07/11/2012 12h34 - Atualizado em 07/11/2012 12h48

Veja quais são os 10 navegadores mais rápidos para Windows e Mac

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A empresa especializada em avaliação de programas, Relic, divulgou, nesta semana, uma nova pesquisa sobre o desempenho dos navegadores de Internet para computadores e dispositivos móveis. O relatório revelou os 10 browsers mais rápidos em quatro categorias: Windows, Mac, computadores e dispositivos móveis.

Gráfico mostra os navegadores mais rápidos em cada plataforma (Foto: Reprodução)Gráfico mostra os navegadores mais rápidos em cada plataforma (Foto: Reprodução)

Além do Google Chrome para Linux, melhor entre os PCs, e o BlackBerry, vencedor no ramo dos smartphones, quem se destacou foi o Internet Explorer 10, considerado o mais rápido para Windows e um Top 10 no geral. A novidade agrada a Microsoft, que sempre recebeu críticas por conta da lentidão do navegador.

No Windows, quem leva a melhor é o Internet Explorer 10, seguido do IE 9 e do Firefox 15. Logo depois, vem Safari 5, Chrome 21, Opera 12, Chrome 18, Chrome 16, Chrome 17 e Chrome 22. Panorama bem diferente do que acontece no Mac, no qual o grande líder é o Chrome 19. Em segundo lugar, aparece o Chrome 21, em terceiro fica o Chrome 22 e depois completam o Top 10 o Chrome 20, Chrome 18, Firefox 15, Chrome 16, Firefox 13, Firefox 8 e Firefox 16.

A pesquisa não foi feita somente entre sistemas operacionais. O relatório calculou ainda a velocidade de reação dos navegadores em laptops/desktops e plataformas móveis. Para quem utiliza computadores, uma surpresa: o Linux Chrome 19 é o líder. Depois, vem uma série de Chromes para Mac: o 19, o 21, o 22, o 20 e o 18. Completam o ranking o Firefox 15 para Mac, o Internet Explorer 10 para Windows, o Mac Chrome 16 e o Mac Firefox 13.

Ou seja, é possível constatar um detalhe um tanto quanto curioso: há apenas um dos browsers neste Top 10 que é do Windows, o Internet Explorer 10. Este número prova, portanto, que a velocidade dos navegadores do Mac pode ser considerada bem maior.

Entre os dispositivos móveis, vitória do BlackBerry. O browser da RIM é o mais rápido de longe se comparado com seus concorrentes. Depois, o Opera ganha destaque: as versões 5.1, 4.4, 5, 4.2, 6, 4.3, 6.1 e 6.5 do navegador móvel ocupam os postos entre o segundo e o nono lugares, com o Windows Phone Internet Explorer 9 fechando a lista em décimo lugar.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via TechCrunch

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Pedro Augusto
    2014-12-17T23:08:26

    Dos que foram testados eu uso o Chrome, mas como segundo navegador. Desde que descobri o PSafe Internet, que já me facilita porque vem com um bloqueador de propagandas instalado, eu dou preferência a este, que é bem bonito visualmente também.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Barboza
    2012-11-07T19:01:13   , respondido respondido 2014-10-31T21:29:34

    Perai, não entendi qual é o melhor para o Mac

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Barboza
      2012-11-07T19:01:13   , respondido respondido 2014-10-31T21:29:34

      Chrome 19. Está escrito na matéria.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Barboza
      2012-11-07T19:01:13   , respondido respondido 2014-10-31T21:29:34

      KKK

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jalleffy Barros
    2014-06-21T11:47:40

    Eu tenho o SPARK e ele é perfeito

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicollas Peres
    2014-02-08T23:43:42

    Só pra complementar, O SPARK é incrível

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicollas Peres
    2014-02-08T23:42:00

    Tem vários outros melhores : Blackbird, Superbird (pra mim é o mais rápido), Opera, Maxthon e o Xenode. Testem algum deles e me falem o resultado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Glaucia Feliciano
    2014-01-22T13:51:04

    Eu acho que o navegador mais rápido é o Spark. Além de ser leve, tem uns recursos que agilizam a navegação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Oliver Schultes
    2012-11-07T16:44:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:51:36

    As pessoas que fizeram estes teste deviam estar maconhados para dizerem que IE é melhor que Chrome.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Oliver Schultes
      2012-11-07T16:44:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:51:36

      Win 8 e IE10, é certeza que ele ganharia... que coisa mais obvia....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Oliver Schultes
      2012-11-07T16:44:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:51:36

      Oliver, abra a mente. O IE 10 (obviamente no windows 8) é disparado mais rápido que o Chrome. Veja isso na prática.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Mendonça
    2012-11-07T20:02:28   , respondido respondido 2013-10-30T10:51:33

    Haha, tenho Windows Phone e uso o IE9 e é realmente ótimo... E no PC o Chrome... ;D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Matheus Mendonça
      2012-11-07T20:02:28   , respondido respondido 2013-10-30T10:51:33

      pois é, o IE do Windows Phone pra mim é ótimo...vou testar o Opera pra v se é BÃO MEMO XD

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Samauri Steiner
    2012-11-07T17:02:56

    IE melhor que Chrome??? WTF???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vitor Melo
    2012-11-07T16:48:19

    Tem algo de errado nessa pesquisa!!!!!!!!!!!!! ¬¬

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Santos
    2012-11-07T16:46:42

    Reportagem confusa, podia ter sido mostrado de forma mais didática.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Ferreira
    2012-11-07T17:07:55

    Eu uso o Chrome 21, ainda não usei o IE 10 pra saber se é melhor!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Lopes
    2012-11-07T17:04:36

    É muito difícil acreditar que o Firefox e o IE são mais rápidos do que o Chrome no Windows.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dani Nakamura
    2012-11-07T18:12:19

    IE10 é muito rápido mesmo, mas o Chrome no meu Vaio rodando Archlinux põe todos no chinelo, eu já sabia! ;D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Teixeira
    2012-11-07T17:08:44

    Realmente Internet Explorer 10 da um banho bem dado no Chrome!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Mendes
    2012-11-07T16:09:04

    O google chrome na minha opinião é o melhor em todos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Castro
    2012-11-07T23:20:39

    I.E 10 no W8 é muito rápido...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sérgio Siqueira
    2012-11-07T18:25:37

    Do fundo do meu coração: espero que o IE 10 seja melhor e todos que usam IE atualizem pro 10, assim fica de boa meu trabalho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Tressmann
    2013-07-05T18:49:31

    >>>>>>>>vei o melhor eo opera<<<<<<<<<<

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Patiff
    2012-11-08T00:01:34

    Pessoal, sempre fui fã de carteirinha do Google Chrome, na verdade ainda sou, mas desde que migrei para Windows 8 só usei o Internet Explorer 10 na interface metro e confesso que fiquei encantado com o navegador! Além de ser absurdamente rápido ele é muito gostoso de navegar. Não tem nada a ver com o Explorer que conhecia... Por ter parado de usar o Chrome, desinstalei ele e hoje só uso o IE10. Nunca pensei que voltaria a usar o mal falado Explorer, mas agora tenho que dar o braço a torcer. No trabalho (W7), uso Opera, Firefox, Chrome e Safari porque não tem Explorer 10. Pesquisa verdadeira!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Santos
    2013-07-14T08:53:31

    É interessante, navego todo dia e o dia todo, e não encontrei nenhum navegador melhor do que o SPARK e o AVANT. Não tem firefox, internet explorer, opera que chegue nem perto destes dois navegadores. CONFIRAM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruna Sousa
    2013-07-11T17:06:33

    Gosto do Spark Browser, que é um navegador fácil de usar e super leve. è muito bom especialmente para quem usa bastante redes sociais como facebook e youtube, inclusive dá para baixar vídeos diretamente do youtube no navegador. Fica a dica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário