53:05   , respondido respondido 2013-10-01T17:38:22

      vocês acham que as pessoas querem o melhor ? sempre querem o que está na moda... não que eu critique elas, mas normalmente elas não buscam sobre outras alternativas pois a maioria não tem vontade de saber... Como vocês acham que a Apple vende muito ?! Mas o Google eu uso pois tem uma integração entre vários serviços, não só por causa da buscas dele, que na minha sincera opinião o Google deve melhorar essa parte de buscas. Deveria tentar inovar no design de como aparece elas, mais modos de buscar e ser mais simples. Já ouviram falar do Duckduckgo ? um serviço de buscas muito simples e bom !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário