Internet

15/01/2013 16h20 - Atualizado em 15/01/2013 19h42

Facebook lança graph search, busca social focada em usuários da rede

Gabriela Viana
por
Da redação

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, revelou nesta terça-feira (15/01) o segredo sobre a primeira novidade do ano apresentada pela rede social: a busca em grafo (graph search, em inglês) - termo matemático que representa relações entre objetos em um conjunto. No evento realizado na sede da empresa, em Menlo Park, na Califórnia, nos Estados Unidos, o CEO afirmou que a novidade é o terceiro pilar do Facebook - os outros dois são o feed de notícias e a linha do tempo, respectivamente.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Graph Search; a nova busca social apresentada pelo Facebook (Foto: Divulgação)Graph Search; a nova busca social apresentada pelo Facebook (Foto: Divulgação)

De acordo com Zuckerberg, a nova ferramenta foi criada para facilitar a vida de quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas - feitas com base nas conexões e dados dos usuários - e não apenas os links, como faz o Google. "Você quer uma ferramenta que te ajude a conseguir acesso ao conteúdo que seus amigos compartilharam", afirmou o CEO.

Segundo o que foi apresentado no evento, o novo sistema permite buscas por conteúdos curtidos e compartilhados pelos usuários, como músicas, lugares, fotos, vídeos e interesses. Além disso, é possível ainda cruzar informações, como por exemplo "pessoas que curtiram uma página e visitaram o museu MoMa".

Os resultados serão mostrados de acordo com a relação do usuário com a outra pessoa - ou seja, quem tiver mais contato com o seu perfil terá as respostas mostradas primeiro -, ou caso o conteúdo seja "público". O CEO alertou que tudo o que for classificado como "privado" não aparecerá nos resultados. Ainda segundo Zuckerberg, a ideia é permitir também as buscas em posts e comentários no futuro.

Vídeos nos resultados das buscas do graph search (Foto: Reprodução/The Verge)Vídeos nos resultados das buscas do graph search (Foto: Reprodução/The Verge)

O executivo disse ainda que, atualmente, cerca de um bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e um trilhão de conexões constam no gráfico social do Facebook. “Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado”, acrescentou.

A Graph Search ainda está em fase beta. No entanto, já apresenta muitas funcionalidades, como os quase 40 filtros disponíveis na ferramenta, que facilitam as buscas. De forma simples, quanto mais refinada, ou seja, quanto mais filtros tiver a busca feita pelo usuário, mais objetivo será o resultado.

Graph Search (Foto: Reprodução/Facebook)Filtros da Graph Search (Foto: Reprodução/Facebook)

Na demonstração do funcionamento da Graph Search, Zuckerberg mostrou que é possível fazer a procura também por lugares. O CEO fez uma busca por restaurantes mexicanos nas proximidades da sede do Facebook, e a ferramenta apresentou os resultados classificados de acordo com a opinião dos usuários.

O presidente do Facebook também anunciou uma parceria com o Bing, famoso mecanismo de busca da Microsoft. De acordo com o executivo, caso o usuário não encontre as respostas para suas pesquisas na busca gráfica, a ferramenta direciona os resultados para o site. "Nós queremos fazer buscas sociais, e é dessa forma que o Bing trabalha", disse Zuckerberg.

Quando perguntado sobre uma possível união com o Google, o executivo se manteve aberto a novos negócios. "Queremos trabalhar com qualquer empresa, desde que honrem a privacidade das pessoas no Facebook", concluiu. Os dados do Instagram também são do interesse do time responsável pela Graph Search e poderão ser usados em um futuro próximo.

Graph Search; a nova busca social apresentada pelo Facebook nessa terça-feira em Palo Alto (Foto: Reprodução/The Verge)Graph Search; a nova busca social apresentada pelo Facebook nessa terça-feira em Palo Alto (Foto: Reprodução/The Verge)

De acordo com a apresentação, o novo sistema também permitirá o controle do usuário quanto ao que faz sucesso ou não entre os conteúdos compartilhados na rede. Dessa forma, é possível saber qual foto tem mais "curtidas", qual a mais comentada e qual o conteúdo mais compartilhado. Além disso, é possível encontrar os vídeos preferidos de alguma celebridade ou de profissionais, como o caso de médicos ou esportistas.

A Graph Search, que já está disponível para os usuários americanos em sua fase de testes, também pode ser usada como ferramenta de recrumentamento de profissionais, o que lança o novo sistema como um possível concorrente do LinkedIn. Segundo Zuckerberg, o lançamento oficial do novo sistema deve acontecer nos próximos meses, assim como a tradução do serviço em outros idiomas. No entanto, ainda não há uma data definida. Ele também afirmou que há a possibilidade da criação de uma versão mobile do novo serviço.


Veja como o Graph Search funciona:

Se você tem uma página no Facebook, a busca social pode tornar mais fácil para as pessoas te encontrarem, assim como você pode achar, com mais facilidade, usuários com os quais compartilhe interesses. Se você tem um negócio, a nova ferramenta pode facilitar - e muito - a divulgação de sua empresa.

A barra de buscas primeiro retorna as sugestões de pesquisa, incluindo pessoas, páginas, aplicativos, lugares, grupos e buscas sugeridas. Os usuários podem procurar por restaurantes nas proximidades, lugares para onde desejam viajar, fotos postadas por páginas que eles gostam, ou jogos que seus amigos gostam de jogar.

Estas sugestões de busca levam as pessoas a uma única página de resultados. Os resultados são baseados em fatores que incluem informações que foram compartilhadas por seu negócio e as ligações da pessoa que procura.

Caso a ferramenta não consiga encontrar o que o usuário deseja, pode-se também fazer sugestões de busca na barra de pesquisa que, então, pode desencadeia mais buscas na web, especificamente no Bing, o mecanismo da Microsoft. Páginas e aplicativos ainda podem utilizar resultados patrocinados que aparecem para as pessoas (resultados patrocinados têm sido globalmente disponibilizados desde agosto de 2012).

O que você achou da Graph Search, a nova ferramenta de buscas sociais do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!

Confira o vídeo oficial sobre a privacidade na Graph Search (habilite a legenda em português):

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mano Truta
    2017-01-25T21:54:02

    vai

  • Bruno Castanho
    2013-01-16T09:52:09

    Isso é a evolução , WEB 2.0 ! Os internautas que alimentam seu conteudo, compartilha e interage!

  • Álisson Duarte
    2013-01-15T22:08:25

    “Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado." Disse o cara que passou a cobrar dos administradores das páginas para que o conteúdo seja visualizado por pessoas que curtiram a página e querem ver o conteúdo.

  • Alexandre Santos
    2013-01-15T20:54:21

    face fazendo hora com a populacao avisando que ia fazer um anuncioooooo OHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH depois vem essa parada mais paia do mundo kkk

  • Antônio Júnior
    2013-01-15T17:28:24

    Achei fantástica a ferramenta!!! O Google deve estar mordido, porque agora no Facebook teremos informações muito mais relevantes, já que já foram experimentadas antes pelos nossos amigos. SIGAM MEU INSTAGRAM: @juninhobrasil

  • Tiago Alves
    2013-01-15T18:32:02

    oi?

  • Gustavo Santos
    2013-01-15T17:40:19

    blá, blá, blá.... blá Não entendi nada... Sou do tempo da Barsa...

  • Aroldo Junior
    2013-01-15T17:30:41

    a ferramenta será útil, parabéns excelente.

  • Isaias Santos
    2013-01-16T13:07:42  

    Nossa, que novidade legal!!! Mas, espera, o Google+ não tem uma ferramenta idêntica???? Será que o Zuck está imitando de novo??? #ironia

    recentes

    populares

    • Isaias Santos
      2013-01-16T13:07:42  

      tem? nem sabia, como faço para usar essa função no google?

  • Pablo Moraes
    2013-01-15T19:00:53  

    Querida Gabriela.. Graph search significa busca via grafos.. O simbolo (em azul e branco) representa um grafo.. Em Ciencia da Computação, grafo é o objeto básico de estudo da teoria dos grafos. Grafos são usados para representação de problemas da vida real.

    recentes

    populares

    • Pablo Moraes
      2013-01-15T19:00:53  

      By Wikipedia