Celular

23/11/2012 08h45 - Atualizado em 23/11/2012 15h08

Medida contra xing-lings pode não afetar celulares importados

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Na semana passada a Anatel e as principais operadoras (Oi, Tim, Claro e Vivo) anunciaram que desejavam implantar, em 2013, um sistema nas centrais para restringir o uso de celulares não homologados, conhecidos como "xing-lings". No entanto, de acordo com o G1, a Agência Nacional de Telecomunicações quer repensar esta medida para que ela não bloqueie os aparelhos importados ainda não homologados, como o último smartphone do Google, Nexus 4.

Anatel estuda medidas para checar se aparelhos importados e não homologados serão bloqueados pelas operadoras (Foto: Reprodução/dilsonbarbosa)Anatel estuda medidas para checar se aparelhos
importados e não homologados serão bloqueados
pelas operadoras (Foto: Reprodução/dilsonbarbosa)

A proposta do sistema é acabar com o uso dos famosos "xing-lings", aparelhos sem padrões de qualidade aceitáveis e, por sua venda informal, não cobertos pelos diretos do consumidor. A regra, no entanto, atinge qualquer celular não homologado no Brasil, incluindo os smartphones importados, tal como os modelos mais novos da HTC e modelos ainda não lançados de empresas como LG, Sony e Samsung.

Em contato com a Anatel, o TechTudo perguntou se os estrangeiros que visitarem o Brasil com seus celulares não homologados poderão usá-los com números de operadoras brasileiras ou mesmo com seus números originais, de seus países de origem. "Só será permitido o uso de equipamentos homologados", resumiu a agência.

Tendo em vista os Jogos Olímpicos, em 2016, e a Copa do Mundo, em 2014, quando muitos usuários trarão seus aparelhos de fora, a agência então repensou a idéia e afirmou que antes de finalizar todas as medidas, o sistema de ativação de chips ainda passará por testes e coleta de informações.  “Quanto aos terminais adquiridos no exterior, sejam eles com ou sem uso, mas ainda não certificados no Brasil, estão sendo estudadas soluções alternativas, tendo em vista que o Brasil será sede de grandes eventos internacionais”, disse a agência.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Por isso, se você estiver pensando em comprar um aparelho no exterior, a Anatel alerta que o melhor é adquirir um modelo que já tenha sido homologado no Brasil. O iPhone 5 é um dos modelos que já foram aprovados, mas caso o usuário queria trazer um Nexus 4 ou um iPad 4 com 3G, por exemplo, é recomendável que aguardem a aprovação da agência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Evangelus Espolador
    2012-11-25T19:38:14

    As teles alegam que a baixa qualidade dos xingling dá muito trabalho a eles, por isso o bloqueio. Concordo. Mas isso vai virar uma salada mista, uma bagunça, que pode facilmente sair do controle. Vamos esperar e ver a situação dos turistas em visita ao país. Como muitas outras coisas no Brasil, isso pode não sair do papel, ou pior, não funcionar do jeito esperado e voltar tudo ao que era antes. Eu, particularmente, acredito nessa última.

  • Orang Ut
    2012-11-24T14:38:19

    A Anatel já está começando a ver a besteira que fez. Há dois supereventos para acontercer no Brasil e muitos de nossos hermanos trarão também os seus xing-ling. Portanto, nos próximos quatro anos não há o que fazer. Enquanto isso os xing-lig vão continuar. Sem mencionar que sempre tem algum experto esperto que conseguirá burlar o sistema. O negócio correto a fazer, é o que disse o José Dias: melhore-se a qualidade do serviço, abaixe-se o custo do equipamento oficial e o xing-ling vai para o saco. Mas a verdade é que, politicamente, isso não interessa.

  • Betinha Cunha
    2013-04-07T12:39:32

    Querem acabar com os celulares do Paraguai para depois aumentarem os preços dos nacionais. Esta historia já conheço..

  • Andre Calheiros
    2012-11-26T15:05:25

    Matéria tendenciosa, onde se torna claro a autopromoção do iPhone 5. Só que esqueceram de informar que tal aparelho mesmo homologado pela Anatel, sua tecnologia de funcionalidade 4g é INCOMPATÍVEL com a tecnologia 4g disponível no Brasil. Agora eu pergunto. Está mesmo a Anatel preocupada com os consumidores brasileiros ou apenas serve a interesses escusos de poderosos fabricantes e empresas de telefonia. Fica a questão, que também se aplica a essa matéria que de imparcial e informativa não tem nada.

  • Márcio Kiss
    2012-11-26T13:12:26

    Na verdade acredito que a maioria não entendeu. Homologar significa verificar se o aparelho tem condições de ser utilizado no mercado. ( brasileiro no caso ) S3, Iphone etc.... Já são homologados, sejam nacionais ou internacionais ( a anatel aprovou o S3, iPhone e ponto final ) O problema são modelos novos que não chegaram no Brasil, como é sabido, demoram cerca de 6 meses para começar a ser vendido aqui. Então se vc se antecipa e compra fora, não irá funcionar aqui até que seja homologado.

  • Frederico Oliveira
    2012-11-26T11:13:27

    Seria muito mais facil a ANATEL criar uma lei impedido o ganho de 500% de lucro em cima de cada celular vendido , isso acabaria no hora com a compra e venda de qualquer xingling ...

  • Juliano Pires
    2012-11-24T10:27:52

    O que é importado, Caro, os Ricos com condição de viajar ou pagar uma fortuna num celular que a Anatel NÃO HOMOLOGOU PODE e os "xing-lings", que são baratos, que pobre com muito custo compram e que a Anatel NÃO HOMOLOGOU NÂO PODE? Ao invés de venderem o telefone no preço justo Iphone 5 US$ 200 ou R$ 400,00 no plano ou o Iphone 4S a US$100 ou R$ 200,00 no plano vendem a R$ 1400,00 no Plano. Está na hora do Brasil criar a lei de impostos sobre lucro abusivos e não barrar "xing-lings"!

  • Sylvio Pascolato
    2012-11-24T08:31:58

    Nao entendi! Mas os celulares homologados nao funcionam e tb nao possuem padrão de qualidade, então qual a diferença??? e outra... como sempre os xing-ling estão sempre na frente em tecnologia, tv, 2, 3, 4 chips, bluetooth, wi-fi, muito tempo depois que as grandes (empresas) começaram a lançar 2, 3 chips. e tem outra quem compra xing-ling sabe que nao é para durar, pois o preço compensa muito.

  • RONALDO PINTO
    2012-11-23T16:18:05

    Uma coisa eu sei. Não foi pensando no consumidor que as operadoras e a Anatel querem implantar essa lei.

  • Andrei Windsor
    2012-11-23T12:52:41

    o galaxy s3 funcionara?

  • Leandro Cavalcanti
    2012-11-23T12:35:18

    As empresas de celular eram para adotar um sistema unico de rede tipo todos já sairiam com homologações firmadas com paises credenciados no acordo ai sim esses xing-ling sairiam de vez da jogada.

  • Gerardo Neto
    2012-11-23T11:24:17

    Se não está homologado não deve poder mesmo! Porque tratar de modo difirente os telefones das gites multinacionais ou das chinesas? as Grandes Multis que homologuem seus celulares no Pais!

  • Jose Dias
    2012-11-23T11:30:18  

    PORQUE AS EMPRESAS DE TELEFONIA MOVEL AO INVES DE DE PREOCUPAREM EM BLOQUEAR CELULARES DA CHINA , NÃO SE PREOCUPAM PRIMEIRO EM OFERECER UM SERVIÇO DE QUALIDADE E EFICIENCIA AO CONSUMIDOR , TALVEZ AGINDO ASSIM VCS TERÃO MAIS CREDIBILIDADE JUNTO AOS SEUS CONSUMIDORES QUE COM CERTEZA PASSARIAM A ACREDITAR MAIS EM SEUS PRODUTOS E DARIAM PREFERENCIA A ESTAS EMPRESAS , POIS SEI POR MIM QUE ONDE SOU BEM TRATADO E RECEBO QUALIDADE PELO QUE PAGO , EU SOU CLIENTE ASSIDUO E FIEL , POIS O VELHO DITO POPULAR " E DANDO QUE SE RECEBE " ESTARIA EM PAUTA COM CERTEZA ! FICA A DICA !

    recentes

    populares

    • Jose Dias
      2012-11-23T11:30:18  

      Nada a acrescentar. É isso ai mesmo!

    recentes

    populares

    • Jose Dias
      2012-11-23T11:30:18  

      A cartada das operadoras é tirar da jogada os xing-ling pois existem muitos sobrecarregando a rede e com isso ganhar mais tempo para poder investir na rede isso é um teste.Se tirar os xing-ling e a rede ficar boa ?? entendeu ?? isso tudo é mais uma cartada só para não investir nas redes agora.

  • Pedro Rodrigues
    2012-11-23T11:24:53  

    "Tendo em vista os Jogos Olímpicos, em 2014, e a Copa do Mundo, em 2016" Está meio invertido isso dai. Outra coisa...ipad 4?!?!

    recentes

    populares

    • Pedro Rodrigues
      2012-11-23T11:24:53  

      ela pode ate ter errado a data dos jogos, mas vc é bem burrico em nao saber que o iPad 4 (um ipad 3 modificado) ja foi lançado bebe. corneta os outros mesmo!