07/12/2012 06h00 - Atualizado em 07/12/2012 06h00

Veja como escolher a memória RAM ideal para o seu PC

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se seu computador está lento e deixando você na mão exatamente quando você precisa mais dele, talvez esteja na hora de adicionar mais memória RAM nele. Se você está passando por essa situação, o TechTudo lhe dará algumas dicas de como escolher a memória RAM ideal para o seu PC.

Com uso de capacitores poderosos, seria possível construir pentes de memória RAM que retém informações mesmo depois de desligados (Foto: Reprodução) (Foto: Com uso de capacitores poderosos, seria possível construir pentes de memória RAM que retém informações mesmo depois de desligados (Foto: Reprodução))Pente de memória RAM (Reprodução)

Manter o computador sempre com um bom desempenho não é fácil, a medida que você começa a encher sua tela de programas abertos, ele inevitavelmente ficará mais lento. Se a lentidão não diminuir mesmo com alguns cuidados na manutenção do disco no Windows e no Mac, o último recurso, antes de desistir e comprar outro computador, é aumentar a quantidade de memória RAM. Com mais memória o computador poderá trabalhar mais tranquilamente e dar conta de todas as suas tarefas.

Na prática, a quantidade de memória RAM deveria ser definida no momento da compra do equipamento, baseando-se no tipo de atividade do usuário. Entretanto, isso normalmente não acontece porque a definição é feita pelos fabricantes, e ele buscam satisfazer mais a definição do preço do que a necessidade dos clientes. Por isso, somos forçados a fazer isso depois de comprar o equipamento, quando ele começa a dar sinais de cansaço.

Descobrindo o tipo de memória

A primeira coisa a ser feita antes de escolher a memória RAM ideal, é descobrir qual tipo de memória seu computador tem. O tipo de memória e os demais detalhes que vem com ele, são importantes para que você não termine comprando uma memória incompatível com sua máquina, afinal, cada modelo de computador está atrelado a um tipo especifico de memória, tornando equipamentos de dois ou três anos atrás incompatíveis com as memórias dos modelos atuais.

O meio mais rápido de descobrir qual tipo de memória seu computador tem, é levá-lo a um técnico de hardware. Mas se você mesmo quer verificar isso, baixe o Hwinfo no TechTudo Downloads e execute-o. Se aparecer uma pequena janela, clique no botão “Run” e aparecerá a janela principal do programa junto com uma tela com as informações do seu computador. As informações sobre os módulos de memória ficam no canto inferior direito na área “Modules”, clique no número do módulo e escolha qual quer ver, para que seja mostrado todos os detalhes dele.

Hwinfo mostrando informações sobre a memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Hwinfo mostrando informações sobre a memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

De posse das informações da memória do seu computador, antes de comprar é preciso decidir qual memória é ideal para ele e essa decisão depende de qual fator é mais importante para o usuário na hora de escolher: as tarefas, o limite do hardware ou o custo.

Tarefas

Se for para escolher a memória ideal para seu computador baseando-se nas tarefas a serem executadas nele, é preciso antes mensurar o quanto elas podem pesar no uso da memória. Como as tarefas são uma questão muito pessoal e podem variar bastante, a tabela genérica abaixo poderá ajudá-lo a decidir qual a quantidade de memória ideal para seu computador.

Até 3GB de memória RAM Ideal para funções básicas como programas de comunicação instantânea e leitura de e-mails
Até 4GB de memória RAM Adequado para o uso no trabalho e no dia a dia.
Até 6GB de memória RAM Suficiente para assistir a vídeos pesados e de alta definição.
Até 8GB de memória RAM Adequado para um uso mais profissional, como edição de vídeos, fotos e jogos avançados.

Limite do hardware

Todo equipamento quando é projetado pelo fabricante tem um limite máximo de memória RAM e um técnico de hardware pode lhe dizer exatamente qual é esse limite. Assim, se você pode a quantidade de máxima de memória do seu computador, vale a pena fazer isso e tentar vender os módulos antigos através da loja que lhe vendeu os novos. Com a constante queda dos preços dos módulos de memória, essa é a opção mais adequada para que seu computador tenha a memória ideal para seu uso.

Custo

Nem todo mundo pode simplesmente colocar a quantidade de memória que o computador precisa. Mesmo com os preços das memórias caindo cada dia mais, algumas pessoas estão limitadas pelo seu orçamento, nesses casos a memória ideal é aquela que se consegue pagar.

Um recurso para quem quer colocar mais memória com um gasto menor, é comprar memórias usadas em sites de leilão ou através de lojas que costumam ficar com as memórias antigas do cliente para vender, quando vendem novas a eles. Vale lembrar que esse recurso é arriscado e, se possível, é muito importante testar bem essas memórias antes de pagar.

Pelo menos uma dessas opções servirá para resolver o problema do desempenho de seu computador frente as suas atividades. Porém, se mesmo colocando toda memória possível no equipamento, ele continuar com uma performance insatisfatória, isso significa que ele pode estar com algum problema técnico ou que é chegada a hora de trocar o computador por outro com um processador mais poderoso (e todos os outros componentes mais rápidos e modernos que vem junto com essa mudança). No final, o importante é que você consiga usar o seu computador com maior tranquilidade e sem engasgos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Siqueira
    2012-12-07T07:54:50

    nunca vi tanta besteira escrita em um lugar só

  • Rogerio Rodrigues
    2012-12-07T07:58:17

    vem ka! vcs´s deveriam informar que as maquinas com S.O (sistema operacional) de 32 bit´s não suportão mas que 3 tres GB de memoria elas so aproveitao no maximo 3,98 gB PELOMENOS NO W7 POS NO XP so 3 mesmo ai o ussuario teria que optar por um S.O de 64 bit´s ok! pois não adianta ter uma maquina com quatro eslot de memoria e colocar um modulo de memoria de 4GB em cada um ficando com 16Gb e so podendo aproveitar 3,98 GB ok!