02/12/2012 11h15 - Atualizado em 28/06/2013 09h41

Quais as melhores placas de vídeo para montar um PC para games?

Marcelo Costa
por
Para o TechTudo

Para montar um PC Gamer, além de um processador potente, um bom conjunto de pentes de memória e uma placa-mãe de primeira linha, é possível dizer que o coração de tudo isso está nas placas de vídeo. O TechTudo separou algumas marcas e modelos para investir, a fim de garantir que os principais jogos lançados também para videogames rodem no seu computador.

placasdevideo (Foto: placasdevideo)Confira as melhores placas de vídeo para montar um PC gamer (Foto: Reprodução)

AMD Radeon

Os modelos de placas da AMD Radeon são populares por conta do seu custo-benefício. Essa questão é levada ainda mais em conta para os consumidores do mercado brasileiro, que costumam pagar mais que o dobro do valor de um eletrônico devido aos encargos e impostos.

- Radeon HD 6870

amd2 (Foto: amd2)O modelo da Radeon HD 6870 tem o melhor custo-benefício da marca (Foto: Divulgação)

Este modelo conta com 1 GB de memória, o suficiente para rodar 99% dos jogos do mercado em alta resolução. Compatível com a plataforma gráfica DirectX 11, ela propiciona gráficos melhores que nas versões para consoles, e possibilita a conexão de vários monitores para expandir a mesma imagem em uma só.

Média de preço: R$ 600.

- Radeon HD 7970

amd3 (Foto: amd3)Radeon HD 7970 é o modelo de última geração no Brasil (Foto: Divulgação)

Um dos mais recentes modelos a desembarcar no Brasil, esta placa contém diversas novidades da tecnologia de ponta. A placa possui 3 GB de memória, arquitetura GCN (Graphics Next Core), possibilitando o dobro de transistores no mesmo espaço físico, além de suporte a 3D com a tecnologia Eyefinity. Ou seja, esta é uma placa de vídeo para os já iniciados. 

Média de preço: R$ 1.800 a R$ 2.500 

NVidia

A NVidia já conta com sua linha GeForce estabelecida no mercado, o que garante que seus modelos tenham um suporte de drivers melhor que a concorrência. Além disso, suas placas contam com tecnologias exclusivas, como o PhysX e CUDA. Mas não necessariamente isso justifica o preço elevado do produto.

- GeForce GTX 560

nvidia2 (Foto: nvidia2)GeForce GTX 560 tem o melhor custo-benefício da NVidia (Foto: Divulgação)

Com um preço bem similar à HD 6870, a GTX 560 é a escolha ideal para aqueles que preferem uma boa placa de vídeo com o selo da Nvidia. Com 1 GB de memória, esta placa consegue rodar jogos recentes em alta qualidade com uma boa performance. Também tem um bom suporte ao entretenimento, como por exemplo o 3D nativo da Nvidia, ideal para uma grande gama de títulos, além de filmes em DVD e Blu-Ray e fotografias, com os óculos 3D vendidos à parte. 

Média de preço: R$ 600

- GeForce GTX 690

nvidia3 (Foto: nvidia3)GeForce GTX 690 da NVidia é o modelo de última geração da marca (Foto: Divulgação)

Com arquitetura Kepler, a placa foi construída com a possibilidade de poder proporcionar o dobro de polígonos que a série 500. O modelo conta com 4 GB de memória, funcionando à nova velocidade de PCi Express 3.0, e conta com novidades como o Adaptive V-Sync, que impede que o framerate caia quando não este sincronizado com a imagem do monitor, e a nova tecnologia de Anti-Aliasing, que deixa a imagem 3D ainda mais nítida, sem reduzir a performance.

Média de preço: R$ 3.100

Considerações finais

É importante lembrar que uma máquina dedicada aos games necessita de um bom disco-rígido com alta velocidade de acesso, memória RAM com DDR3, processador de no mínimo quatro núcleos e uma placa-mãe com chipset de qualidade. A placa de vídeo é somente um de todos estes componentes.

Transforme seu PC em um PS2! Baixe PCSX2 e rode jogos do videogame mais bem sucedido de todos os tempos!

Mas depois que estiver com o equipamento, basta ligar a máquina à TV e conectar o controle de Xbox 360 no PC, recostando no sofá. Afinal, nada melhor do que se divertir um pouco depois de tanto escolher as peças.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcos Silva
    2013-07-29T10:14:16

    Pode ate ser cara mais e um gasto que vai compensar...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wellington Santos
    2012-12-08T20:03:29

    Devido a compatibilidade prefiro sempre NVidia, não é preciso ajustar nada nos jogos ou na placa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Alemar
    2012-12-08T17:09:09

    caraca, pulou de R$ 600,00 que é a minha GTX 560, pra R$ 3.100 que é um preço inviável

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelino Batista
    2012-12-06T09:18:35

    De nada adianta isso tudo se a fonte não for de qualidade

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Silva
    2012-12-05T11:04:10

    Cara era pra recomendar e não pra fazer propaganda para tentar vender as mais caras kkkkkkkk Mete uma GTS 450GDDR5 1GB e um processador bom que tá ótimo já

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Dantas
    2012-12-03T09:19:52   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:17

    Comprar placa de vídeo para todar os jogos atuais em fullhd minimo de 40 fps não é tão difícil quanto parece. Basta verificar 2 pré-requisitos: 1) Directx 11; 2) Taxa de transferência (GB/sec) acima de 120 gb/s. Basta entrar no site da NVidia ou amd e verificar os modelos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Dantas
      2012-12-03T09:19:52   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:17

      uma gtx 660 ti é o ideal... já fiz e vi vários testes nela

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Martins
    2012-12-02T16:14:40

    Eu tenho uma, não tão nova mas me serve bem, uma Hd radeon hd5770

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Santos
    2012-12-03T08:07:01   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:16

    Configuração é boa ? ----> Processador Dual core 3.0 ghz , Ge Force 9500 gt de 1GB , 4 GB de memoria Ram .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2012-12-03T08:07:01   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:16

      Reinaldo Souza Bom, não tem como eu printar, mas basta entrar no site da nvidia. Seguem as especificações: Processor Cores 32 Graphics Clock (MHz) 550 Processor Clock (MHz) 1400 Texture Fill Rate (billion/sec) 8.8 Memory Specs: Memory Clock (MHz) 800 (GDDR3) and 500 (DDR2) Standard Memory Config 256/512 MB (GDDR3) and 512 MB (DDR2) Memory Interface Width 128-bit (GDDR3 and DDR2) Memory Bandwidth (GB/sec) 25.6 (GDDR3) and 16.0 (DDR2)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2012-12-03T08:07:01   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:16

      Carlos Dantas a minha é 9500 GT com 1GB... Dá pra jogar os jogos atuais com Textura = MID ou HIGH, Sombras = OFF ou LOW, Efeitos em geral = MID (depende do jogo quando citei duas opções)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Erich Santos
    2012-12-03T00:40:56   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:16

    Aff, ridiculo, como os caras tem coragem de recomendar a 560ti, se a 66o normal custa mais barato e e mais rapida? o mesmo acontece com a 6870 e a 7850, a 7850 e mais rapida e mais barata!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Erich Santos
      2012-12-03T00:40:56   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:16

      concordo !

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Felippe Souza
    2012-12-08T19:50:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:15

    Cara Com 3.100 eu compro um Xbox 360,E um Playstation 3 e ainda sobra dinheiro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felippe Souza
      2012-12-08T19:50:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:15

      nao tem ideia mesmo, sem comparação

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felippe Souza
      2012-12-08T19:50:37   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:15

      vc nao tem ideia do q um pc com uma placa de video dessas pode rodar meu caro!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mario Cavalcanti
    2012-12-08T19:48:32   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:15

    "processador de no mínimo quatro núcleos e uma placa-mãe com chipset de qualidade." é muita teoria e pouca pratica...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Mario Cavalcanti
      2012-12-08T19:48:32   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:15

      Aprenda a ler o título da notícia. Esse é um artigo sobre placas de vídeo. Busque por artigos sobre processadores e placas-mãe, caso queira informações detalhadas sobre outros tópicos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Monsenhor Razão
    2012-12-04T17:10:14   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:14

    hahahaha essa mulecada tá doida... pagar 3k por uma placa de video... Só pra ter uma sombrinha bonita no joguinho, uma definição melhorzinha e bla bla bla... para! O jogo é o mesmo! Compra um ps3 e pronto! Além de tudo acho inconveniente pra caramba jogar no pc... Sempre tem um bug no sistema, fora que colocar aquele gabinete monstruoso e feio no meio do rack ou então ter que jogar sentado numa mesa é sacanagem!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2012-12-04T17:10:14   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:14

      É aí que vc se engana .. não gostar do pc é uma opção sua, mas não algo ruim .. com as novas tecnologias que vem surgindo ja podemos fazer varias adptações ao pc de modo a deixa-lo semelhante aos consoles, sem contar que utilizando um pc potente temos um desempenho gráfico ainda melhor que um PS3 ou um XBOX 360 .. vlw

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário