Robótica

21/11/2012 10h50 - Atualizado em 21/11/2012 11h39

Robô 'leitor' consegue digitalizar até 250 páginas por minuto

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Engenheiros japoneses do Ishikawa Oku Laboratory criaram um scanner especial, batizado de BFS Auto, que pode digitalizar com perfeição livros com uma velocidade de 250 páginas por minuto. O dispositivo pode ser utilizado para converter ao formato digital enormes volumes com grande facilidade e qualidade.

Robô digitaliza com grande velocidade e qualidade livros inteiros (Foto: Reprodução)Robô digitaliza com grande velocidade e qualidade livros inteiros (Foto: Divulgação)

O aparelho é perfeitamente desenvolvido para digitalizar páginas de livros. Ao capturar uma página, a máquina gera duas imagens de alta resolução (400 pontos por polegada), que depois são automaticamente unidas para criar um resultado final sem a deformação comum do papel encadernado. Quem já tentou gerar imagens num scanner, ou mesmo xerocar, um livro grande sabe que, perto da margem interna, a imagem tende a ficar dobrada por conta da colagem do papel.

O aparelho funciona com duas câmeras, um suporte, iluminação especial e uma interface simples de controle, que permite ao usuário adaptar as condições de operação do BFS Auto às especificidades dos diferentes tipos e tamanhos de livros.

O processo é totalmente automatizado. O operador só precisa colocar o livro no suporte e ligar a máquina. Em aproximadamente um minuto, o robô digitaliza um romance de tamanho normal, por exemplo. A expectativa dos criadores do dispositivo é que ele esteja comercialmente disponível já em 2013.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares