14/11/2012 09h03 - Atualizado em 14/11/2012 09h03

Jogos com avatares virtuais podem ajudar pessoas a perder peso, diz pesquisa

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Ter um avatar virtual em jogos ou comunidades online pode ser um incentivo a perder peso e levar uma vida mais saudável, de acordo com um estudo da Universidade de Missouri, Estados Unidos, publicado na revista Computers in Human Behavior. Segundo a professora Elizabeth Behm-Morawitz, o elo criado com o avatar pode fazer com que o usuário se esforce para chegar àquela forma e sentir-se melhor sobre si mesmo.

Professora Elizabeth mostra uso do virtual como incentivo real (Foto: MU News Bureau)Professora Elizabeth mostra uso do virtual como incentivo real (Foto: MU News Bureau)

Elizabeth é professora assistente de comunicação na faculdade de Artes e Ciências da universidade e conduziu o estudo entrevistando 279 usuários da comunidade virtual Second Life. As perguntas envolviam informações sobre seu comportamento online, relacionamentos virtuais, saúde offline, além de aparência e bem estar como um todo.

Ela concluiu que quanto maior a experiência online com um avatar, mais as pessoas sentem-se satisfeitas consigo mesmas offline. Ela levantou a hipótese que isso poderia levar a novos tratamentos para combater a obesidade e o preconceito. “Estou interessada em estudar como usar um avatar de uma raça ou etnia diferente pode aumentar a simpatia e diminuir o preconceito”, disse ela.

“A criação de um avatar permite a um indivíduo experimentar uma nova aparência e personalidade, com pouco risco ou esforço”, comentou. E concluiu: “O alter ego (avatar) pode então ter uma influência positiva na vida da pessoa. Por exemplo, pessoas procurando perder peso poderiam criar avatares mais magros para ajudá-las a visualizar a si mesmas, mais magras e saudáveis”.

Outro ponto interessante é que o estudo não achou efeitos negativos graves pelo excesso de presença virtual. Porém, a professora foi cautelosa ao mencionar que isso não significa que eles não existam e que é recomendada moderação.

O fenômeno estudado por Elizabeth foi visto recentemente no caso do canadense Marcus Dickinson, no site da rede CNN. Ele perdeu 20 kg e começou a fazer academia para ficar mais parecido com seu avatar virtual do jogo Eve Online.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via MU News Bureau

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Lima
    2012-11-14T10:33:40

    Pela foto, parece que essa professora não coloca em prática o próprio jogo que criou...