Robótica

01/12/2012 11h00 - Atualizado em 01/12/2012 11h00

Site lista os dez robôs mais incríveis de 2012

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O site Mashable fez um apanhado geral dos dez melhores robôs criados em 2012. Entre invenções, reais e fictícias, a lista tem de tudo: humanoides dançantes, carros saltadores, brinquedos divertidos e até androides malvados. Confira a relação e conheça alguns legados hi-tech deste ano.

1. Curiosity Rover

No mundo robô, o Curiosity foi a estrela de 2012. Desde que pousou no planeta em Marte, em agosto, a engenhoca vem se comportando bem ao estilo das novas tecnologias: ela fez check-in no Foursquare, já passou por atualização de software e tem registrado um monte de fotos hipster.

Curiosity Rover, que está na superfície de Marte desde agosto (Foto: Reprodução)Curiosity Rover, que está na superfície de Marte desde agosto (Foto: Reprodução)

2. Cheetah

Ao atingir a marca de 45,5 km/h, em setembro, Cheetah conseguiu o impressionante feito de ultrapassar a velocidade de Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. O robô, que é financiado pelo Pentágono e desenvolvido pela empresa norte-americana Boston Dynamics, também é campeão no quesito evolução. Apenas seis meses antes, o invento alcançava apenas 29 km/h, o que já era a maior velocidade obtida por um robô.

Cheetah é o robô mais rápido já construído (Foto: Reprodução)Cheetah é o robô mais rápido já construído (Foto: Reprodução)

3. Asimo

Mais avançado robô humanoide construído até hoje, o Asimo, da Honda, já faz quase tudo que um humano de carne e osso faz: reconhece diferentes vozes, dá saudações a quem está passando, sobe e desce escadas, anda por entre as pessoas e desvia quando necessário. A lista é enorme, mas ainda restrita. A ideia da Honda é que, em pouco tempo, o robô consiga executar tarefas diárias com precisão para ajudar em trabalhos domésticos e em escritórios, por exemplo.

Asimo, da Honda, descendo escadas durante demostração (Foto: Reprodução)Asimo, da Honda, descendo escadas durante demostração (Foto: Reprodução)

4. Sand Flea

À primeira primeira vista, o Sand Flea não é nada impressionante. O carrinho criado pela Boston Dynamics é parecido com tantos outros que vemos em feiras de tecnologia. Sua façanha consiste em pular uma altura de até 9 metros, o que, proporcionalmente, equivaleria a um humano saltar um prédio de 30 andares de uma só vez.

Sand Flea consegue saltar até 9 metros de altura (Foto: Reprodução)Sand Flea consegue saltar até 9 metros de altura (Foto: Reprodução)

5. PhantomX

Criado pela Trossen Robotics, o PhantomX é um robô que imita uma aranha. Suas seis pernas se deslocam a uma velocidade de 3km/h, em 360 graus. Ele altera a posição das patas automaticamente para funcionar em qualquer posição, tanto com a “barriga” para cima quanto para baixo.

Além disso, seus movimentos reproduzem um “rebolado” todo único, tornando-o um grande atrativo para as crianças. Mas é preciso desembolsar US$1.199,95 (cerca de R$2.489,42) pelo brinquedinho, à venda no site do desenvolvedor.

PhantomX se move em qualquer direção a 3km/h (Foto: Reprodução)PhantomX se move em qualquer direção a 3km/h (Foto: Reprodução)

6. Furby

Um dos grandes acontecimentos no ramo dos brinquedos-robô deste ano foi a volta do Furby, febre entre os anos de 1998 e 2000, período em que foram vendidas mais de 40 milhões de unidades. A reestreia está por conta da Hasbro, que introduzou uma série de novidades no robozinho.

Novo Furby dança e tem aplicativo para iOS (Foto: Reprodução)Novo Furby dança e tem aplicativo para iOS (Foto: Reprodução)

A primeira mudança é na aparência. Seus olhos robóticos brancos foram substituídos por uma pequena tela de LCD, fazendo com que o bichinho assuma diversas expressões faciais. As orelhas do novo Furby, assim como seu corpo, se mexem de acordo com a música que está tocando. E agora o brinquedo também conta com um aplicativo para iOS, que envia para ele códigos de som inaudíveis.

As características do irmão mais velho que se mantiveram foram, claro, a capacidade do robô de falar e se comunicar com outros Furbys. Assim como na primeira versão, o novo Furby não tem interruptor: a única maneira de fazê-lo calar a boca é retirando suas pilhas.

7. RHex

Assim como o SandFlea, o RHex é desenvolvido pela Boston Dynamics e tem a capacidade de superar obstáculos físicos. Neste caso, o objetivo é caminhar por terrenos irregulares, tais como rocha, areia, lama, vegetação, pequenos riachos e até escadas. Para isso, ele usa suas seis “pernas” de metal em forma de semi-círculo, controladas independentes umas das outras a uma distância de até 700 metros. Câmeras e iluminadores oferecem visualização frontal e traseira do robô.

RHex, robô que consegue andar em qualquer terreno (Foto: Reprodução)RHex, robô que consegue andar em qualquer terreno (Foto: Reprodução)

8. Charli-2

Charli-2 é um robô humanoide criado pela Marinha dos Estados Unidos para combater incêndios e atirar granadas. A expectativa é que ele possa substituir humanos em atividades perigosas, como a de bombeiro. Suas habilidades em tarefas árduas serão testadas daqui a cerca de 11 meses, mas alguns de seus movimentos já fizeram sucesso. É que, em outubro, o robô apareceu dançando ‘Gangnam Style’ em um vídeo postado no Youtube. Como não poderia deixar de ser, o gracejo garantiu milhões de visualizações.

Charli-2 dançando o hit 'Gangnam Style', de PSY (Foto: Reprodução)Charli-2 dançando o hit 'Gangnam Style', de PSY (Foto: Reprodução)

9. Petman

Petman é um robô antropomórfico criado pela Boston Dynamics para testar roupas de proteção química. Ao contrário dos modelos anteriores, o Petman consegue mover-se livremente, seja andando ou fazendo movimentos de ginástica, enquanto é exposto a agentes químicos. Sua imitação à fisiologia humana vai além da aparência; ele consegue controlar a própria temperatura, umidade e transpiração, tudo para proporcionar condições de experimentações realistas.

Petman, desenvolvido para teste de roupas de proteção química (Foto: Reprodução)Petman, desenvolvido para teste de roupas de proteção química (Foto: Reprodução)

10. David

David não é real, mas entrou na lista porque Michael Fassbender roubou a cena como o encantador, porém sinistro, androide do filme ‘Prometheus’. Na película, o robô é encarregado de levar uma tripulação até a lua LV-223. Ele é capaz de fazer praticamente tudo o que uma pessoa faz, o que gera sempre a preocupação lançada pelos filmes de ficção científica sobre um levante das máquinas contra os homens no futuro.

David, androide do filme Prometheus (Foto: Reprodução)David, androide do filme Prometheus (Foto: Reprodução)

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Remerson Silva
    2012-12-02T16:02:34

    asimo e petman e o melhor petman e o exterminador do futuro sky net

  • Carlos Ramos
    2012-12-01T20:40:01  

    pra min o asimo e o primeiro da lista

    recentes

    populares

    • Carlos Ramos
      2012-12-01T20:40:01  

      Se ele fosse da Apple pode ter certeza que eles o colocariam em 1º