19/11/2012 06h30 - Atualizado em 19/11/2012 11h44

GTA Torcidas é um polêmico e ilegal mod que traz brigas entre organizadas

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Apesar de o foco estar nas novidades de GTA 5, um mod feito em 2009 por fãs de Grand Theft Auto San Andreas está causando muita polêmica. Chamado de GTA Torcidas, o jogo coloca torcidas organizadas do futebol brasileiro para se enfrentarem em batalhas violentas e sangrentas.

Torcida organizada do Fluminense se prepara para um combate (Foto: Divulgação)Torcida organizada do Palmeiras se prepara para um combate (Foto: Divulgação)

GTA Torcidas usa primeiramente um mod multiplayer online para GTA: San Andreas, permitindo que vários jogadores se conectem a ele como se fosse um MMO. As partidas são disputadas entre dois grupos de torcidas organizadas, representando times como Flamengo, Fluminense, Botafogo e Corinthians, brigando nas ruas e estádios.

O mod altera os modelos de GTA com vários elementos bem detalhados das torcidas organizadas. Isso inclui camisas de times, roupas com a marca dos clubes, bonés, tatuagens e outros acessórios, além de fornecer construções inteiras para personalizar o seu jogo.


Polêmica sobre incitar a violência

Apesar de GTA Torcidas já existir há algum tempo, desde 2009, recentemente uma reportagem no programa SporTV levantou uma certa polêmica sobre o jogo. A alegação seria de que ele incentiva a violência entre as torcidas organizadas, prática que ocorre frequentemente na vida real.

Confira a reportagem completa exibida pelo SporTV News.

Atualmente o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro considerou a possibilidade de abrir uma investigação sobre o jogo, mas ainda não há um parecer. O promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Marcelo Arsênio, comenta que é preciso saber qual a intenção dos criadores e se as torcidas organizadas estariam envolvidas.

Torcida Uniformizada do Palmeiras fica ao lado do time em má fase (Foto: Divulgação)Torcida uniformizada do Palmeiras fica ao lado do time em má fase (Foto: Divulgação)

As próprias torcidas organizadas se manifestaram dizendo não estarem coniventes e que não autorizaram o uso das marcas. Flávio Martins, vice-presidente da Young Flu, uma das torcidas organizadas do Fluminense, afirmou que era contra por acreditar que está incentivando realmente a violência entre torcidas.

Ponto de vista profissional

A psicóloga Andréa Calçada falou como esse tipo de jogo atrela uma resposta positiva a atos negativos, como bater em participantes da torcida adversária pode gerar pontos. Ela também menciona que isso não influenciaria todos os jovens, mas aqueles com problemas na estrutura familiar ou com tendências a distúrbios, podendo se tornar mais violentos seguindo esses ideais.

Os criadores do jogo

A equipe que cuida do GTA Torcidas se manifesta contra a violência, pregando a paz nos estádios, dizendo que o jogo se trata apenas de uma forma de diversão e não uma sugestão do que fazer nas ruas.

Império Alviverde do Coritiba enfrenta a torcida do Internacional (Foto: Divulgação)Império Alviverde do Coritiba enfrenta a torcida do Internacional (Foto: Divulgação)

Após a repercussão recente da reportagem, o título deverá remover todos os elementos que possam ter ligação com as torcidas organizadas, evitando assim maiores problemas judiciais, porém mantendo as ligações com os times.

Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Eduardo Silva
    2012-11-19T13:56:28   , respondido respondido 2013-10-30T10:23:18

    império comando ADSL, hahaha! so no GTA mesmo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2012-11-19T13:56:28   , respondido respondido 2013-10-30T10:23:18

      Derrr poodle frenética querendo aparecer

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leonardo Rocha
    2012-11-19T13:03:18

    Porque será que praticamente só tem imagens de torcedores palmeirenses ???? Toda torcida se envolve em confusão, mas não são a minoria da torcida. Essa Globo está cada dia pior, já deixei de assistir ao canal à muito tempo, logo estarei deixando de visitar o site!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elker Carmo
    2012-11-19T15:06:41

    quando vao entender nao é o jogo que muda a pessoa e a deixa violento!!mas é a cabeça das pessoas que sao fracas e sua criaçao com a familia!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Dantas
    2012-11-19T14:55:12

    Quem quiser jogar , e tiver o samp. O ip do serve é: 74.63.228.219:7777

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Silva
    2012-11-19T14:30:31

    Po 2° vez que vocês tentam derrubar a nossa diversão , vocês não tem o que fazer não? Passo 2 Meses em manutenção só modificando todo o jogo. Agora não é mais Torcida é " Equipe " Não tem nada haver com a vida real, mudo tudo, só pra vocês pararem com isso, mais ainda continuam, po onde isso vai parar? Deisha nossa diversão em PAZ !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael Fini
    2012-11-19T12:57:31

    Nada avé isso dai, se você jogar um jogo você vai se insentivar a fazer na vida real? Se você jogar Call Of Duty vou pegar uma arma e vou sair matando geral na rua? Deixe a nossa diversão cara, isso não afeta ninguém é apenas um Passa Tempo '-'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wellenthon Oliveira
    2012-11-19T16:13:30

    kkk sou contra torcida organizada e contra os baderneiros, mas isso não tem nada de mais, só porque eu faço coisas nos jogos que eu vou fazer igual na vida real, isso é pensamento de gente alienada,ilegal???Vamo perguntar, ALGUÉM JÁ BAIXOU MÚSICA NA INTERNET???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2012-11-19T16:07:22

    Muito velho, noticia antiga e nada polêmica, a unica polêmica está na audácia do autor em publicar tamanha vergonha. Se não sabe nada de jogos, por favor, mude de área, procure outro assunto ou se informe melhor rapaz que isso aqui ta feio²²²²²²²²²²²²²²²

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Marra
    2012-11-19T15:51:40

    Muito velho, noticia antiga e nada polêmica, a unica polêmica está na audácia do autor em publicar tamanha vergonha. Se não sabe nada de jogos, por favor, mude de área, procure outro assunto ou se informe melhor rapaz que isso aqui ta feio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Carvalho
    2012-11-19T16:16:42

    DALE FJG MANÉ .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Carvalho
    2012-11-19T15:59:32

    de novo isso ? poxa é só por diversão, e dos atos de ação social realizados pela t.o da gt voçês não mostram né ? [EDDR]GugaDRT[HLG]

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Rocha
    2012-11-19T13:04:07

    Corrigindo... Porque será que praticamente só tem imagens de torcedores palmeirenses ???? Toda torcida se envolve em confusão, mas são a minoria da torcida. Essa Globo está cada dia pior, já deixei de assistir ao canal à muito tempo, logo estarei deixando de visitar o site!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Silva
    2012-11-19T12:54:03

    Mais minha gente quem incentiva tudo isso é rede globo, tanta coisa acontecendo no mundo e eles colocam briga de torcida de video game, essa emissora e esse site da dó.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Simoes
    2012-11-19T17:25:22

    Eu saio matando todo mundo? Eu saio dando facada nos zoto? Se acha que eu vou dar tiro em qualquer um? intão pronto! Você joga pra ver como é que é? você num joga!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Patricio Barros
    2012-11-19T17:24:06

    a torcida bamor foi pegar os gambar que onda...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Junior Scheeren
    2012-11-19T16:55:13

    modificaram o jogo pra mostrar a realidade, nao é um incentivo a violência, é mostrar como é a vida real... afinal GTA é um jogo que mostra a vida cotidiana...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Franco Mônego
    2012-11-19T18:07:42

    hahahaha massa!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • THIAGO LARANGEIRA
    2012-11-19T17:50:35

    Esse jogo é legal sim, mas eu ainda prefiro o x v i d e o s. Quem também prefere dá uma joinha ae!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Pereira
    2012-11-19T17:21:31

    GLOBO , EMPRENSA SENSACIONALISTA QUE NÃO TEM O QUE FAZER!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Santos
    2012-11-19T17:19:18

    F.O.D.A

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diosef Cruz
    2012-11-19T14:03:45

    /watch?feature=fvwp&v=VVjts99cnw0&NR=1 VIDEO DOS DEFENSORES DO MOD

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Silva
    2012-11-19T13:55:47

    império comando ADSL, hahaha! só no GTA mesmo,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samuel Vilar
    2012-11-19T13:06:52

    Melhor que eles se matem e quebrem tudo no jogo e não na rua KKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danilo Rogerio
    2012-11-19T12:58:04

    meu nada ver tanto jogo de violencia no mundo, esse e apenas mais um. por exemplo no GTA msm vc rouba carros; alguem dps d jogar decidiu sair por ai roubando carros na rua??? eu nunka vi. as torcidas organizadas ja sao violentas o jogo pode ser culpado por isso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Friedirichs
    2012-11-19T18:26:26

    Eu chuto por cima que esse mod existe a mais de 5 anos...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário