Armazenamentos

04/12/2012 12h30 - Atualizado em 04/12/2012 12h30

OCZ lança nova linha de SSDs com controlador próprio

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A OCZ Technology renovou a Vector Series, sua popular série de SSDs SATA 3, com a inclusão de um novo chip controlador, desenvolvido pela própria OCZ. O Indilinx Barefoot 3 permite que o dispositivo atinja maiores velocidades na gravação e leitura de dados e otimiza o desempenho do SSD para inicializações de sistema.

Controlador próprio da OCZ eleva o desempenho da nova versão da Vector Series (Foto: Divulgação)Controlador próprio da OCZ eleva o desempenho da nova versão da Vector Series (Foto: Divulgação)

A nova geração dos Vector Series conta com modelos de 128, 256 e 512 GB. De acordo com a fabricante, o trabalho das equipes de hardware e firmware permitiu a fina sintonia do controlador, que garante velocidade de leitura de 550 MB/s e de gravação a 530 MB/s. Os SSDs apresentam desempenho de 100 mil IOPS em gravação e 95 mil IOPS em leitura.

Outro aspecto interessante dos novos modelos é a sua durabilidade. Um problema dos SSDs é que, apesar do desempenho maior, a ação do tempo pode comprometer sua capacidade de reter informações corretamente. De acordo com a OCZ, o novo controlador foi concebido para garantir que seja possível realizar uma média de 20 GB de gravações por dia pelo período de cinco anos no SSD, sem causar desgaste acentuado e erros de gravação e leitura.

Com 2,5 polegadas, os Vector Series são ideais para notebooks e ultrabooks. Em todo caso, o usuário que desejar acoplar o dispositivo a um desktop tradicional, não terá grandes dificuldades, já que os modelos são comercializados com adaptadores. Além disso, eles trazem instalado o Acronis True Image, que permite extrair backups na forma de imagem do disco rígido do desktop. Com a imagem gerada, basta aplica-la ao SSD. Já no mercado, o modelo de 512 GB pode ser comprado por US$ 569, o equivalente a aproximadamente R$ 1200 na cotação de 03/12.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Tom’s Hardware

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares