04/12/2012 12h17 - Atualizado em 04/12/2012 12h26

Motor de aviões revolucionário pode viabilizar velocidade de 3200 km/h

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Engenheiros britânicos criaram um motor para aeronaves que é classificado como a maior inovação em termos de propulsão aeronáutica desde a introdução das turbinas a jato nos anos 1950. O novo motor, desenvolvido pela Reaction Engines e conhecido como Sabre, refrigera ar de 1000 °C para – 150 °C em apenas um centésimo de segundo.

Motor poderia atingir velocidades altíssimas e levar aeronaves para a órbita terrestre (Foto: Reprodução)Motor poderia atingir velocidades altíssimas e levar aeronaves para a órbita terrestre (Foto: Reprodução)

O Sabre funciona com uma rede de tubos, que envolve diversas partes do motor da aeronave. No interior desses tubos, hélio condensado circula para refrigerar todo o conjunto. De resto, o motor da Reaction funciona como os jatos comuns na hora da decolagem, sugando oxigênio para gerar empuxo. Em altitudes maiores, onde o ar é rarefeito, o motor passa a queimar combustível e funciona como um foguete.

A solução criada pela Reaction Engines poderá ser aplicada nos projetos de turbinas atuais, permitindo que elas tenham uma capacidade de refrigeração muito maior. Hoje, o grande limitador em termos de velocidade de um avião a jato é o superaquecimento da turbina a partir de determinada faixa de velocidade. Com a tecnolgia Sabre, uma aeronave poderia atingir a velocidade de aproximadamente 3200 km/h, valor em que um motor comum derreteria. Nessa velocidade seria possível, por exemplo, chegar da Inglaterra à Austrália em apenas quatro horas.

Outra vantagem do motor é a possibilidade de ultrapassar o limite da atmosfera terrestre e levar a aeronave para a órbita do planeta. A expectativa da Reaction é vender a tecnologia Sabre para que ela seja aplicada em aviões de carreira.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • EDGARD JUNIOR
    2012-12-04T22:03:39  

    NA REALIDADE, O QUE PRECISAMOS MESMO, É VELOCIDADE EM TORNAR O MUNDO MAIS HUMANO, MENOS GUERRAS, MAIS SOLIDARIEDADE.

    recentes

    populares

    • EDGARD JUNIOR
      2012-12-04T22:03:39  

      Edgard parabéns pela colocação. Você tem toda razão. Parece que o sentimento de compaixão e amor pelo próximo não é tão importante, quanto a uma nova invenção que, nesse exemplo, beneficiará os mais ricos.

    recentes

    populares

    • EDGARD JUNIOR
      2012-12-04T22:03:39  

      Pobre rapaz. Fica na fila, quem sabe você chega lá!

  • Milton Silva
    2012-12-04T14:52:17

    E dai a gente tem o tucano kkkkkkkkkkkkkkkk

  • João Felipe
    2012-12-04T15:06:23  

    O que acontece quando houver um vazamento desse gás helio, quando o motor estiver funcionando no seu limite?

    recentes

    populares

    • João Felipe
      2012-12-04T15:06:23  

      Acontece isso... ih, lascou! Nojento, tchan! :D

    recentes

    populares

    • João Felipe
      2012-12-04T15:06:23  

      kabummmmm

  • Eduardo Amorim
    2012-12-04T18:11:08

    Coisa "lindja"! Agora os ingleses vão poder ajudar os americanos a jogar bombas mais rápido em cima de civis na Líbia, Afganistão, Iraque, etc,etc,etc. "Esses americano é massa", né não tchurma baba-ovo do Jornal Nacional ? A propósito: Onde andam os "capetas" do Eixo do Mal?

  • Eric Andrade
    2012-12-04T18:04:34

    o SR-71 consegue fazer 3.700km e foi criado em 1966.

  • Guilherme Braga
    2012-12-04T17:47:14

    Massa, pena que vai demorar para ter um avião com essa tecnologia, ainda mais no BREZIL!

  • Carlos Maffei
    2012-12-04T17:04:20

    Deveriam inventar uma máquina para acabar com a ignorância humana e a hipocrisia...esse seria o maior invento de todos os tempos...

  • Douglas
    2012-12-04T17:01:04

    Vocês que são contra o desenvolvimento cientifico, vendam seus pcs, notes, tablets, smarts, etc. façam a doação do arrecadado e enviem os comentarios por cartas; vocês só estão ai digitando no conforto graças a pesquisas que hipocritamente atacam.

  • Ezequias Prado
    2012-12-04T16:41:57

    Mas eu não concordo com que pelo fato de existirem gente passando fome a ciência deixe de se desenvolver. A ciência tem que continuar exercendo seu papel, sempre com novas descobertas, facilitando o desenvolvimento do ser humano. Parabéns aos cientistas por terem criado essa inovação tecnológica, fazendo com que o homem um dia possa ganhar o espaço. O planeta Terra não vai durar para sempre.

  • Paulista
    2012-12-04T16:27:10

    Mas bem que na hora de viajar vocês vão de avião né. Bando de hipócritas.

  • Junior Scheeren
    2012-12-04T16:20:47  

    daqui 10 ano essa tecnologia ja deve estar em aviões comerciais,,, Boing, Airbus devem começar a produzir aeronaves com essas turbinas em pouco tempo... O futuro será magnífico, espetacular,,,

    recentes

    populares

    • Junior Scheeren
      2012-12-04T16:20:47  

      IGHOR MARQUES kkkkkkkkkkkkk, me desculpe o Junior...mas foi boa essa

    recentes

    populares

    • Junior Scheeren
      2012-12-04T16:20:47  

      Kkkkkkkkk boa boa. mas com uma turbina dessa a lua é poco........aushuahs

  • Jhone Jesus
    2012-12-04T16:10:25

    concordo com o juliano pois o q é um motor comparado a bilhões de vidas

  • Jhone Jesus
    2012-12-04T16:06:10

    concordo com o juliano existem prioridades e a vida e a principal o q é um motor perto de bilhões de vidas

  • Gaspar Frois
    2012-12-04T15:32:04

    Tecnologia inútil? vc continua na idade média, Juliano? esta é A evolução tecnológica.

  • Adao Claiton
    2012-12-04T21:07:38

    MAIS UM PROTOTIPO, QUANDO É QUE VAMOS VER INOVAÇÃO DE VERDADE, TALVEZ QUANDO OS OVNIS SE MOSTRAREM!

  • Paulo Junior
    2012-12-04T21:06:23

    Anael, a gente faz coisa boa no Brasil sim. Por exemplo justamente na área de alimentos, a EMBRAPA tem feito um ótimo trabalho, talvez por ser um grupo de pessoas para as quais a ciência é mais importante que a ideologia. O resto do país, infelizmente tem que sustentar cartórios de todas as formas que a nossa classe política não abre mão de explorar.

  • Ronivaldo Santos
    2012-12-04T20:49:17  

    mais um carro movido a agua !!!

    recentes

    populares

    • Ronivaldo Santos
      2012-12-04T20:49:17  

      kkkkkkkkkkk

  • Paulo Ricardo
    2012-12-04T20:47:58

    O Brasil infelizmente so esta interessado em politica e em sugar o povo com mil e um tipos de impostos,e einriquecer os bolsos destes mesmos politicos.

  • Sérgio Figueiredo
    2012-12-04T20:41:20

    Isso não é um motor de jato, mas um foguete, que usa um pequeno jato, apenas para comprimir o ar, quase liquefeito por refrigeração a hélio, a 140 atm. Esse ar hipercomprimido dará o oxigênio necessário (comburente) para a combustão com o hidrogênio (o combustível). Esse sistema, em altitudes superiores a 25 Km pode ser convertido para sistema de foguete puro e a turbina do jato não é mais necessária.

  • Anael Rodrigues
    2012-12-04T20:12:15

    Novas tecnologias trouxeram o celular, a fotografia digital, a tomografia, o jato, o computador, o automóvel. O Brasil, infelizmmente, apenas consome. Assim, entendo porque ainda não são olhadas como respeito que merecem. Novas tecnologias tb aumentam a produção de alimentos, todos os dias, e desta forma combatem a fome. O trabalho e a pesquisa sérios, trouxeram o homem até onde veio e vão levá-lo adiante. Os países sérios se ocupam disto. Nós consumimos.

  • Gildemar Lima
    2012-12-04T19:32:54

    Acho incrivel essas tecnologias e acredito quem desenvolveu saiba dos riscos e condições básicas de física, msm assim sair fora da atmosfera é complicado, acho uma noticia interessante.

  • Hélio Araújo
    2012-12-04T19:13:56

    Também fico triste com pessoas que pensam desse jeito. Eu apoio a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

  • Bruno Franco
    2012-12-04T19:07:37

    Demais !!!

  • Samuel Ferreira
    2012-12-04T18:28:28

    A 3100 km/h a fuselagem de um avião aguentaria quanto tempo se ele fosse uma aeronave comercial. O dispositivo é bom, mais será que aguenta uma velocidade dessa mais a desaceleração continua. É um caso a se pensar?...

  • Chico Pinto
    2012-12-04T14:55:33

    Avião-Lapinboxada, Modelo- Queima a Rosca. Marca de Serie-2424, quantos passageiros cabem-24, aconselhavel, que seja avião de homo, Sabao homo bando de mente sua seus homo:Dsexuais