Jogos casuais

03/01/2013 08h33 - Atualizado em 03/01/2013 08h33

Confira alguns crimes chocantes cometidos por causa dos games

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Assim como os videogames podem ser ferramentas de inspiração e desenvolvimento para a maioria, há uma pequena minoria para a qual eles parecem servir de gatilhos para atos violentos. Separamos alguns dos crimes mais conhecidos em que os games geraram grande polêmica.

Adolescente Devin Moore teria sido influenciado por Grand Theft Auto (Foto: Divulgação)Adolescente Devin Moore teria sido influenciado por Grand Theft Auto (Foto: Divulgação)

Grand Theft Auto 3

Em junho de 2003, um adolescente chamado Devin Moore foi preso suspeito de ter roubado um carro. O jovem não tinha antecedentes criminais e provavelmente seria liberado com uma advertência. Porém ao chegar na delegacia, Devin roubou a arma de um policial, atirou em dois deles e ainda atingiu um atendente do serviço de emergência 911.

Ele ainda tentou escapar roubando uma viatura da polícia, mas foi recapturado sem maiores dificuldades. Após ser preso novamente, ele não demonstrou qualquer arrependimento pelas suas ações, dizendo: “A vida é como um videogame. Todos têm que morrer em algum momento”.

Jogos viciantes poderiam agravar a irritação de parar de jogá-los? (Foto: Divulgação) (Foto: Jogos viciantes poderiam agravar a irritação de parar de jogá-los? (Foto: Divulgação))Jogos viciantes poderiam agravar a irritação de parar de jogá-los? (Foto: Divulgação)

FarmVille

Alexandra Tobias (Foto: Reprodução)Alexandra Tobias (Foto: Reprodução)

Os jogos sociais podem passar de uma vontade saudável de jogar para uma obsessão de não querer mais parar de jogar. Foi o caso de Alexandra Tobias, viciada em FarmVille, que acabou causando a morte de seu filho, Dylan Lee Edmondson.

Em setembro de 2010, Alexandra estava em uma de suas sessões de jogo em FarmVille, quando seu filho Dylan, na época com três anos, começou a chorar. Irritada por ter sido interrompida, ela o sacudiu violentamente. Não se sabe se ela chegou a bater a cabeça da criança em algo ou se apenas o movimento foi a causa da morte.

Lineage 2

Este caso aconteceu em 2008, na Rússia, envolvendo o jogo online Lineage 2. Duas guildas se encontraram online para discutir sobre a morte de um personagem, que havia sido morto pela outra guilda. Após muita briga online, viram que a melhor forma de resolver isso seria se encontrando para uma briga pessoalmente.

Guildas de Lineage 2 levaram briga do mundo virtual para o real (Foto: Divulgação) (Foto: Guildas de Lineage 2 levaram briga do mundo virtual para o real (Foto: Divulgação))Guildas de Lineage 2 levaram briga do mundo virtual para o real (Foto: Divulgação)

Os relatos são de que a briga foi bastante violenta e, para comprovar, temos a morte de um dos integrantes, um homem de 33 anos chamado Albert. Ele foi espancado e faleceu devido aos ferimentos à caminho do hospital.

Legend of Mir 3

O jogo Legend of Mir 3 pode não ser muito conhecido para nós, mas faz grande sucesso com o público asiático e foi um dos primeiros casos de disputa de itens virtuais. Em 2004, na cidade de Xangai, na China, um jogador chamado Qiu Chengwei ganhou uma arma no jogo e a emprestou para um amigo, Zhu Caouyan. Quando pediu de volta, descobriu que ele a havia vendido por dinheiro.

Legend of Mir 3 foi palco para primeiras discussões sobre posse virtual (Foto: Divulgação) (Foto: Legend of Mir 3 foi palco para primeiras discussões sobre posse virtual (Foto: Divulgação))Legend of Mir 3 foi palco para primeiras discussões sobre posse virtual (Foto: Divulgação)

A primeira reação de Qiu foi procurar a polícia, mas não havia regras para disputas de itens virtuais na época. Irritado, o jogador decidiu resolver por conta própria, esfaqueando Zhu e matando-o. Ele recebeu a pena de morte pelo crime, que na China pode ser reduzida para prisão perpétua por bom comportamento.

Grand Theft Auto 3

Devido a sua popularidade e controvérsia, GTA entrou na lista duas vezes. Este foi outro caso que ocorreu em 2003, quando dois irmãos moradores de Tennessee, Estados Unidos, um de 14 anos e o outro de 16, resolveram recriar cenas na vida real que eles faziam no jogo. Os adolescentes disseram que fizeram isso porque estavam entediados.

Dois adolescentes copiaram hábitos de GTA 3 e atiraram em pessoas na rua (Foto: Divulgação) (Foto: Dois adolescentes copiaram hábitos de GTA 3 e atiraram em pessoas na rua (Foto: Divulgação))Dois adolescentes copiaram hábitos de GTA 3 e atiraram em pessoas na rua (Foto: Divulgação)

Com acesso a dois rifles em casa, eles atiraram em pessoas aleatórias, matando um homem chamado Aaron Hamel e ferindo uma enfermeira, Kimberly Bede. A Rockstar chegou a ser processada pelo caso, mas é fácil notar que nenhum dos adolescentes tinha idade para jogar o título, indicado para maiores de 17 anos.

Via Criminal Justice Degrees Guide

Tem alguma dúvida de tecnologia e games? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Brasil
    2013-01-03T10:25:49

    Aonde vamos parar? O ser mais racional hoje em dia é o animal selvagem, que vive na Africa! Ele só mata para comer!

  • Geraldo Neto
    2013-01-03T09:01:44  

    Idiotice ... Games não matam pessoas, pessoas matam pessoas ..

    recentes

    populares

    • Geraldo Neto
      2013-01-03T09:01:44  

      certo!

  • Danilo Raide
    2013-01-03T09:57:46  

    Jogo GTA desde os meus 9 anos e ontem mesmo pratiquei um crime hediondo graças a isso. Assassinei, a sangue frio e com as próprias mãos, um pernilongo que não parava de zumbir no meu ouvido quando eu tentava dormir. Obviamente, a culpa é dos jogos violentos de hoje em dia.

    recentes

    populares

    • Danilo Raide
      2013-01-03T09:57:46  

      ahsuahusahusha... boa!! concordo plenamente.

  • Marcio Tecchio
    2013-01-03T09:45:02

    Favor corrigir a matéria. A criança tinha 3 meses!

  • Airton Souza
    2013-01-03T10:57:12

    Fui influenciado por mario... peguei a estrelinha e fiz um arrastão -_-

  • Urivino Júnior
    2013-01-03T10:44:55

    Quem tem cabeça fraca... Culpar os jogos pelas mortes sem explicação é fácil.

  • Célio Júnior
    2013-01-03T10:44:49

    Eu odeio essa macacolandia chamada Brasil. Os crimes não acontecem por causa de crimes e sim por causa de pessoas. Pessoas desiquilibradas existem em qualquer parte do mundo.

  • Pedro Neto
    2013-01-03T10:41:56

    Na minha opinião jogos não faz nada disso segundo os cientistas a personalidade de um ser humano é formada aos 7 anos, então as pessoas muitas vezes tem a vontade de praticar algo errado e usa outros meios ex: drogas, álcool, games quantas histórias já vimos de pessoas que beberam e matam ou se drogaram e mataram eu sempre joguei todos os tipos de jogos e nunca fui influenciado por causa dos games isso pra mim é problema psicológico.

  • Diovanni
    2013-01-03T10:27:37

    Esse tipo de notícia só contribui para preconceitos existentes sobre jogos eletrônicos. É importante dizer que em todos os casos existiam problemas extras que foram expostos em uma situação crítica. Esse tipo de situação é querer olhar para nuvens, fazer relações que de fato não existem. Pessoas matam depois de assistir novelas, depois de ver futebol e até por causas bem mais banais. Não existe culpa da mídia, existe culpa na falta de investimento em educação.

  • Leonardo Sebba
    2013-01-03T10:15:34  

    Eu acho engraçado as pessoas se referem ao jogo como algo mortal, acredito que quando a pessoa tem distúrbio mental, é obvio que qualquer coisa e até mesmo um game seria motivo, mas não tem nada a ver com o tipo de brutalidade o que tem ou não. Acho que esses caras que afirma isso provem por estatística, porque que eu saiba aquele Game da SWAT é usado até pela policia para treinamento. Mas esse fato não interessa, não vende matéria também, hoje em dia querem deturpar e vender uma idéia que não existe!!! jogo a mais de 12 anos, e sequer fiz algo irreal ou irracional. #FATO

    recentes

    populares

    • Leonardo Sebba
      2013-01-03T10:15:34  

      Concordo com você.

  • Elidio Rosário
    2013-01-03T11:02:31

    Curto uns joguinhos, não me considero um gamer. Vejo que muitos gamers se revoltam por parte de "SUPOSTOS" especialistas que associam jogos violentos a certas atrocidades que alguns jogadores cometem. Acho super curioso como nesse momento não olham para o futebol... um esporte tão pacífico e já foi motivo para inúmeras mortes. Não comportariam nessa página o número de mortes derivado do futebol. E outra coisa que sempre pergunto, afinal: QUAL VERSÃO DE COUNTER STRIKE VIRGULINO LAMPIÃO, BANDIDO DA LUZ VERMELHA ENTRE OUTROS JOGAVAM? Algum especialista sabe responder? Sensacionalistas BARATOS!

  • Maria Moreira
    2013-01-03T11:38:51

    adoro jogar , mas n significa q vou sai matando um ou outro...

  • Adison Nascimento
    2013-01-04T00:27:50

    Jogo super nintendo desde os 6 anos. Depois passei pros respectivos video games que vieram e joguei e ainda jogo jogos violentos. Jogo mesmo, não to nem ai, mato civil nos GTAs, mato policiais, faço explosão, jogo battlefield 3, mato sem dó e não to nem ai pelo que o povo acha. Tenho 23 anos e nunca fiz nada de errado na minha vida real, não tenho passagem pela policia e ainda se Deus quiser esse ano entro na PC. E ai? Jogo num deixa ninguem violento não, se deixasse eu ja teria matado gente demais.

  • Rafael Silva
    2013-01-03T23:02:22  

    E as bebidas alcoólicas que matam muita gente inocente a décadas??!! por que não proibem e não acabam com o uso das bebidas???

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2013-01-03T23:02:22  

      Não há medida melhor para prevenção de crimes que proibir bebida alcoólica. Infelizmente o uso de álcool não só é permitido como é estimulado. Como o álcool é a droga mais usada e socialmente aceita, sua proibição causaria grande insatisfação. A conduta que um governo sério deveria ter é proibir a sua propaganda. É a única droga que ainda tem propaganda liberada no País.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2013-01-03T23:02:22  

      Mas isto é tão óbvio meu caro. Qual a taxa de imposto cobrados em bebidas?

  • Marcio Balter
    2013-01-03T22:52:48  

    Fatima tordelli vc precisa de DEUS e largar o VIDEO GAME esta te fazendo mal

    recentes

    populares

    • Marcio Balter
      2013-01-03T22:52:48  

      ahahhahahahahhahahha adorei a resposta da Fatima

  • Alessandro Mendes
    2013-01-03T22:22:31  

    Culpar jogos por atos "raros" de insanidade e de perturbação de um pequeno grupo? Sou Cristão, mas quantos morrem em nome de religião? Política, Futebol entre outras coisas. Apenas os games são a causa? Não um perturbo mental? Criação? Carencia? sei la. Joguei jogos fora da minha faixa etaria desde que eu era criança de 7 anos e isso nunca me despertou pegar uma arma e sair matando mta gente. Game pra mim me diverte. Agora cada um sabe o que é fantasia e realidade. Culpar os games é ridículo

    recentes

    populares

    • Alessandro Mendes
      2013-01-03T22:22:31  

      Falou tudo brow....

  • Kássia Aranha
    2013-01-03T11:50:45

    Acredito que tudo tem um limite... a pessoa não deve deixar se tornar um vício. Uma coisa leva a outra. Jogos violentos podem ser vistos de outra perspectiva, mas depende muito de cada um o momento certo de parar. Isso requer um auto controle de cada pessoa que joga, não pode se tornar prioridade. A prioridade também leva ao vício... jogar de forma moderada, por diversão, talvez não faça tão mal. O importante é reter somente o que é realmente bom...

  • TIAGO PIRES
    2013-01-03T11:16:40  

    Se eu pudesse, eu matava mil!!!

    recentes

    populares

    • TIAGO PIRES
      2013-01-03T11:16:40  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • TIAGO PIRES
      2013-01-03T11:16:40  

      procura um medico vc esta doente...

  • Aline Campos
    2013-01-03T10:28:40  

    Jogos não matam pessoas mais incentivam pessoas perturbadas a fazerem loucuras. Nada contra quem joga, mais deveriam ter melhor controle de quem joga os violentos, digo os pais que deixam seus filhos desde criança jogar jogos adultos, e ao invés de educar deixa isso a cargo do jogo.

    recentes

    populares

    • Aline Campos
      2013-01-03T10:28:40  

      Concordo Aline Campos. Os pais poderiam utilizar esse tempo que o filho passa jogando para usufruir de mais momentos em família. Existem tantas coisas boas que podem ocupar o nosso tempo e o nosso pensamento. Incentivar os filhos a lerem um bom livro; se é criança demais então, passar mais tempo com a família, brincar, plantar árvores (importantíssimo o incentivo à preservação do meio ambiente). A vida é cheia de ramos que podemos utilizar para nos enriquecer de conhecimento, mas para isso precisamos abrir nossas mentes e descobri-los.

  • Andre Silva
    2013-01-03T18:45:23  

    As pessoas matam infinitamente mais influenciadas pela religião que pelos games.

    recentes

    populares

    • Andre Silva
      2013-01-03T18:45:23  

      É VERDADE.

    recentes

    populares

    • Andre Silva
      2013-01-03T18:45:23  

      Falou tudo

  • Pinga Moiangaba
    2013-01-03T12:02:20

    Rídiculo o pensamento do cidadão em relação ao jogo de videogame. Com tantas coisas do mesmo "nipe" ou pior que o jogo, como, novelas, filmes,televisão, etc.... É ridículo o pensamento de quase todos no comentario, em ralação ao jogo. O jogo afeta a concentração? Faz com que pessoas perturbadas fiquem influenciadas pelo jogo? E os filmes? As novelas? Pare de ser ridículo, pense sobre o assunto antes de falar!

  • Bruno Monteiro
    2013-01-03T11:53:58

    Ai eu te pergunto: A culpa e do GTA ou dos pais que deixam dois rifles em casa?

  • Giovanny
    2013-01-03T11:32:32

    Tem jogo que nos deixa empolgados, e o mundo Real afeta a concentração, dependendo da fase do jogo, temos que vivenciar de forma mais ativa, e se tivermos que agredir, temos que fazer para manter o nível no jogo.

  • Thiago Drummond
    2013-01-03T11:01:15  

    Americano é retardado mental, tem problema sério com conduta e são criados como cachorros, não me surpreende em nada que surtem as vezes... Jogo desde pequeno e tenho discernimento do certo e do errado, ISSO SE CHAMA EDUCAÇÃO

    recentes

    populares

    • Thiago Drummond
      2013-01-03T11:01:15  

      Marcelo Martins vc acha o Brasil ruim, muda daqui então!!!! vai lá na europa talvez eles te tratem melhor....

    recentes

    populares

    • Thiago Drummond
      2013-01-03T11:01:15  

      Generalizar os americanos com um arquétipo em que todos seriam iguais, como alguns argentinos generalizam os "brasileiros favelados e cheiradores de narcóticos", não é muito inteligente, meu senhor. A maior parte dos americanos é de pessoas de bem, que vieram de todo o mundo, é um dos países mais cosmopolitas do mundo.

  • Carlos Souza
    2013-01-03T12:59:57

    nao tem nada haver, o cara agora nao matou por conta de 7 reais no restaurante..