18/01/2013 11h45 - Atualizado em 18/01/2013 11h45

Como empresas podem se aproveitar da nova busca social do Facebook

Camila Pinto
por
Para o TechTudo

Uma das grandes novidades que envolvem a busca social, anunciada pelo Facebook em 15 de janeiro, é a possibilidade de fazer buscas relacionadas. Essa ferramenta pode revolucionar as pesquisas de mercado das empresas. Por exemplo, se uma grande marca de artigos esportivos quer saber que atleta usar na nova campanha, basta fazer a seguinte pesquisa: atletas curtidos por pessoas que curtem a marca.

Atletas curtidos por pessoas que curtem Nike (Foto: Reprodução/ Inside Facebook)Atletas curtidos por pessoas que curtem Nike (Foto: Reprodução/ Inside Facebook)

O Graph Search, apresentado em português como busca social, é o terceiro pilar do Facebook, junto com o feed de notícias e a linha do tempo. A nova ferramenta permite que os usuários façam pesquisas mais complexas sobre pessoas, lugares, imagens e interesses. Isso quer dizer que será mais fácil descobrir coisas, mas ainda não será possível encontrar posts e comentários antigos através do buscador.

O maior atrativo da nova ferramenta do Facebook é a simplificação da pesquisa. A busca social pode se tornar essencial para determinar que tipo de conteúdo será produzido, em que novos públicos-alvo investir, quais músicas usar nos comerciais, etc. Esses são fatores muitas vezes determinantes para o sucesso de uma campanha. A rede social ainda oferece sugestões de páginas e pesquisas relacionadas, o que pode ajudar ainda mais na criação de campanhas de marketing e anúncios.

Simulação de busca combinada no Graph Search (Foto: Divulgação)Simulação de busca combinada no Graph Search (Foto: Divulgação)

É importante lembrar que os resultados das buscas aparecerão de acordo com a relação do usuário com outra a outra pessoa – ou seja, as respostas aparecem primeiro para quem tem mais contato com o seu perfil -, ou caso o conteúdo seja “público”. Por isso, as marcas devem investir cada vez mais em relacionamento com seus fãs, assim serão mais relevantes quando os mesmo fizerem uma busca.

Entretanto, a busca social tem tudo para ser uma ferramenta de extrema eficiência, principalmente para as empresas. É claro que ainda tem pontos a melhorar e que dificilmente as opiniões serão unanimes.

Existirão os profissionais contra e os a favor. O importante é saber avaliar se o Graph Search será eficaz para a sua campanha e saber usá-lo para atingir os objetivos.

A busca social agora está disponível em um programa beta limitado para públicos do idioma Inglês (EUA).

Via Inside Facebook

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares