Robótica

23/11/2012 09h59 - Atualizado em 23/11/2012 09h59

Robô da Disney faz malabarismo como seres humanos

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

O departamento de pesquisas da Disney desenvolveu um robô humanoide capaz de interagir com humanos, brincando de bola e até fazendo malabarismos. Nos parques temáticos geralmente não é possível manter contato com os robôs, mas essa nova plataforma, em fase de testes, poderá ser utilizada para entreter os visitantes. Ainda não há previsão para a sua estreia.

Os movimentos do robô se assemelham aos humanos (Foto: Reprodução)Os movimentos do robô se assemelham ao de humanos (Foto: Reprodução)

O novo robô consegue seguir a bola com os olhos, pegá-la com as mãos e jogá-la de volta. Se falha na tarefa, o robô demonstra seu descontentamento: olha para trás, balança a cabeça ou encolhe os ombros. Esses movimentos foram baseados nas reações espontâneas de pessoas que participaram dos testes da plataforma.

O robô é equipado com um sistema de câmeras externas para acompanhar as bolas e um algorítimo para prever onde e quando a bola irá cair. Ao aumentar a velocidade do ciclo de jogar e pegar a bola, foi possível trabalhar com mais duas bolas e o robô se mostrou capaz de fazer até malabarismos.

Veja abaixo os testes feitos com o robô:

 

Via Popsci

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samauri Steiner
    2012-11-23T17:43:56

    TERMINATOR é você???

  • Carlos
    2012-11-23T11:09:49

    e?

  • Guilherme Lotin
    2012-11-24T14:43:37  

    ARRUMA ESSE TITULO RIDICULO ! "Robô da Disney faz malabarismo como seres humanos". Quando eu li isso pensei que ele fazia malabarismo jogando seres humanos pra cima... Da licença né, esses editores de redação de vocês são muito ruins.

    recentes

    populares

    • Guilherme Lotin
      2012-11-24T14:43:37  

      Não tem nada para arrumar. Ele faz como seres humanos, e não com seres humanos. Ou seja, ele faz parecido. Não tem nada para consertar.