Celular

12/12/2012 08h40 - Atualizado em 12/12/2012 08h40

Pesquisadores criam app para smartphone que reconhece emoções do usuário

Giordano Tronco
por
Para o TechTudo

Engenheiros da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram um protótipo de aplicativo para smartphone que reconhece as emoções dos usuários a partir das suas vozes. O software analisa a entonação da pessoa e identifica se ela está feliz, triste, nervosa ou relaxada.

Smartphones podem reconhecer as emoções dos usuários (Foto: Reprodução/Gizmag)Smartphones podem reconhecer as emoções
dos usuários (Foto: Reprodução/Gizmag)

Se pensado como um complemento para os atuais assistentes de voz, como o Siri do iPhone, o aplicativo poderia mudar todo o padrão de respostas do celular para adequar-se à situação emocional de seu dono.

“A pesquisa ainda está no início, mas é fácil imaginar um aplicativo mais complexo que poderia usar essa tecnologia para ajustar as cores exibidas no celular ou reproduzir músicas que estão de acordo com as emoções do usuário”, explica o professor e engenheiro Wendi Heinzelman.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Interface do aplicativo que reconhece emoções (Foto: Reprodução/Gizmag)Interface do aplicativo que reconhece emoções (Foto: Reprodução/Gizmag)

A tecnologia não é perfeita: a taxa de acerto é de 81% caso o aplicativo seja calibrado para uso pessoal e cai para 30% quando é usado por outra pessoa. Atualmente os cientistas tentam fazer com que o programa reconheça vozes de uma mesma faixa etária ou sexo para torná-lo mais prático em situações cotidianas.

Via Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares