Jogos de luta

30/12/2012 09h30 - Atualizado em 30/12/2012 09h30

Art of Fighting e World Heroes são alguns dos clones de Street fighter

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Tudo o que faz sucesso vira alvo de cópias, e com a série Street Fighter nos games não foi diferente. Devemos admitir que, felizmente, algumas cópias (ou “inspirações”) se saíram muito bem e conseguiram criar jogos até que divertidos. Mas nem todos tiveram a mesma sorte. O TechTudo montou uma lista com alguns dos games mais famosos inspirados na famosa série de jogos de luta da Capcom.

Street Fighter inspirou diversos jogos de luta (Foto: Divulgação)Street Fighter inspirou diversos jogos de luta (Foto: Divulgação)

Art of Fighting

Art of Fighting, da produtora SNK, não é bem exatamente um clone de Street Fighter, mas tem diversos elementos em comum com a série da Capcom. Podemos dizer que o jogo pegou não só estilos de personagens emprestados, mas também de golpes. Felizmente, o jogo provou ter personalidade própria e soube inovar na medida certa, com sistemas e mecânicas de luta que adicionaram muito ao gênero.

Robert, de Art of Fighting, nos lembrava Ken (Foto: Divulgação)Robert, de Art of Fighting, nos lembrava Ken (Foto: Divulgação)

Uma das boas adições ao gênero foi a barra de “Spirit Gauge”, que diminui e aumenta conforme a luta, além de influenciar nos golpes dos lutadores. Por outro lado, na história, há semelhanças, a começar pela dupla de amigos que faz o papel central do jogo: Ryo Sakazai e Robert Garcia, um exímio e disciplinado lutador de artes marciais e um lutador com jeito de playboy, respectivamente. Alguém aí falou em Ryu e Ken?

World Heroes

Esse sim, um verdadeiro jogo inspirado e quase clonado de Street Fighter, seja por semelhanças gráficas ou por esquema de controles na hora das lutas. O jogo utilizava um esquema de botões bem parecido com o primeiro Street Fighter, com níveis de golpes fracos e fortes, além de especiais simples e ainda sem o uso de um sistema de combo bem desenvolvido.

World Heroes era clone, mas era divertido (Foto: Reprodução)World Heroes era clone, mas era divertido (Foto: Reprodução)

Mas engana-se quem pensa que World Heroes era apenas um plágio bobo e sem qualidade. O jogo era bem divertido e foi lançado em 1992, quando ainda não tínhamos tantas opções de games de luta como hoje. Sua produção foi feita pelo estúdios ADK com apoio da SNK, o que resultou uma jogabilidade sem muitos defeitos. Os personagens eram carismáticos e vinham de diversos países ao redor do globo. Opa, já vimos isso em algum lugar…

Karnov’s Revenge

Certo, chegamos a talvez o jogo mais polêmico da lista. Karnov’s Revenge, também conhecido como Fighter’s History, era tão clonado de Street Fighter que até mesmo a Capcom percebeu – e assim resolveu processar a produtora Data East pela cópia. Tudo era muito parecido, desde gráficos, personagens e até o nome secundário era bem similar ao game de Ryu e Ken. Mas há uma confusão nessa história que não foi explicada até hoje.

Opa, quem é aquele cara com faixa na cabeça em Karnov’s Revenge? (Foto: Reprodução)Opa, quem é aquele cara com faixa na cabeça em Karnov’s Revenge? (Foto: Reprodução)

Durante o processo da Capcom, a Data East se defendeu e informou que Karnov’s Revenge era, na verdade, uma nova versão de seu jogo chamado Karate Champ, lançado em 1984, antes mesmo do primeiro Street Fighter. A produtora alegava que o próprio Karate Champ foi um dos precurssores do gênero de luta e até mesmo inspirou a Capcom a criar Street Fighter. E aí, quem esta certo nessa história toda? Fica difícil engolir o lado da Data East, já que até as barras de energia eram bem similares ao jogo da concorrência.

Breakers Revenge

Lançado em 1996, Breakers Revenge é quase um Street Fighter Alpha modificado, com gráficos que lembram muito um animê japonês (da mesma forma que “Alpha”) e personagens com golpes bem similares. Não dá para falar que é 100% clone da série da Capcom, mas este jogo, produzido pela Visco e SNK, bebeu muito da fonte de Ryu e Ken.

Breakers Revenge tinha até uma lutadora que lembrava o Blanka (Foto: Reprodução)Breakers Revenge tinha até uma lutadora que lembrava o Blanka (Foto: Reprodução)

Além dos gráficos, jogabilidade estilos de luta, Breakers Revenge também poderia ser comparado a Street Fighter pela presença de personagens estranhos e excêntricos, entre eles uma mulher com aparência muitíssimo parecida com a de Blanka, além de um espadachim mascarado que só gemia durante as lutas, mas nos lembrava, e muito, o espanhol Vega (Balrog nas versões japonesas).

Kaiser Knuckle

Um outro bom exemplo de “lutadores mundiais que se reúnem para trocar tapas” é o game Kaiser Knuckle, da Taito, lançado em 1994 nos fliperamas. O jogo é altamente inspirado em Street Fighter e segue as mesmas “convenções” encontradas e estabelecidas pela série da Capcom, como elenco de nove lutadores, três rounds para vencer uma luta e por aí vai.

Esse golpe de Kaiser Knuckle não lembra a Chun-Li? (Foto: Reprodução)Esse golpe de Kaiser Knuckle não lembra a Chun-Li? (Foto: Reprodução)

O novo narra a história de um torneio conhecido como Kaiser Knuckle, onde o objetivo é eleger o “lutador mais forte do mundo”. Isso nos faz lembrar do mote daquele velho desenho animado de Street Fighter: “Nós vamos ao encontro do mais forte”. Além do estilo de luta parecido, o jogo também contava com um representante do Brasil, uma amazona, assim como o Blanka de Street Fighter.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elker Carmo
    2012-12-30T11:53:11

    NADAA VER ISSO AÍ

  • João Viana
    2012-12-30T11:22:25  

    Tudo na vida que é pioneiro e acerta lógico que servirá de inspiração. Pela lógica da reportagem então, qualquer game survivor é cópia de Resident Evil, jogos de tiro são cópias de Wolf ou Doom, futebol são cópias de fifa etc.

    recentes

    populares

    • João Viana
      2012-12-30T11:22:25  

      como já mencionado antes, Resident Evil veio na cola de Alone in the Dark ... e não criou estilo algum, apenas aprimorou um já existente.

    recentes

    populares

    • João Viana
      2012-12-30T11:22:25  

      Leonardo Sensui Nada a ver? Olha a movimentação, olhe a posição da arma, olha a troca de armas, olha os comandos, e olha a VISÃO. Nada a ver? Fala sério né?

  • Maicon Lima
    2012-12-30T10:55:36

    Latinoo!

  • Adan Scaramelo
    2012-12-30T14:34:53

    TUDO "LATINADO" (COPIADO) DO STREET FIGHTER. O LATINO FAZENDO HISTORIA NO PLAGIO DE COISAS...

  • Alan Salomão
    2013-01-02T12:43:29

    Alguns dessa lista foram "clones" mesmo: World Heroes (que não era tão divertido assim) e Fighter's History...Agora Art of Fighting era diferente: sim, ele tentou arrancar uma fatia do público de SF2 com algumas similaridades, mas a Spirit Gauge, os Taunts, a história bem mais envolvente do que a do SF2 fizeram o game se destacar...Alguns personagens do game (King, Lee, Ryo, Robert, Yuri, Takuma, Todo, Kasumi, Eiji) inclusive se destacaram ao ponto de aparecerem na série KOF e em crossovers tanto interno (NGBC) e externos (com a Capcom).

  • William
    2013-01-02T12:00:47

    Eu prefiro a SNK do que a CAPCOM em materia de jogos de Luta. KOF é melhor que Street Fighter até MK é melhor. (minha opnião)

  • Sergio Justo
    2013-01-01T20:19:26

    Uma outra curiosidade: No filme "First Blood" (O Último Dragão Branco), Van Damme joga Karate Champ com "Jackson", o outro americano. Ninguém tira da minha cabeça que o jogo Street Fighter 2, foi inspirado neste filme, basta ver a semelhança dos personagens que lembram, e muito, o Honda e o Dalshim. Mas a Konami, lançou um jogo em meados dos 80's que se chamava Ye Air Kung Fu, que alguns consideram o "pai de Street Fighter"!

  • Ricardo Oliveira
    2012-12-31T09:56:03

    Falta de assunto no período de festas é um problema sério...

  • Patrick Melo
    2012-12-31T09:51:20

    Xing Ling é o diploma do autor que escreveu o texto. Antes de Street Fighters, já havia outros jogos de lutas num formato bem rudimentar, como por exemplo Warrior. A Capcom teve competência em reformular o que já existia, só isso.

  • Gill Kazama
    2012-12-31T09:49:15

    O cara ainda coloca como título o termo da pirataria da china (xing-ling). Os jogos citados são de origem japonesa, foram concorrentes do Street Fighter. O jogo The King of Fighers reune alguns dos personagens dos jogos citados na materia. Daqui a pouco vai dizer que TKOF é "xing-ling" também. Ele deveria ir estudar um pouco sobre jogos pra poder postar algo.

  • Caio Biondo
    2012-12-31T09:33:17

    6 minutos perdidos na vida lendo isso.

  • Caio Biondo
    2012-12-31T09:32:42

    Matéria horrível.... esse cara so escreveu groselha.... mas vamo que vamo enquanto existir globo existirão bizarrices como essa "matéria"

  • Lawrence Teixeira
    2012-12-31T09:23:21

    Art of fighting clone de SFII? A vá, quem contratou esse cara pra escrever isso?

  • Joaquim José
    2012-12-31T02:33:50

    Pela lógica da matéria se é de luta, é clone de Street Fighter. Falta de assunto no feriadão dá nisso...

  • Willian Santos
    2012-12-31T02:22:08

    Na boa street fighter é uns dos jogos de luta que eu menos gosto( embora goste muito da historia), mais escrever uma coisa dessa... até eu que não jogo este e sou fã de jogo de luta, sei que a muita coisa errada nesta materia daqui a pouco vão dizer que VIRTUA "FIGHTER" tambem é uma copia do street fighter.

  • Edmar Feliciano
    2012-12-31T01:00:23

    Foi muita besteira escrita, realmente. Não são clones de SF, pois tem características distintas. Não se originaram de SF, senão seriam derivados de. É muita besteira escrita pra tão pouca argumentação. Os jogos da SNK não são nem de longe, clones dos jogos da Capcom, e nem do propriamente citado SF. Eu pediria que por favor, alguém que entendesse realmente, de jogos de luta, pudesse reescrever esse conteúdo. Obrigado.

  • Sider Killer
    2012-12-31T00:57:12

    me nego a ler tamanha besteira.

  • Alan Souza
    2012-12-31T00:46:30

    Namoral nada haver em terem copiado. São estilos diferentes.

  • Jean Mourão
    2012-12-31T00:00:38

    Viajaram bonito na maionese ao criarem esta matéria, cada um tinha sua característica própria, esqueceram de mencionar Killer Instinct e o melhor jogo da época Fatal Fury 2, com o SFII sendo lançado em 1991 e o FFII em 1992! saudades tb do grande maior de todos, o lendário MK, Mortal Kombaaat!!!

  • André Luiz
    2012-12-30T23:22:00

    Na verdade é o seguinte! Street Fighter 1 foi muito bom, mas o divisor de águas foi Street Fighter 2, ótimos gráficos e movimentos perfeitos. Quantos aos clones o melhor foi Fatal Fury seguido de Art of Fight, só muito depois veio Real Boat, King of Fighters, Samurai Shudown para chegar na mudança total, os jogos poligonais... ex: Virtual Fighter.

  • Luiz Machioli
    2012-12-30T20:57:56

    Péssima materia mesmo,mostrar classicos da SNK como clones da Capcom,onde estavam com a cabeça ao escrever isso ?Todos estes jogos citados na matéria são concorrentes pelo mercado da época em nada são "xing ling".Matéria mais SNK Hatter ever!

  • Jose Simoes
    2012-12-31T01:16:45

    É a mesma coisa que dizer que motal combat é clone do street fighter nada a ver.

  • Leonardo Leppaus
    2012-12-30T18:01:20

    eu sinceramente joguei muito street fighter super, mas gostava muito de samurai, e nao acho que esses jogos ai sao copias, se for por isso entao, qualquer jogo hoje lançado vai ser copia de algum jogo que ja foi lançado, essa materia é muito sem sentido, como muitas outras que a globo esta fazendo

  • Jailson Adriano
    2012-12-30T14:29:50

    jogos da SNK sao estupidamente melhores q os da capcom

  • Pablo Ros
    2012-12-30T15:39:38  

    Péssima máteria. Concordo plenamente com Jaílson, SNK atropelava a CAPCOM. Quem jogou Art Of Fight 2 e SAmurai Showdow 2 sabe do que estou falando.

    recentes

    populares

    • Pablo Ros
      2012-12-30T15:39:38  

      Atropelou tanto que ninguém mais fala nesses jogos, enquanto o Street Fighter II ST ainda hj é bastante jogado, inclusive em grandes campeonatos.

    recentes

    populares

    • Pablo Ros
      2012-12-30T15:39:38  

      Diego Araújo : Vc deve ser jogador de Playstation 2.. Samurai Shodown 2 foi praticamente um divisor de águas.. Só depois a Capcom veio com Street Fighter Alpha, e alguns repetecos.. SNK era e é a casa da luta!!