05/11/2012 12h05 - Atualizado em 05/11/2012 12h05

Propulsão por plasma pode tornar o turismo espacial mais acessível

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Cientistas se uniram para criar a HyperV, uma empresa que promete lançar no mercado uma nova tecnologia de propulsão para naves espaciais. A ideia é que, usando o plasma e motores elétricos, naves espaciais pesem e custem menos, favorecendo o crescimento do turismo pelo espaço.

Gás aquecido é expulso a grande velocidade do motor, gerando propulsão mais barata para a nave (Foto: Reprodução)Gás aquecido gera propulsão mais barata para a
nave (Foto: Reprodução)

A ideia de um motor propulsionado por plasma é a seguinte: uma câmara aquece um gás específico, que depois é acelerado por um campo magnético. O processo expulsa o gás com grande velocidade, criando o empuxo responsável pelo movimento da nave. Embora pareça complexo, esse sistema tende a ser mais econômico e leve do que as atuais formas de propulsão usadas em missões espaciais.

Uma das indústrias de alta tecnologia que prometem crescer no século é o turismo espacial. O que vem segurando esse crescimento, no entanto, são os custos elevados e a razoável incerteza sobre a demanda dos passeios que podem facilmente atravessar a casa dos milhões de dólares.

Para que o turismo na estratosfera deslanche é necessário reduzir custos, e a equação combustível por peso é um dos grandes problemas relacionados com o preço de se enviar algumas toneladas de equipamentos e pessoas para o espaço. A HyperV é uma empresa financiada via colaboração dos internautas e não tem vínculo com nenhuma agência espacial.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares