Fabricantes

02/01/2013 15h41 - Atualizado em 02/01/2013 15h41

Cadillacs and Dinosaurs; o clássico dos fliperamas abandonado pela Capcom

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Um dos sucessos do fliperama nos anos 90, Cadillacs and Dinosaurs foi febre no Brasil. Até hoje podemos encontrar máquinas com o jogo em shoppings e outros estabelecimentos que ainda abrigam um fliperama. É sempre bom gastar pelo menos um “ficha” para relembrar como era bom um game de premissa tão simples e história tão louca. Cadillacs and Dinosaurs é um dos antigos games que merecia nova versão nos tempos atuais.

Os heróis de Cadillacs and Dinosaurs (Foto: Divulgação)Os heróis de Cadillacs and Dinosaurs (Foto: Divulgação)

Origem nos quadrinhos

Afinal, de onde saiu essa ideia de misturar carros com dinossauros? Tudo bem que a história não funciona bem assim, mas essa criação insana não é algo originário dos games. Sua origem veio de uma história em quadrinhos chamada de Xenozoic Tales, que mais tarde ficou conhecida apenas como Cadillacs and Dinosaurs.

A saga em quadrinhos foi publicada pela editora Kitchen Sink Press de forma bem irregular, entre os anos de 1987 e 1996, durando 14 números neste grande período de tempo. Seu escritor e criador, Mark Schultz, parecia não ter muito tempo para desenvolver suas ideias.

Jogo teve origem nos quadrinhos (Foto: Reprodução)Jogo teve origem nos quadrinhos (Foto: Reprodução)

Apesar dos poucos números, Xenozoic Tales se provou popular e gerou um desenho para a televisão e outros produtos, como jogos de cartas, bonecos e até mesmo barras de chocolate. Foi junto com estes produtos que nasceu Cadillacs and Dinosaurs.

Pancadaria em cima dos monstros

O jogo Cadillacs and Dinosaurs foi lançado em 1993 pela Capcom, o mesmo estúdio por trás de sucessos como Captain Commando, Final Fight e Street Fighter que, na época, eram os principais jogos da produtora.

Cadillacs and Dinosaurs podia ser classificado como um game “beat’em up”, ou seja, o famoso gênero de “bater e correr”. A ideia é andar pelo cenário 2D com seu personagem e socar tudo o que vier pela frente, sejam humanos, dinossauros ou máquinas. Este tipo de jogo ficou muito famoso nos anos 90 e o título está entre seus principais representantes.

Dinossauros podiam ser agredidos durante o game (Foto: Reprodução)Dinossauros podiam ser agredidos durante o game (Foto: Reprodução)

Os quatro personagens selecionáveis eram Jack Tenrec (o principal, com golpes balanceados), Hannah Dundee (a mulher do grupo, mais frágil e mas ágil), Mustapha Cairo (o mais veloz do grupo) e Mess O’Bradovich (o mais forte e com golpes mais arrasadores). Cada um possui suas características próprias, além de poderes, fraquezas e habilidades especiais.

Os jogadores precisavam avançar em oito cenários diferentes, com diversas interseções, lutando ao longo do caminho contra os inimigos comuns e chefõe. O jogo terminada em uma batalha épica contra o grande vilão: Dr. Simon Fessenden.

O mais interessante é que, apesar do título, os dinossauros não era bem inimigos dos jogadores. Acontece que o mundo do game mistura a era dos monstros com um cenário futurista e quase cyberpunk, onde os personagens andam com um cadilaque por aí. Os dinossauros apareciam pelos cenários e podiam ser atacados, ou não! Era a escolha do jogador e isso poderia influenciar nas batalhas.

A tela de seleção de personagens de Cadillacs and Dinosaurs (Foto: Reprodução)A tela de seleção de personagens de Cadillacs and Dinosaurs (Foto: Reprodução)

Por exemplo, um dinossauro poderia surgir na cor verde, o que significa que ele não vai atacar os jogadores. Mas, se ele for atacado, vai mudar para a cor vermelha, de agressividade, e atacar a todos. Um pacífico triceratops poderia ser instruído a atacar por vilões, que poderiam bater no bicho sem dó. Já no caso de um T-Rex não havia desculpas, o monstro já surgia na tela na cor vermelha, devorando todos.

Versão caseira

Ao contrário do que muitos possam pensar, Cadillacs and Dinosaurs não foi apenas um jogo para fliperamas. Ele também contou com uma versão para Sega CD e PC, lançada em 1994, um ano depois após o sucesso nos arcades.

Mas, ao contrário do jogo para fliperamas, o estilo “beat’em up” foi deixado de lado por aqui. O jogo para console e PC, chamado de Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm, era de tiro e em trilhos, com direito a vídeos animados para contar a história, ou “Full Motion Videos”, tecnologia avançada para a época.

Cadillacs and Dinosaurs teve continuação no Sega CD (Foto: Reprodução)Cadillacs and Dinosaurs teve continuação no Sega CD (Foto: Reprodução)

Neste game os jogadores ficavam dentro do famoso cadilaque vermelho e atiravam em seus alvos que surgiam pela frente. Apesar de ser minimamente divertido, ele não fez tanto sucesso quanto o primeiro capítulo lançado nos fliperamas, e possivelmente foi por isso que pouca gente ouviu falar desta versão até hoje.

Quando volta?

Já que a Capcom anda dando mais ouvidos a seus fãs e lançando jogos clássicos em alta definição nas redes do Xbox 360 e PlayStation 3, não seria uma má ideia um remake de Cadillacs and Dinosaurs o quanto antes.

O relançamento do título, infelizmente, deve envolver negociação de direitos sobre a publicação de um trabalho inspirado pelos quadrinhos originais, mas não é nada impossível de se realizar. Quem sabe com diversos pedidos dos fãs, abaixo-assinados e muito “chororô” na web a Capcom não se sensibilize e relance este grande clássico dos fliperamas com a tecnologia atual? Estamos na torcida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alan Silva
    2013-01-03T08:24:20

    um dos melhores jogos de todos os tempo, quem não ja gastou milhares de ficha jogando cadilac, era sempre a mesmas historia era sempre o mesmos mestre porem não engoava, até hoje quando encontramas um fliper temos vontade de jogar ainda bem que agora podemos ter ate em um celular e tenho ele no meu motorola dify.

  • Tomás Paulo
    2013-08-19T14:10:39

    JUNTO COM SONIC, MARIO, STREET FIGHTER E MORTAL KOMBAT, ESTA ENTRE OS MELHORES DA HISTORIA, ESSE JOGO É LENDÁRIO !

  • Marlon Duarte
    2013-04-23T12:23:43

    no auge do vicio,já consegui "virar" o jogo com uma ficha e perdendo apenas uma vida!

  • Marcelo Lves
    2013-03-26T12:23:42

    gastei ficha pra caramba mas consegui zerar esse jogo! Épico!!

  • Acácio Silva
    2013-02-19T15:58:33

    Seria maravilhoso se lançassem tb o Capitão Commando HD para até 4 pessoas jogarem pela Live no XBOX 360!

  • Dewce Begalow
    2013-01-13T01:51:38

    Que NOSTALGIA, cara! Joguei muito isso daí no fliperama quando era criança. Eu devia ter uns 6 anos. Jogava em dupla e me lembro que juntava gente pra assistir. Acho que porque não acreditavam naquele piazinho encarnado indo longe no jogo com poucas fichas no bolso. Bons tempos; boa geração.

  • Wagner Gonçalves
    2013-01-07T10:45:10

    se lançassem para PS3 seria compra certa!

  • William Mendes
    2013-01-07T09:26:44

    JOGAÇO ÉPICO D+ bons tempos... Caddilacs é um MITO injustiçado pela Capcom! FEZ PARTE DA MINHA INFÂNCIA!!! NUNCA SERÁ ESQUCIDO ainda tenho ele aqui no PC emulador... =)

  • Juari Santos
    2013-01-04T06:25:33

    Bons tempos!!!, seria uma ótima ideia

  • Roger Rogers
    2013-01-03T10:29:57

    Realmente um dos melhores jogos já criados,saudades do tempo que matava aula pra ir jogar esse e outros clássicos da época como Street Fighter 2,hehehehe!

  • João Santos
    2013-01-02T21:57:57  

    nossa ia ser muito bom te esse jogo para PlayStation 3 porqe nao pensam nisso neh ia ser um jogo qe muitas pessoas iria compra agorava muito de joga Cadillacs and Dinosaurs vamos pensa nisso to no aguarde pra compraa já

    recentes

    populares

    • João Santos
      2013-01-02T21:57:57  

      Perderia a graça amigo. Tem jogo que não se deve mexer. PS3 tiraria a essência do jogo, o espírito. Com tanta função e recurso extra. Eu lembro do primeiro Street Fighter. Pouquíssima gente conhece ou lembra. Foi descontinuado depois do Street fighter 2. Era difícil ganhar uma luta. Você só escolhia o Ryu. O Ken só aparecia se houvesse um segundo jogador desfiante. O vencedor dos dois permanecia no jogo. O último adversário era o Sagat. O penúltimo o Adon também na Tailândia. Tinha um inglês punk que te dava 3 cabeçadas e tu perdia e um boxeador que com 3 socos te ganhava tb. Era muito bom.