07/11/2012 08h55 - Atualizado em 07/11/2012 17h30

Marinha norte-americana desenvolve navio de guerra mais avançado do mundo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A marinha norte-americana encomendou o desenvolvimento daquele que pode ser, em poucos anos, o navio de guerra mais avançado do mundo. A nova classe de contratorpedeiros (destroyer no inglês), batizada de Zumwalt, terá a mais alta tecnologia desde o sistema de propulsão até desenho do casco dos navios. Passando, claro, pelo armamento.  O primeiro navio deverá ser entregue para testes e provas de mar em 2014. Espera-se que o navio seja incorporado ao efetivo da marinha norte-americana apenas em 2016.

Novo contratorpedeiro Zunwalt, ou DDG1000, deverá entrar em operação em 2016 (Foto: Reprodução) (Foto: Novo contratorpedeiro Zunwalt, ou DDG1000, deverá entrar em operação em 2016 (Foto: Reprodução))Novo contratorpedeiro Zumwalt, ou DDG1000, deverá entrar em operação em 2016 (Foto: Reprodução/Naval Technology)

O contrato inicial prevê a construção de três unidades: DDG 1000, 1001 e 1002, que quando entregues, deverão receber nomenclatura oficial. O projeto é encabeçado por um consórcio de grandes empresas do ramo da defesa e está alinhado com as novas doutrinas de estratégia militar naval concebidas pelos Estados Unidos com o fim da União Soviética. Nesse novo modelo, navios de guerra precisam oferecer a mesma desenvoltura em operações oceânicas e em ataques a alvos situados na costa do inimigo.

Para isso os navios da nova classe Zunwalt poderão disparar projéteis guiados por GPS com alcance de 160 km. Essa larga margem permite que o navio esteja próximo à costa e ofereça riscos às instalações do inimigo em terra. Os contratorpedeiros Zumwalt terão também 80 lançadores de mísseis e metralhadoras de 57 mm, capazes de disparar 220 projéteis por minuto.

O arsenal é impressionante, mas a tecnologia do navio vai mais além. O casco tem o aspecto triangular e cheio de ângulos retos para dificultar a ação dos radares inimigos: a superfície reta e com ângulos pode desviar com mais sucesso as irradiações dos dispositivos dos adversários.

Para evitar que submarinos o “enxerguem” facilmente no sonar, o Zumwalt terá propulsão elétrica extremamente silenciosa. Embora a energia do barco venha de turbinas a gás, são motores elétricos os responsáveis por mover a embarcação. A opção por motores elétricos elimina um grande número de engrenagens e eixos de transmissão, que em navios comuns, geram muito ruído, facilmente identificáveis pelos sonares dos submarinos.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Naval Technology

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Reis
    2012-11-08T07:51:56

    se houvesse uma guerra no brasil... sabe quem ia salvar agente ? as favelas do rio! kkkkkkkkkkkkk imagina os mano descendo um morro com AK47 de ouro dando tiro pra todo lado! ai eu queria ver os gringo passar aperto.. em compensaçao tb era so jogar uma bombinha atomica no morro do Dende e na Rocinha kkkkkkkkkkkkkkk.. ai cabou tudo !

  • Paulo Dornelles
    2012-11-07T09:37:55  

    Agora me respondam.. pra que?

    recentes

    populares

    • Paulo Dornelles
      2012-11-07T09:37:55  

      Pra dominar o mundo e escravizar os brasileiros..

    recentes

    populares

    • Paulo Dornelles
      2012-11-07T09:37:55  

      Eduardo Bigeli kkk rachei agora com seu comentario

  • MARCOS SOUSA
    2012-11-08T03:52:35  

    Se fossemos 10% patriotas como os americanos o Brasil era a maior potencia mundial, mas como brazuca vende ate a mae, nao da para se esperar muita coisa.

    recentes

    populares

    • MARCOS SOUSA
      2012-11-08T03:52:35  

      Venda a tua mãe, seu srd do inferno!

    recentes

    populares

    • MARCOS SOUSA
      2012-11-08T03:52:35  

      Claudio, tu ta vendendo a sua mae? como ta a carcaça dela? lataria nova?

  • Heberth Roberto
    2012-11-08T11:07:29  

    Lembro bem quando o saudoso candidato a Presidente ENÉIAS (PRONA) defendia que o Brasil deveria investir na pesquisa núclear com a finalidade de produzir armamento nuclear; tirando os militarres, o todos os brasileiros criticaram a idéia dele. A verdade é que as armas nucleares garantem a soberania de um país. alguém já viu os EUA se meterem com países que detem esse tipo de armamento? Por que os americanos nunca meteram o "bedelho" no conflito entre a Índia e o Paquistão, ou tenta invadir o Irã e a Coréia do Norte? Eles sabem onde pisam. rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Heberth Roberto
      2012-11-08T11:07:29  

      Rapaz vc é um fenômeno....quanta inteligência hein....

  • Marcos
    2012-11-07T17:33:51

    Bom se USA emprestasse esse navios para policia paulistana. EhEhEhEhe\emffkfkska

  • Guilherme Braga
    2012-11-07T09:54:42

    É muito $$$ gasto com besteira... basta um terrorista pegar outro aviãozinho... Acho que isso mostra que os caras estão vacilando novamente, estão esquecendo quem realmente é seu inimigo e como ele "trabalha"...

  • Junior Melo
    2012-11-07T09:46:33

    Agora me respondam.. pra que? pra ***** nenhuma.

  • Rosane Sophia
    2012-11-07T12:15:12

    Sérgio Araújo, nem pedir eles precisam mais. Já é deles. Se duvidar,em pouco tempo seremos literalmente escravizados.As maiores empresas norte-americanas, ou que possuem capital norte-americano já estão nos liderando.Entregamos a exploração dos nossos minérios, existem planos de entregar o petróleo, e nossas empresas de saneamento estão sendo cada vez mais sucateadas como estímulo a privatização(a água será deles).Em breve nem o direito de ir e vir de uma cidade p outra teremos, apenas se pagarmos o pedágio. E eles, ainda vão cobrar um absurdo p evitar que as pessoas saiam de suas cidades.

  • Ewerson Castelo
    2012-11-07T11:59:22  

    E o Brasil que tem um barquinho a vela com uma 38 na proa???

    recentes

    populares

    • Ewerson Castelo
      2012-11-07T11:59:22  

      boa comparação cara, mas tem tbem um bote a remo com com uma faca na proa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wagner Ferraz
    2012-11-07T11:16:14

    Se os nossos políticos não roubassem tanto, nós tambem poderiamos estar nesse nível, toda a grana que vai para o bolso desses safados é a diferença entre nós, ou seja a contabilidade errada é a nossa.

  • Carlos Cavalcanti
    2012-11-07T10:51:47  

    Eu gostaria de saber,como eles fazem a contabilidade, pois o que gastam no mundo afora com guerras, aja receita , tudo maquiado, um dia a casa cai...

    recentes

    populares

    • Carlos Cavalcanti
      2012-11-07T10:51:47  

      É simples, basta acrescentar alguns zeros e ta tudo certo...

  • Marcio Martins
    2012-11-07T10:48:50  

    Vcs ficam criticando mas fazem isso pq são brasileiros... É como vc falar para um cara pobre que ele tem que blindar o carro, contratar um segurança, etc... Já um cara rico não se vê sem nenhum desses artifícios... O Brasil é um pais inofensivo militar e economicamente para qualquer um. Os USA são invejados, são poderosos, são ricos, etc... Quer queira quer não qualquer decisão da ONU só tem validade militarmente falando se houver apoio americano. E os extremistas muçulmanos pintaram um alvo enorme no mapa onde fica a América. Eles tem sim motivos gigantescos para se armar e se defender.

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-11-07T10:48:50  

      Gol do Brasil...

  • Milton Silva
    2012-11-07T10:14:40

    QUEM TEM MAIS CHORA MENOS......TUDO CONTRA O COMUNISMO......

  • Jhefferson Silva
    2012-11-07T10:02:55

    Idiotice, tantas coisas boas para os caras inventarem e só pensam em guerra isso é o fim do mundo....

  • Eraldo Santos
    2012-11-07T13:05:56

    ....É , A GUERRA CONTINUA. SÓ VAI PARA QUANDO CONSEGUIREM DESCONGELAR TODA A CALOTA POLAR. ...É O FIM,...É O FIM DA RAÇA HUMANA NA TERRA.

  • Adilson
    2012-11-07T12:52:44

    Ainda bem que já comecei a jogar Battleship. Já to treinando todas as estratégias de guerra tanto na terra quanto no mar.

  • Arivaldo Salgado
    2012-11-07T12:50:26

    Quem pode, pode e o resto é resto!

  • Rosane Sophia
    2012-11-07T12:19:09  

    Sérgio Araújo, nem pedir eles precisam mais. Já é deles. Se duvidar,em pouco tempo seremos literalmente escravizados.As maiores empresas norte-americanas, ou que possuem capital norte-americano já estão nos liderando.Entregamos a exploração dos nossos minérios, existem planos de entregar o petróleo, e nossas empresas de saneamento estão sendo cada vez mais sucateadas como estímulo a privatização(a água será deles).Em breve nem o direito de ir e vir de uma cidade p outra teremos, apenas se pagarmos o pedágio. E eles, ainda vão cobrar um absurdo p evitar que as pessoas saiam de suas cidades.

    recentes

    populares

    • Rosane Sophia
      2012-11-07T12:19:09  

      A nossa Amazônia está tomada por eles tb. Vai o Brasil criar armas poderosas e grandes navios para vcs verem se não é iniciada de imediato uma guerra. Nós não podemos, ninguém pode investir em armamento para proteção da nação, somente eles.

  • Victor
    2012-11-07T11:56:32

    Se é motor eletrico e gas essa coisa nao vai muito longe deve ser só para proteger o litoral.

  • ARTUR CARRIJO
    2012-11-07T10:35:29  

    Agora preciso atualizar omeu batalha naval...

    recentes

    populares

    • ARTUR CARRIJO
      2012-11-07T10:35:29  

      kkkkkkkk

  • Guilherme
    2012-11-07T14:20:55

    PRA MIM ISSO AE É HACK

  • Júnin Leal
    2012-11-07T14:03:59

    É assim que conseguiremos a paz mundial?

  • Leonardo Pellosi
    2012-11-07T13:50:13

    Tudo mentira, deve ser algum novo game, tipo call of duty modern warfare 3

  • Felipe Peixoto
    2012-11-07T13:50:02  

    Tanta gente passando fome no mundo... ao invés de transformar água marinha em combustível pq não transforma água marinha em água potável para acabar com a sede no mundo... pq ao invés de gastar bilhões de $$$$ em armamento não fazem pesquisas para cura de cancer, HIV, e outras doenças... pra não usam esse dinheiro todo pra replantarem florestas... pq ao invés de armamentos não me dão um pouquinho, estou precisando pra pagar algumas contas... aqui no Brasil é LUZ, IPTU, ÁGUA, td caro e o povo rindo q vai ter Copa do Mundo de futebol!!! SOCORRO!!! ESTAMOS PERDIDOS!!!! BRASILEIRO COME COCO E RI!

    recentes

    populares

    • Felipe Peixoto
      2012-11-07T13:50:02  

      guerra dá dinheiro.

    recentes

    populares

    • Felipe Peixoto
      2012-11-07T13:50:02  

      verdade os EUA são uma potencia porque souberam explorar isso e nenhuma foi no território deles

  • Juliano Paiva