04/12/2012 09h54 - Atualizado em 04/12/2012 09h54

Aplicativo recria as péssimas imagens das câmeras de celulares antigos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Pixel Heritage é um aplicativo para Windows Phone que faz exatamente o contrário do esperado para câmeras fotográficas atuais: ele reduz a qualidade da foto. A ideia das criadoras do app é simular os resultados ruins obtidos com as câmeras dos antigos celulares Nokia, em uma espécie de nostalgia precoce dos anos 2000.

Foto de baixa qualidade tirada em um antigo Nokia  (Foto: Reprodução)Foto de baixa qualidade tirada em um antigo
Nokia (Foto: Reprodução)

O app consiste em uma coleção de nove filtros, cada um imitando um modelo de aparelho, que “danificam” a imagem original. O usuário pode, por exemplo, aumentar o ruído, adicionar pixels mortos, colocar poeira e névoa, fazendo com que as fotos fiquem idênticas às tiradas dez anos atrás.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Fabricantes do aplicativo, Magdalena Drozdowska e Mateusz Ksiazek explicam a origem do conceito: “O mercado está cheio de aplicativos que se referem a fotografia retrô, mas a maioria dos usuários de smartphone são muitos jovens para se lembrar disso. Faz 10 anos desde que o primeiro Nokia com câmera embutida foi lançado. Esses foram anos muito dinâmicos para a fotografia móvel. Pixel Heritage presta homenagem aos pioneiros, mas de forma muito divertida.”

Apesar do seu perfil retrô, o Pixel Heritage tem algumas características atuais, como a possibilidade de compartilhar fotos no Facebook. O programa pode ser baixado gratuitamente no TechTudo Downloads!

Via Pop Photo e WPApp Info

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wellington Borba
    2012-12-04T10:49:56

    Se quiser um celular vagabundinho assim é só comprar um bom de queda por 100 reais. Pronto.