Internet

23/11/2012 16h24 - Atualizado em 21/10/2013 09h31

Procon-SP alerta para segurança em compras online na 'Black Friday'

Gabriela Viana
por
Da redação

Pelo terceiro ano consecutivo, algumas lojas brasileiras participam da versão nacional da “Black Friday”, tradicional data americana em que algumas marcas oferecem altos descontos. No Brasil, como a maioria das ofertas ocorrem na Internet, a Fundação Procon-SP alertou que os consumidores devem ficar atentos às promoções, de modo a não caírem em "roubadas".

Você sabe o que é SSL? Leia no Techtudo tudo sobre essa tecnologia de conexão de Internet

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

PROCON-SP atenta para a segurança na hora de fazer compras online na 'Black Friday' (Foto: Reprodução/Blug!)Procon-SP atenta para a segurança na hora de fazer compras online na 'Black Friday' (Foto: Reprodução/Blug!)

De acordo com as dicas divulgadas pela fundação, quem resolver adquirir algum dos serviços ou produtos com descontos, deve pesquisar bem os valores cobrados pelas lojas. Somente no ano passado, duas lojas foram autuadas, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), por forjarem descontos. A ideia é aumentar o valor do produto e, na “Black Friday”, oferecer o valor original, dando a impressão de que a compra é vantajosa.

Também é importante estar atento às compras feitas por impulso. Segundo a nota divulgada pela fundação, a “tentação” em comprar algo que está muito mais barato que o usual, é uma das causas para o endividamento de muitos compradores. “Não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens dos quais não tem necessidade no momento, mas que aparecem na promoção como preço ‘tentador’. O valor pode se somar ao acúmulo de outras dívidas e tornar difícil o pagamento”.

Além disso, é primordial ler com atenção a Política de Privacidade das empresas, de modo a conhecer os reais compromissos dessas quanto ao armazenamento e manipulação dos dados pessoais do comprador. A fundação também alertou para que todo e qualquer documento que confirmem as compras feitas seja guardado. Esses comprovantes são fundamentais para exigir os direitos do consumidor, caso algo venha a dar errado com o recebimento da compra.

De acordo com Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação, quem adquire os produtos online precisa conhecer seus direitos. Segundo ele, a comercialização de serviços e produtos deve atender as normas do CDC. "Nas compras feitas pela Internet, o consumidor tem o prazo de sete dias do recebimento da mercadoria, para o arrependimento, ou seja, para poder cancelar o negócio, sem que qualquer valor lhe seja cobrado. Se o produto for entregue com defeito, a loja virtual tem 30 dias para solucionar o problema, caso contrário, o consumidor pode escolher entre receber uma mercadoria nova ou receber seu dinheiro de volta”, afirmou.

O Procon sugere ainda que os consumidores prefiram sites que ofereçam um Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) e que tenham bons programas antivírus instalados no computador, uma vez que esses eventos atraem a atenção de hackers. A fundação elaborou, em 2010, um guia completo sobre comércio eletrônico, com orientações básicas para os compradores realizarem transações mais seguras.

Alguma dúvida sobre compra e venda online? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Fundação PROCON-SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Augusto
    2014-11-18T16:52:55

    Nos Estados Unidos Black Friday, no Brasil Black Fraude, nas edições anteriores ouvir muitas irregularidades relação a falsos desconto desconto de todos os sites muitas reclamações, por isso as pessoas colocaram o nome de Black Fraude. Esse nomeação não foi à toa.

  • José Augusto
    2014-11-18T16:44:36

    Black Friday

  • Flavio C
    2012-11-24T00:56:09

    Black Fraude.

  • Reinaldo Roxo
    2012-11-23T23:09:33

    black friday a brasileira os precos aumentam e os trouxas compram, rssss

  • Luiza Medeiros
    2012-11-23T22:51:10

    Black friday à brasileira = metade do dobro

  • Antonio Corinto
    2012-11-23T19:54:05

    tava olhando no site, nao vi nada de promoçao manipulacao de preço para otarios pensar que é barato e comprar como guilherme falou black trouxa concordo com ele

  • Guilherme Reis
    2012-11-23T18:50:59

    Black Trouxa

  • André Almeida
    2012-11-23T17:26:38

    Black Fake

  • Juca Souza
    2012-11-23T19:47:45  

    Tem promoções sim..mas tem que saber pesquisar...tinha galaxy s2 lite por 500r$ em 10x sem juros..SSD por 100r$;;;Então quem chora é pq não soube pesquisar..ou pq não deu sorte mesmo..afinal promoção boa acaba rápido...meia dúzia compra e quem não conseguiu fica chorando falando que era BlackFake,,,BlackTrouxa

    recentes

    populares

    • Juca Souza
      2012-11-23T19:47:45  

      ou etou etedendo menos ou estou mais confuso com seu comentrio. Este black, tem que saber qual é a loja nao adianta sair pesquisndo, talvez tenha algumas promoções nada ver com cadastro do Black. ou nao é assim?