21/12/2012 13h26 - Atualizado em 21/12/2012 13h26

Suécia pode ter aeroporto para naves espaciais em 10 anos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Um aeroporto da Suécia, localizado na cidade de Kiruna, promete um upgrade de respeito no prazo de 10 anos: a empresa Spaceport Sweden promete converter o lugar num espaçoporto, capaz de servir de ponto de origem e destino de voos espaciais turísticos. O diretor da empresa, Karin Nilsdotter, diz que o plano é estabelecer uma plataforma de embarque e desembarque no complexo, capaz de prestar serviços para os futuros turistas espaciais.

Aeroporto para naves espaciais deverá operar dentro de 10 anos (Foto: Reprodução)Aeroporto para naves espaciais deverá operar dentro de 10 anos (Foto: Reprodução)

O projeto também já prevê o tipo de viagem e espaçonaves oferecidas para os clientes em potenciais. Embora os modelos de naves ainda sejam mantidos em sigilo, a empresa garante que já realiza testes nos modelos capazes de transportar até seis pessoas por vez. As capsulas levarão os turistas para breves passeios espaciais de até duas horas.

Os voos suborbitais previstos levarão os usuários do sistema a altitudes de 100 quilômetros, permitindo que eles experimentem cinco minutos em gravidade zero. Pode parecer pouco, mas vale lembrar que os primeiros astronautas norte-americanos, do programa Mercury, orbitaram a Terra por 10 ou 15 minutos.

A Spaceport Sweden valoriza, também, a localização de seu empreendimento. É comum que bases de lançamento de veículos e satélites espaciais sejam instaladas próximo da linha do equador, o que favorece a economia de combustível. Contudo, a Spaceport Sweden entende que não terá problemas com sua plataforma lançadora em virtude de novas tecnologias. Além disso, como a cidade de Kiruna é bem ao norte, quase no Círculo Ártico, a região é pouco povoada e os céus naquelas latitudes não são muito movimentados, características que favorecem a instalação do espaçoporto.

Via Iafrica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Márcio Pereira
    2012-12-23T22:47:27

    Vixi... minha sogra vai ter onde pousar...