Sistemas Operacionais

30/11/2012 13h55 - Atualizado em 25/02/2014 13h53

Instabilidade do WhatsApp cria deixa para golpistas no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Vários usuários brasileiros do WhatsApp, app de mensagens para smartphones, foram vítimas de uma farsa nesta última quinta-feira (29). Golpistas enviaram mensagens para diversas pessoas afirmando que o serviço passaria a ser cobrado e que, para evitar esta cobrança, seria preciso repassar o tal texto.

Usuários do WhatsApp foram vítima de mensagem falsa (Foto: Divulgação)Usuários do WhatsApp foram vítima de mensagem
falsa (Foto: Divulgação)

A mensagem, supostamente assinada pelo CEO da empresa, Jim Balsamic, dizia que o usuário teria que repassar o texto para pelo menos 18 pessoas de sua lista de contatos em até 47 horas. Caso isso não acontecesse, a pessoa teria a sua conta desativada e deveria pagar "25,00" (sem uma especificação da moeda) para reativar o serviço.

É possível enviar SMS sem custo? Usuários discutem no Fórum

O curioso é que o texto conta com diversos erros de português e sentenças sem sentido, como na frase “Se você não acredita em mim ver amanhã, 18, terminando o WhatsApp e tem que pagar para abri-lo, isso é por lei que esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários”.

Porém, como nesta quinta-feira o WhatsApp sofreu com muitas instabilidades na troca de mensagens entre os usuários, os golpistas se aproveitaram do problema. No texto que foi enviado eles colocaram a instabilidade como se fosse uma prova de que, realmente, as coisas iriam mudar a partir de agora.

“WhatsApp vai custar-nos dinheiro em breve. Para se tornar um usuário freqüente enviar esta mensagem para 10 pessoas (2 escalas) e seu logotipo WhatsApp deve virar vermelho para indicar um usuário freqüente. Desculpe, não tinha opção! E Confira agora está mostrando o status de cada contato individual: Status: erro …”, diz o texto.

Ainda não há posição oficial da empresa sobre os problemas de instabilidade do software, mas o texto é falso e não há nenhum risco de você ter que pagar para continuar a usar o serviço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dylan Nascimento
    2012-12-01T18:17:46

    HAHAHA, bem que eu estranhei quando vi o Erro lá nos Status ... E pois é, você esqueceu da taxa anual... VALE A PENA! Um dos melhores app que já vi pra Android :D

  • Caio Rodrigues
    2012-11-30T17:24:58  

    "não há nenhum risco de você ter que pagar para continuar a usar o serviço" Só esqueceu da anuidade, no valor de 1 dólar.

    recentes

    populares

    • Caio Rodrigues
      2012-11-30T17:24:58  

      Ivan Bilenky Acho que ele se enganou na parte da anuidade. Acho que o que ele quis dizer foi, sendo usuário iOS, teve que pagar 1 dólar para comprar o aplicativo.

    recentes

    populares

    • Caio Rodrigues
      2012-11-30T17:24:58  

      Você só paga 1 dolar no iOS, no Android e no Windows Phone é grátis. A Apple faz todos de trouxa e todos aceitam! =)