30/12/2012 09h31 - Atualizado em 30/12/2012 09h31

Conheça alguns combustíveis alternativos que podem revolucionar o futuro

Bárbara Vianna
por
Da redação

Já pensou em usar a água do mar como combustível? Ou então em uma nave movida a vácuo? O TechTudo preparou uma lista com alguns conceitos inusitados de combustíveis alternativos que foram apresentados no ano de 2012. Confira alguns destes projetos, criados para diversos tipos de transportes:

Água do mar

Projeto extrai dióxido de carbono e hidrogênio da água salgada e produz combustível barato (Foto: Reprodução) (Foto: Projeto extrai dióxido de carbono e hidrogênio da água salgada e produz combustível barato (Foto: Reprodução))Projeto extrai dióxido de carbono e hidrogênio da
água salgada (Foto: Reprodução)

A Marinha dos Estados Unidos trabalha em um projeto para transformar a água do mar em combustível para motores a jato. A ideia é extrair dióxido de carbono e hidrogênio da água salgada e produzir combustível mais barato.

Este programa do US Naval Research Laboratory tem como objetivo a independência energética norte-americana, reduzindo a necessidade de importação de petróleo. Porém, a alternativa não é menos poluente que outros combustíveis.

As embarcações militares contam com sistema de propulsão por turbina, e ao queimar a água salgada, o combustível causa a mesma agressividade ao meio ambiente que as fontes convencionais.

Ar atmosférico

Uma empresa inglesa diz conseguir transformar ar atmosférico em gasolina. A tecnologia consiste em pegar o dióxido de carbono do ar e o hidrogênio da água e transformá-los em gasolina.

Esquema explica os passos do processo que, supostamente, converte ar em gasolina (Foto: Reprodução) (Foto: Esquema explica os passos do processo que, supostamente, converte ar em gasolina (Foto: Reprodução))Esquema explica o processo que, supostamente,
converte ar em gasolina (Foto: Reprodução)

O complexo processo mistura o ar com hidróxido de sódio de onde se extrai o carbonato de sódio. Deste último consegue-se o gás carbônico puro, que, reagindo com hidrogênio forma a gasolina.

Apesar do avanço, o número de gasolina gerado ainda não é expressivo. Em três meses foi possível fabricar apenas 5 litros, um número muito baixo em relação aos gastos, principalmente com energia elétrica.

Carro movido a hidrogênio

Diversos automóveis movidos a fontes alternativas já foram apresentados, mas este modelo desenvolvido este ano ganha destaque. O carro feito por alunos da Aston University, na Inglaterra, foi construído apenas com madeira e papelão e usa hidrogênio como combustível.

Madeira, papelão e célula de hidrogênio explicam o sucesso do projeto (Foto: Divulgação) (Foto: Madeira, papelão e célula de hidrogênio explicam o sucesso do projeto (Foto: Divulgação))Madeira, papelão e célula de hidrogênio explicam o sucesso do projeto (Foto: Divulgação)

O projeto foi vencedor do desafio Shell Eco-marathon, evento anual da fabricante, que visa descobrir inovações em termos de sustentabilidade. Porém, o uso de hidrogênio, elemento mais abundante no planeta, como combustível ainda tem se mostrado caro demais em relação aos combustíveis fósseis.

Energia a partir do vácuo espacial

Um novo modelo de nave espacial movida a vácuo foi pensando pela fundação Icarus Interstellar. Como umas das maiores dificuldades encontradas para o funcionamento é o combustível, engenheiros viram que nada melhor que utilizar o que mais se tem em abundância no espaço.

Conceito de nave potencializa as flutuações quânticas para criar energia (Foto: Reprodução) (Foto: Conceito de nave potencializa as flutuações quânticas para criar energia (Foto: Reprodução))Conceito de nave potencializa as flutuações quânticas para criar energia (Foto: Reprodução)

O projeto aproveita o fenômeno da flutuação, isto é, acredita-se que não existe vácuo absoluto, há partículas que surgem do nada, sempre aos pares. E, uma partícula somada a uma anti-partícula se anulam e criam energia.

Os criadores pensaram então em um laser capaz de forçar o vácuo a gerar os pares de partículas. Ao anular o par, ele gera energia suficiente para movimentar a nave espacial. Enquanto houver energia para o funcionamento do laser, a nave consegue se movimentar.

Submarino movido a hidrogênio

A Marinha da Rússia testa um submarino de guerra equipado com um sistema que gera energia a partir do hidrogênio. O B-90 Sarov, por ter um motor que não depende de diesel ou eletricidade, não precisa emergir tantas vezes quantos os submarinos convencionais.

B-90 Sarov deverá navegar ainda em 2012 movido por células de combustível a hidrogênio (Foto: Reprodução) (Foto: B-90 Sarov deverá navegar ainda em 2012 movido por células de combustível a hidrogênio (Foto: Reprodução))B-90 Sarov deverá navegar ainda em 2012
(Foto: Reprodução)

Os motores com propulsor a hidrogênio, além de aumentar o tempo submerso, tornam o submarino mais silencioso, já que não tem os pesados e barulhentos motores a diesel. Além disso, esta qualidade o torna ideal para embarcações de guerra.

A Russa é o segundo país a testar este tipo de submarinos que garantem melhor condição de combate. Até o momento, apenas a Alemanha conseguiu construir um propulsor a hidrogênio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Orci Schaefer
    2012-12-30T23:56:52

    ah, coitado do Thiago, nem pense uma coisa dessas. A água ia fikar caro meu garoto, ou vc num entende o sistema capitalista ou é burro.

  • Thiago
    2012-12-30T23:02:10

    ah! o quanto eu gostaria de encher o tanque de meu carro com a água da mangueira de meu jardim.. ficar livre de pagar gasolina que por certo vai subir +6% para este ano de 2013, e pensar que do valor que pagamos, 53% são impostos para o governo, a metade do que pagamos na gasolina vai para o governo.

  • Felipe Ghislenifreitas
    2012-12-30T12:05:04

    ano passado vi um prototipo de carro movido a ar comprimido! me pergunto porque nao se fala mais nele? $$$$$$$$$$$$ enquanto existir empresas poderosas e países lucrando com o petroleo nao é vantagem tocar adiante essas tecnologias! somente o dia que o mundo não tiver mais petroleo elas terão espaço! ou será que em 2013 ainda não temos tecnologias para substituir o petroleo? francamente hehehehe

  • Robson Santos
    2012-12-30T14:45:26  

    e a petrobras investindo em cavar buracos cade vez mais fundo.

    recentes

    populares

    • Robson Santos
      2012-12-30T14:45:26  

      Ivan Junior petróleo acaba... A Petrobras, assim como o Brasil, só investem no que está no passado.

    recentes

    populares

    • Robson Santos
      2012-12-30T14:45:26  

      No Brasil tem um motor movido a mentiras. Somente os PTralhas não assumem.

  • Jose Filho
    2012-12-30T10:54:36  

    Grande coisa! No Brasil estamos desenvolvendo um motor movido a Pun. rsrsrsr

    recentes

    populares

    • Jose Filho
      2012-12-30T10:54:36  

      É mesmo, eles vão enfiar uma mangueira bem grossa no se C. para poder extrai-lo Seu jumento.

    recentes

    populares

    • Jose Filho
      2012-12-30T10:54:36  

      o brasil temos bike a vapor ja kkkkkkkk

  • Leonardo Silva
    2012-12-31T06:55:57  

    (Energia a partir do vácuo espacial) De qualquer maneira, não seria o principal Elemento "Combustível" o vacúo, mais sim o Laser. rs

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2012-12-31T06:55:57  

      Combustível é o que alimenta um "mecanismo", que por sua vez faz mover demais partes. Somente com o laser o tal protótipo se moveria? Errr... A ideia é boa, mas é só uma ideia. Certeza que pra fazer funcionar, muita gente iria ganhar nas costas de quem muito fez para nada.

  • Carlosrj
    2012-12-30T23:40:24  

    É impressionante como o homem tem a tendencia de destruir a natureza para ter lucros, tirar o hidrogênio da agua, um dia vai acabar a agua, tem que pensar em uma energia limpa como elétrica, energia solar e outras energias qeu ainda não se conhece

    recentes

    populares

    • Carlosrj
      2012-12-30T23:40:24  

      O carro movido a agua pode funcionar com agua salgada, ou seja agua do mar, que é o que mais tem e nao prejudicaria o meio ambiente, ou agua destilada da chuva. O carro movido a ar, me parece o mais legal, nao o que ta ai mas um outro que tem ficado famoso.

    recentes

    populares

    • Carlosrj
      2012-12-30T23:40:24  

      Vcs fumaram o que? Energia elétrica vem de q lugar? Do nada? Hidrogênio como combustível vai acabar a água? kkkkkkkkkkkkkkk

  • Pedro Wenzel
    2012-12-30T20:35:27  

    Sempre na frente a gloriosa Alemanha e também a gloriosa Mãe Russia!!!

    recentes

    populares

    • Pedro Wenzel
      2012-12-30T20:35:27  

      po isto é a biblia se cumprino q nos fim dos tempos faltara agua n terra, d ki alguns anos vamos ter guerra por causa desta agua!

  • Jose Lisboa
    2012-12-30T14:10:48  

    a Russa

    recentes

    populares

    • Jose Lisboa
      2012-12-30T14:10:48  

      Isso que dá botar estagiário para "encher linguiça" neste site.

    recentes

    populares

    • Jose Lisboa
      2012-12-30T14:10:48  

      Não deveria, mas acontece. Abriram oportunidades pra redador/editor aí no portal né. Será que quem hoje escreve também seleciona novos profissionais? #omg