Jogos de RPG

16/01/2013 10h30 - Atualizado em 16/01/2013 10h30

Empresas estão recusando jogos para o Wii U; confira a lista

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Wii U chegou cedo aos mercados e colocou a Nintendo na frente na corrida dos consoles da próxima geração, mas a estratégia tem se mostrado falha, já que grandes franquias anunciaram que não adaptarão títulos para o sucessor do Wii. A lista contém nomes de peso como o restante da trilogia Mass Effect, Resident Evil 6, Castlevania e mais.

O Wii U é poderoso, mas ficou sem grandes jogos (Foto: Divulgação)O Wii U é poderoso, mas ficou sem grandes jogos (Foto: Divulgação)

Cada produtora tem a sua justificativa para não lançar seu grande jogo no Wii U, sendo algumas delas bem parecidas, como o tempo de desenvolvimento dos games, por exemplo. Alguns títulos já estavam em fase avançada de produção quando o Wii U foi anunciado, dificultando a adaptação da jogabilidade e exploração dos novos recursos para o console. Então, de quem é a culpa?

Confira alguns dos jogos que não devem chegar ao Wii U:

Resident Evil 6

A produtora Capcom já declarou publicamente que não pretende lançar adaptações de “jogos antigos” no Wii U. Para o novo console da Nintendo a lei da empresa é uma só: “apenas jogos novos e inéditos”. Por conta disso, o aparelho deve ficar sem Resident Evil 6 (e também alguns outros games).

Capcom não quer jogos velhos no Wii U (Foto: Divulgação)Capcom não quer jogos velhos no Wii U (Foto: Divulgação)

A afirmação da Capcom soa estranha para os fãs, já que o Wii U vai receber, em março, o game Monster Hunter 3 Ultimate. Esta é uma versão “repaginada” do Monster Hunter Tri lançadao no Wii, que depois chegou ao 3DS no Japão. De certa forma, não é um jogo inédito, mas mesmo assim vai ser lançado.

Mass Effect 1 e 2

O Wii U teve o lançamento de Mass Effect 3, último jogo da famosa saga de RPG espacial, mas ficou a ver navios em relação aos outros capítulos. Ao mesmo tempo em que o console foi lançado (com o jogo lançado na mesma época) a Electronic Arts disponibilizou no mercado o pacote Mass Effect Trilogy – contendo o 1, 2 e 3 – para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, porém não para o aparelho da “Big N”.

Wii U ficou sem os dois primeiros Mass Effect (Foto: Divulgação)Wii U ficou sem os dois primeiros Mass Effect (Foto: Divulgação)

A EA não concedeu uma justificativa para a decisão, nem mesmo a produtora dos jogos, a BioWare. Os fãs do Wii U devem se conformar em jogar apenas Mass Effect 3, sem aproveitar os anteriores no processo. Ao menos esta versão do console conta com uma história em quadrinhos interativa que, de certa forma, resume os jogos passados.

Castlevania Lords of Shadow 2

O novo Castlevania é outro que vai deixar os fãs do Wii U tristes. A Konami não pretende adaptar o jogo ao console, ainda que pouco do game tenha sido mostrado ao público – o que poderia indicar uma fase inicial de produção.

Lords of Shadow 2 é outro que pula o console (Foto: Divulgação)Lords of Shadow 2 é outro que pula o console (Foto: Divulgação)

Em seu Twitter, o produtor David Cox respondeu aos fãs diversas perguntas sobre Lords of Shadow 2, entre elas a dúvida que falava sobre uma versão Wii U do game. Infelizmente, Cox disse que “não há nenhuma chance” de vermos o game no novo console da Nintendo, mas não explicou exatamente o motivo.

Metal Gear Rising: Revengeance

Outro jogo da Konami, Metal Gear Rising também vai deixar os donos do Wii U só na vontade. O game simplesmente não vai aparecer no console da Nintendo, mesmo que esteja em produção há uns bons anos. Yuji Korekado, produtor do jogo, justificou dizendo que o game foi pensado nas plataformas onde vai ser lançado – apenas PS3 e Xbox 360.

Fãs de Raiden ficam sem Metal Gear no Wii U (Foto: Divulgação)Fãs de Raiden ficam sem Metal Gear no Wii U (Foto: Divulgação)

Yuji falou ao site Eurogamer que a vantagem do Wii U era seu controle GamePad, e um jogo como Metal Gear Rising não iria tirar proveito algum do GamePad. “Ele foi pensado para aproveitar ao máximo os controles padrões no PS3 ou Xbox 360”, disse. Desta forma, a Konami descartou lançar o game no aparelho da Nintendo.

Crysis 3

Um dos mais recentes a ser “negado” para o Wii U é Crysis 3, próximo grande lançamento daquela série conhecida por oferecer gráficos de outro mundo. Mas será que o Wii U não aguenta os gráficos do jogo? Não é bem isso, já que a editora Electronic Arts garante que outros motivos levaram à decisão de não lançá-lo no console.

EA decidiu não lançar Crysis 3 no console (Foto: Divulgação)EA decidiu não lançar Crysis 3 no console (Foto: Divulgação)

De acordo com a EA, a ausência de Crysis 3 no Wii U se deu por uma decisão interna e não detalhada entre EA e Nintendo, que realizaram um acordo especial. O que esse acordo significa? Será que o Wii U pode receber um outro título da série depois? Ou até mesmo uma versão especial de Crysis 3, meses após o lançamento original? Só o futuro dirá, mas por enquanto, os donos do console ficam sem mais esse título

 

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Drumond
    2013-01-16T13:03:42

    O último bom console da nintendo foi o Super Nintendo.

  • Bernardo Poetsch
    2013-07-25T16:25:08

    OLHO GORDO NA NINTENDO!!!! prefiro jogos exclusivos que estes que tu joga em qualquer porcaria do mercado, sou 1000x super smash, mario & cia nenhum desses citados me interessou, há... nao quero jogos já lançados, quero só as novidades TODAS COM INTERAÇÃO COM O PAD, não me vem como no jogo walking dead survival instinct, preferi jogar no PC msm, no wii u me pareceu mais um jogo de Xbox, passo

  • Anonimo Nome
    2013-02-19T16:06:29

    Até lançarem o tLoZ exclusivo do Wii... aí essas empresas vão querer correr atrás do console...

  • Luis Brunelli
    2013-01-23T21:10:04

    Com certeza a Globo está levando algum falando mal da Nintendo. O colunista deve receber algum jabá ou algo do tipo, porque enquanto vários outros sites como por exemplo o Game Blast que não cobre só jogos da Nintendo, tem falado muito bem do Wii U, a maioria das matérias aqui na Tech Tudo são falando mal. Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha.

  • Alan Martins
    2013-01-18T12:00:14

    Pessoal da Techtudo deve estar recebendo um da Sony e Xbox, todas as materias dão a idéia de ser um Game ruim quando na verdade é o mais vendido. Legal mesmo são os jogos da Globo.. #NintendoSempre

  • Airton Souza
    2013-01-18T09:42:32

    Assim quebra a firma ._.

  • Emerson Dionízio
    2013-01-17T07:13:19

    Gostaria de saber por que a nitento não faz jogos para o WII console, estes WII U é muito caro

  • Vinicius Andrade
    2013-01-17T02:50:01

    Vai vendo... se EA, Capcom, Konami e Ubisoft "encrencarem" com o Wii U, acabou Wii U xP Pq aí, o video game vai acabar sofrendo do mesmo mal do Wii, não ter muitos grandes títulos de outras produtoras além dos games da própria Nintendo.

  • Lucas Fortes
    2013-01-16T23:46:10

    Espero que apesar das baixas, o Wii U receba auxilio das produtoras menores e das indies, pois aí poderá receber altos títulos de qualidade, além das produtoras que queiram fazer jogos novos no Wii U. Não enchendo o console de FPS (que acho a maioria um saco), e recebendo o Tekken vs Street Fighter, já é uma boa.

  • Kamila Dilon
    2013-01-16T23:08:09

    Esse Wii U nasceu morto.... É um novo Game Cube.... Comerá poeira do PS4 e X720.

  • Wesley Pereira
    2013-01-16T22:09:49

    Eu acho que a MICROSOFT e a SONY tem políticas mais agressivas com relação ao pagamento de subsídios para as produtoras. Isso faz com que as produtoras deem preferência ao seus aparelhos. Já notaram que a KONAMI por exemplo quase não lança jogos para a NINTENDO. PES 2013 até hoje não foi anunciado para o WiiU. Apesar disso considero a NINTENDO a melhor empresa de videogame de todos os tempos.

  • Wesley Pereira
    2013-01-16T22:05:29

    Eu acho que a MICROSOFT

  • Gabriel Almeida
    2013-01-16T17:40:14

    Ih Rapaz, só o que o mundo canibal precisava pra zuar ainda mais com a nintendo hehehehe

  • Matheus Cesar
    2013-01-16T16:42:19

    cara, a nintendo é muito boa msm, n importo do q as pessoas acham dela, mais é por isso q a sony e a microsoft fica na rente dela, pq tao recusando fazer jogos para ela, e isso o dono da nintendo tinha q tomar uma providencia já

  • Jean Costa
    2013-01-16T15:06:07

    Pessoal, é uma questão de lógica ... Os jogos que estão pra lançar agora começaram a ser desenvolvidos de 3 a 5 anos atrás! O Nintendo Wii U nem tinha sido anúnciado! Agora, em termos técnicos, a portabilidade de uma plataforma pra outra não é nada fácil, agora imaginem portar pra outra plataforma e explorar a inovação do controle do console com a qualidade que o console e o jogo merecem? o Fifa foi um exemplo que poderiam melhorar o uso do controle! O que as desenvolvedoras estão anunciando é que "Não vamos portar jogos já desenvolvidos, mas vamos desenvolver NOVOS títulos para a plataforma!

  • Charles Wilson
    2013-01-16T14:33:18

    Triste ler isto, mas a Nintendo errou novamente ao lançar um console já defasado para a próxima geração, igualzinho ao que ocorreu com o Wii. Os novos Xbox e Playstation a serem lançados provavelmente darão um show no WiiU, que continuará sem grandes lançamentos. A Nintendo é um nome de peso (Mario é sinônimo de videogame e o maior jogo de todos os tempos), mas está indo pelo mesmo caminho da SEGA, que parou de produzir consoles por não conseguir concorrer com a Sony e Microsoft. Em um futuro, talvez vejamos Mario, Zelda nos videogames da Sony e Microsoft.

  • Anderson Garcia
    2013-01-16T14:10:00

    Wii+WiiU= Não dá nem metade do que é o Xbox 360 e Playstation 3

  • Marcos Vieira
    2013-01-16T13:53:53

    A nintendo não vai falir, apenas deu um tiro no pé com esse console, deveria ter lançado um console já para competir com o "Ps4 e Xbox720", erraram e vão pagar pelo erro, acredito que assim como o wii deu lucro inesperado e venceu a guerra de vendas dessa geração, eles acreditavam que o wii U seria da mesma forma, mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar e as produtoras de games sabem que esse console assim como o psvita da sony não vão vender muito e não vendem ae a compra de games é muito limitada pra investir no escuro !!!

  • Diego Silva
    2013-01-16T14:46:42  

    Fico triste pela Nintendo, deviam ter pensado na possibilidade de compatibilidade de seu Pad para os jogos atuais, talves se tivesse esperado um pouco mais, conseguiria um Chip mais poderoso podendo concorrer de frente com os próximos consoles.

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2013-01-16T14:46:42  

      É o que eu acho. Um amigo acabou de voltar da Europa e falou que lá o WiiU não está sendo pouco vendido. Cheiro de fracasso no ar. A Nintendo quis se antecipar à próxima geração e se dará mal. Parece que nem viu o exemplo da SEGA.

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2013-01-16T14:46:42  

      Quis dizer no comentário anterior que o WiiU não está sendo bem vendido na Europa.

  • Leandro Drumond
    2013-01-16T13:03:28  

    Só loucos ainda compram consoles da nintendo.

    recentes

    populares

    • Leandro Drumond
      2013-01-16T13:03:28  

      Verdade mesmo! Ja comprei e realmente so eh bom para quem quer pirataria a vontade.

    recentes

    populares

    • Leandro Drumond
      2013-01-16T13:03:28  

      Eu comprei meu Wii em 2009 antes dele ja tinha comprado o PS3 mas ai acabou queimando a placa, e comprei outro, e por incrivel que pareça queimou novamente, hj tenho meu primeiro wii ainda e peguei um XB360 não sei por que reclamam de console Nintendo tem exclusivos muito bons que jogo mais que o PS3 e o XB360, se pudesse teria os 3

  • Henrique Silva
    2013-01-16T14:26:45  

    Desses ai só fiquei triste pelo Crysis 3 por que os outros só tem nome RE6 então foi um lixo.

    recentes

    populares

    • Henrique Silva
      2013-01-16T14:26:45  

      Que isso kra Resident evil 6 é um bom game, o problema é que o wii U não vai emplacar como foi o wii, a nintendo errou e muito, gosto muito da empresa afinal desde criança jogo vamos ver as cenas dos próximos capitulos.

    recentes

    populares

    • Henrique Silva
      2013-01-16T14:26:45  

      apoiado Marcos

  • Mateus Oliveira
    2013-01-16T13:36:55  

    Patrick Lima, acho que vc é idiota demais pra compreender né, tá querendo corrigir todos, mas na verdade os tais "3 são inéditos", os 3 já estavam em fase de acabamento quando foi lançado o novo console da Nintendo. Portanto pare de falar que os outros não leram, e releia a matéria fmz.. ¬¬'

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2013-01-16T13:36:55  

      claro, pois as empresas receberam os kits de desenvolvimento do Wii U no mesmo dia em que a Nintendo o colocou à venda, por isso não houve tempo pra conversão ... por favor, as empresas começam a desenvolver games pros novos consoles com pelo menos UM ANO de antecedência, é ÓBVIO que era tempo suficiente pra portar esses jogos se as empresas achassem interessante ... pq será que lançaram Batman Arkhan City então ??

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2013-01-16T13:36:55  

      Patrick Lima concordo com vc... mais uma vez um console da Nintendo será foco apenas de Marios, Zeldas e relançamentos de jogos de 20 anos atrás dessa vez pra vc jogar com um super novo controle, eu duvido que a Capcom e EA mercenárias como são, não gostariam de lançar esses jogos também para o WiiU, porém pra que? Pra ver vender menos que Cooking Mama e Parque de Diversões do Pikachu?

  • Jorge Silva
    2013-01-16T12:22:35  

    "Fracasso nos Games", fica até parecendo que a Nintendo vai falir ao ler uma chamada de matéria como essa. Aí a gente abre a matéria e são só desenvolvedoras que não vão portar jogos antigos pro Wii U, só os novos.

    recentes

    populares

    • Jorge Silva
      2013-01-16T12:22:35  

      Patrick Lima Ahhhhhhh! Cala a boca !

    recentes

    populares

    • Jorge Silva
      2013-01-16T12:22:35  

      Andre Candido a realidade é triste ... quer os jogos hardcores de third parties, fuja de consoles Nintendo ... simples assim.

  • Jean Costa
    2013-01-16T10:42:32  

    Poderia colocar na matéria que as empresas estão recusando Jogos "Antigos" ou já lançados! O problema não é o Wii U, e sim portar o jogo para a inovação que o Wii U proporciona, que dá quase que o trabalho de um jogos novo, e que pelo número de usuários que possuem este console, não vale o investimento em projetos acabados, portanto somente jogos novos! Isso é lógica técnica e de mercado!

    recentes

    populares

    • Jean Costa
      2013-01-16T10:42:32  

      gustavo arueira exato ... toos sabem que a Nintendo não é escolha das third parties, e a compra de seus consoles se faz valer apenas pelos jogos da própria Nintendo ... que por sinal são uma repetição infinita de Marios e Zeldas ... se querem jogos multiplataforma relevantes, Sony e Microsoft são a escolha correta ... NÃO ADIANTA ficar de chororô galera.

    recentes

    populares

    • Jean Costa
      2013-01-16T10:42:32  

      Patrick Lima, para de falar baboseira meu filho. Nem analista é... O Wii U foi lançado agora, e pra mim isso tudo é decisão comercial não só das empresas como também da Nintendo, que não quer ports desses jogos em desenvolvimento. A Nintendo quer jogos inéditos, feitos e pensados para ser jogado com o GamePad... Acho perfeito. Chega de ports dos "outros consoles"... Tu fala de repetição de Marios e Zeldas como se fosse negativo... Além do mais, Microsoft vai repetir à exaustão Halo e Sony, God of War e Uncharted.. Fala mal de Wii Sports, mas deve jogar Sports Champions... Poser, poser!!

  • Anderson Sniper
    2013-01-17T00:05:31  

    Boa noite caros leitores , nintendista tem que jogar só Mário e pokemon e ficarem satisfeitos pois os grandes jogos deixa que o ps3 e o Xbox toma conta.todo nintendista tem cara de bobo e nao merece jogar esses títulos ta certo as produtoras.e vcs nintendistas podem ir lá correr atras da princezinh do Mário vai

    recentes

    populares

    • Anderson Sniper
      2013-01-17T00:05:31  

      é melhor que ficar dando tiro e chutando bola feito idiota.