Armazenamentos

04/12/2012 13h46 - Atualizado em 04/12/2012 13h46

Micron desenvolve memória RAM não volátil

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Micron se uniu à AgigA Tech para desenvolver um novo tipo de memória RAM. A novidade dos novos módulos é a não volatilidade. Hoje, quando o sistema é desligado, a memória RAM é zerada. No novo modelo, o chip teria a capacidade de armazenar dados por períodos longos de tempo, independente do aparelho estar ou não ligado.

Com uso de capacitores poderosos, seria possível construir pentes de memória RAM que retém informações mesmo depois de desligados (Foto: Reprodução)Capacitores permitem que memória RAM retenha
informações mesmo desligada (Foto: Reprodução)

Isso seria possível pelo uso de módulos de memória flash, igual aos dos pendrives e SSDs, por exemplo, no pente de memória. De resto, a memória RAM não volátil funcionaria da mesma forma: armazenaria dados de acesso rápido do sistema durante a sessão e, quando desligada, passaria essas informações para os módulos flash.

Para que eles tenham energia e sejam capazes de reter informações por períodos longos de inatividade, os novos pentes contariam com os ultracapacitores criados pela AgigA. Um capacitor é um componente eletrônico capaz de receber determinada quantia de energia e liberar, na saída, uma quantidade maior. Essa energia seria usada para que os pentes de memória fossem capazes de reter informações por muito mais tempo, em alguns casos, de acordo com informativo veiculado pela Micron, por até 10 anos.

A empresa não divulgou um prazo para que os novos pentes de memória estejam disponíveis no mercado e nem preços estimados da nova tecnologia. Em todo caso, a ideia de memórias RAM não voláteis dependeria de uma reengenharia dos sistemas operacionais disponíveis na atualidade: se fosse lançada hoje, a memória seria dificilmente aproveitada por sistemas operacionais que são incapazes de reconhecer suas capacidades de armazenamento não voláteis.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wallace Campos
    2013-02-08T06:39:03

    Caramba.... Vou comprar um capacitor destes e instalar no meu smart, assim, talvez a bateria durasse o resto da vida neh... Por favor neh.. jornalista que se preza tem que entender do assunto, ou pelo menor tentar! Ajuda ai Google....

  • Vagner Aniceto
    2012-12-05T12:02:38

    "Um capacitor é um componente eletrônico capaz de receber determinada quantia de energia e liberar, na saída, uma quantidade maior" Juntemos dois ou mais capacitores em um simples circuito e teremos resolvido o problema da procura de novas fontes de energia com este maravilhoso moto contínuo. Yay! Por que estes cientistas burros não pensaram nisso antes?