21/11/2012 11h05 - Atualizado em 21/11/2012 11h05

Projeto fotográfico American Girls mostra meninas e suas bonecas

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

A fotógrafa polonesa Ilona Szwarc notou algo diferente ao fotografar pessoas pelas ruas de Nova York: muitas meninas andavam vestidas exatamente como suas bonecas. As imagens que Ilona começou a produzir em 2008 transformaram-se em um projeto chamado American Girls (“Garotas Americanas”).

Ariane e Meridien (Foto: Reprodução/  Ilona Szwarc)Ariane e Meridien (Foto: Ilona Szwarc)

O título se refere não apenas ao nome da boneca, mas a uma representação das meninas dos Estados Unidos por meio dela. As bonecas American Girl começaram a ser fabricadas em 1986 e voltaram a ser uma febre no final dos anos 2000, quando a fotógrafa começou o projeto. A maior parte das fotos foi tirada em Nova York, mas Ilona chegou a fotografar em outras regiões do país.

Segundo ela, o design das bonecas incorpora valores da cultura ocidental contemporânea: “Elas foram feitas para ser um tipo de brinquedo anti-Barbie, modeladas a partir do corpo de uma criança de 9 anos. Além disso, cada boneca pode ser customizada para ficar parecida com sua dona. Embora, na verdade, todas sejam iguais, a American Girl oferece uma ilusão de escolha, e por isso de individualidade.”, contou ao site "FlavorWire".

A menina Amanda rodeada de "American Girls" (Foto: Reprodução/  Ilona Szwarc)A menina Amanda rodeada de American Girls (Foto: Ilona Szwarc)
Haley e sua boneca (Foto: Reprodução/ Ilona Szwarc)Haley e sua boneca (Foto: Ilona Szwarc)
A menina Rylan e sua boneca (Foto: Reprodução/ Ilona Szwarc)A menina Rylan e sua boneca (Foto: Ilona Szwarc)
Sophie brincando com sua boneca (Foto: Reprodução/ Ilona Szwarc)Sophie brincando com sua boneca (Foto: Ilona Szwarc)
Moleen e sua boneca (Foto: Reprodução/ Ilona Szwarc)Moleen e sua boneca (Foto: Ilona Szwarc)

Veja mais imagens do projeto American Girls.

Via FlavorWire

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares