Sistemas Operacionais

05/12/2012 16h53 - Atualizado em 05/12/2012 17h49

Microsoft explica por que optou pelo ZIP como formato de app no Windows 8

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft desenvolveu um novo pacote de instalação destinado a distribuir os aplicativos da Windows Store no Windows 8. Os conteúdos são publicados no formato .appx, baseado nos populares .zip. Num recente post no blog de desenvolvimento de aplicativos do Windows 8, a Microsoft explicou a razão da escolha pelo formato zip.

Esquema explica o processo de compactação de conteúdos para appx (Foto: Reprodução)Esquema explica o processo de compactação de conteúdos para appx (Foto: Reprodução)

Se você já instalou alguma coisa num computador com versões antigas do Windows, é bem provável que tenha executado a instalação a partir de um arquivo zip compactado e autoexecutável, que é capaz de originar uma instalação. Em versões mais atuais, o zip acabou substituído pelo .msi, pacote de instalação desenvolvido para os sistemas da Microsoft.

Mas com o Windows 8 e a sua loja de aplicativos surgiu a necessidade de distribuir softwares com um formato mais apropriado, que permitisse boa compactação e fosse prático para usuários e desenvolvedores. Para criar algo que envolvesse tudo isso, a Microsoft resolveu usar o antigo formato zip como ponto de partida.

Uma das vantagens do uso do appx é a de que ele permite que desenvolvedores gerem o pacote de instalação de aplicativos sem a necessidade de ferramentas específicas, seja de software, seja de códigos. Uma vez criada a compactação em appx, o conteúdo está pronto para ser reconhecido, executado e instalado por qualquer máquina com Windows 8.

O formato zip nasceu em 1989 e serviu de base para o appx. Curiosamente, por ser tão antigo, o zip ainda exige coisas que caíram em desuso, como drives de disquete. Em virtude dessas limitações, a Microsoft construiu o formato appx sobre o zip, revendo e eliminando essas marcas da idade. Além disso, foram empregadas tecnologias de autenticação digital, que visam garantir a integridade e segurança dos conteúdos disponibilizados no formato.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Perez
    2012-12-06T08:18:43  

    O formato "zip" exige drive de disquete? Não tenho drive de disquete em pc a, pelo menos, 8 anos e utilizo para compactar e descompactar e nunca foi solicitado drive de disquete.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2012-12-06T08:18:43  

      O cara traduziu mal o que no texto original é apenas uma brincadeira. Pelo que tem saído aqui o techtudo carece de um revisor técnico pra esse pessoal.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2012-12-06T08:18:43  

      O cara não sacou o sarcasmo do texto original... tem que ver direito esses tradutore aí...