Robótica

14/11/2012 10h20 - Atualizado em 20/03/2013 08h55

Robô da Toyota pode dar assistência a pessoas com mobilidade reduzida

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

A Toyota anunciou a criação de um robô que realiza atividades simples do cotidiano com o objetivo de contribuir para a melhoria e manutenção da qualidade de vida tanto de idosos quanto de portadores de deficiência.

Robô realiza simples tarefas do cotidiano e é controlado por um tablet (Foto: Reprodução/Dvice)Robô realiza simples tarefas do cotidiano e é controlado por um tablet (Foto: Reprodução/Dvice)

O robô, batizado de HSR (do inglês Human Support Robot), tem a capacidade de realizar pequenas tarefas que podem ser complicadas para pessoas que apresentam mobilidade reduzida. A máquina consegue pegar objetos no chão e em cima de prateleiras e abrir cortinas, por exemplo.

O robô pode ser controlado a partir de um tablet. Dessa maneira, idosos e portadores de deficiência podem adquirir maior autonomia para realizar tarefas do cotidiano e, que muitas vezes, podem ser difíceis sem o auxílio de terceiros.

Mas não é apenas para tarefas doméstica que o robô poderá ser utilizado. Já está em estudo a possibilidade de desenvolver no HSR novas habilidades para uso hospitalar com o objetivo de tranformá-lo em um auxiliar de enfermagem, por exemplo.

Você pode conferir o HSR em ação no vídeo abaixo:

Via Dvice

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares