Sistemas Operacionais

21/11/2012 13h12 - Atualizado em 21/11/2012 13h16

Linux Mint 14 é lançado com Cinnamon, uma nova opção de interface

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Linux Mint chegou à versão 14, batizada de Nadia. Duas edições da distribuição estão disponíveis para download: MATE 1.4 e Cinnamon 1.6. A popular distribuição do sistema operacional adota um design elegante, que vem conquistando muitos usuários nos últimos anos. Quem escolher a versão com MATE, derivada do GNOME 2, aposta no visual mais rústico do Linux. Quem optar por Cinnamon, fica com o design mais trabalhado da interface.

Linux Mint 14 mantem qualidade para continuar disputando a preferência do usuário com o Ubuntu (Foto: Reprodução)Linux Mint 14 tem uma interface clean (Foto: Divulgação)

Um ponto de destaque do Linux Mint Cinnamon é a possibilidade de que os usuários criem suas áreas de trabalho sempre que desejarem. Além disso, as workspaces são persistentes, só o usuário pode decidir removê-las, e estão sempre disponíveis, mesmo depois que o computador é reiniciado, por exemplo.

Entre as novidades de sistema, o Mint traz um novo aplicativo batizado de Quick List. Nele, são listadas todas as aplicações em execução no sistema e todos as áreas de trabalho disponíveis na sessão. É um tipo de Gerenciador de Tarefas que fica o tempo todo acessível pelo usuário através de um ícone na bandeja inferior.

Outro recurso interessante é o Software Manager, que serve para gerenciar atualizações. De acordo com os desenvolvedores, o aplicativo foi revisto para evitar as falhas que causavam travamentos nas versões anteriores. Outros detalhes anunciados são a integração do aplicativo Nemo para navegar entre pastas e arquivos e diversos aprimoramentos de desempenho no Sound Applet, aplicativo de reprodução de mídia do Mint.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Linux Mint

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Relógio Puma
    2012-11-21T18:31:15

    Qual o site para download?

  • Roberto Alam
    2012-11-22T08:27:19  

    mais uma versao de linux ... eh por essas e outras q a microsoft sempre será soberana :(

    recentes

    populares

    • Roberto Alam
      2012-11-22T08:27:19  

      sério isso? KKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Roberto Alam
      2012-11-22T08:27:19  

      Amiguinho, nunca te falaram que quanto mais opção melhor?! Ou você gostava na época que só existia uma operadora de telefonia, uma operadora de sinal de TV?!

  • Jose Damasceno
    2012-11-21T18:30:37

    Em qual site eu baixo?