E-books e cultura

17/01/2013 07h20 - Atualizado em 17/01/2013 07h20

Cidade americana vai lançar biblioteca ‘sem livros’, somente com e-books

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A cidade norte-americana de San Antonio, no estado do Texas, Estados Unidos, vai lançar ainda neste ano a sua primeira biblioteca física sem livros, com conteúdo totalmente digital. O local pretende oferecer cerca de 10 mil e-books para quem desejar realizar pesquisas dos mais variados tipos. A ideia é inaugurá-la durante o segundo trimestre de 2013.

Projeto da biblioteca inteiramente digital no Texas, Estados Unidos (Foto: Reprodução/Engadget)Projeto da biblioteca com conteúdo digital (Foto: Reprodução/Engadget)

Com a popularização dos e-books, muitos especialistas passaram a questionar o futuro dos livros de papel. Ao que tudo indica, a preocupação deles era legítima. De acordo com Nelson Wolff, um dos idealizadores do projeto, as próximas gerações tendem a usar muito mais o formato digital das publicações do que as tradicionais, físicas.

 

“Não é uma substituição do sistema bibliotecário atual, mas sim uma melhoria. As pessoas sempre vão querer livros, mas nós não vamos trazer isso na nossa biblioteca. Se você quiser ter uma ideia de como vai ser, dê uma olhada em uma Apple Store”, disse Wolff.

Está interessado em e-books mas não sabe qual é o melhor aparelho para lê-los? Confira as dicas dos usuários no Fórum do TechTudo!

Muitas cidades dos Estados Unidos já oferecem conteúdos digitais em suas bibliotecas, mas sem deixar de adotar os livros físicos. A Universidade de San Antonio, por outro lado, vai abolir completamente o papel. Assim, a BiblioTech, como foi chamada, vai ser a primeira totalmente digital no país. “Ligamos para todos os lugares e não acredito que alguém já tenha feito isso antes”, completou Wolff.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares