Tablet

17/01/2013 17h36 - Atualizado em 17/01/2013 17h36

iPad perde liderança para Nexus 7 no Japão; tendência pode ser mundial

Marcos Nepomuceno
por
Para o TechTudo

Parece que o iPad pode estar começando a ver sua liderança no mercado ser abalada. O Nexus 7, tablet desenvolvido pelo Google em parceria com a Asus, tem atingido bons números de vendas no mercado japonês e, pela primeira vez, superou a empresa da maça. De acordo com o Nikkei, principal jornal econômico do Japão, o Nexus foi a escolha de 44.4% dos 2,4 mil entrevistados em uma pesquisa realizada no país, contra 40.1% do iPad.

Design se parece com outros modelos (Foto: Stella Dauer) (Foto: Design se parece com outros modelos (Foto: Stella Dauer))Nexus 7 (Foto: TechTudo/Stella Dauer)

Um dos pontos fortes do Nexus é o preço baixo. Ele custa US$ 130 (cerca de R$ 260) a menos que o tablet mais barato do Apple, o iPad Mini. No entanto, a pesquisa não levou em conta o fato do iPad mini ter esgotado nas prateleiras japonesas no fim do ano, o que pode ter contribuído para a diminuição da popularidade do aparelho.

Ainda assim, o jornal ressaltou que o preço do Nexus seria o grande fator para o aumento da popularidade do aparelho, num mercado onde 3,6 milhões de tablets foram vendidos em 2012 e espera-se vender quase 5 milhões em 2013. O modelo, no Japão, custa cerca de 19,8 mil ienes (aproximadamente R$ 450), e no Estados Unidos, US$ 199 (em torno de R$ 400).

Qual é o tablet que você mais está esperando chegar ao Brasil: Nexus 7 ou iPad mini? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

De acordo com o site PCMag, em reportagem publicada em agosto de 2012, a cada tablet Android rodando no mundo, existem 6,6 iPads. Este número, porém, foi divulgado pouco depois da chegada do Nexus 7 às lojas, e não considerou a visível diminuição do marketshare da Apple trazida pelo tablet, que também colaborou para o aumento da participação do Android no mercado.

O lançamento de um tablet menor e mais barato - o iPad mini -, aliás, foi uma tentativa da Apple de aumentar seu alcance no mercado e voltar a figurar como inalcançável no segmento dos tablets, conforme afirma o site ExtremeTech. No entanto, a informação de que o Nexus já ultrapassou a popularidade do iPad no Japão prova que a liderança do produto da Apple está abalada.

No Brasil, o Nexus 7 deve chegar às lojas em breve, segundo o brasileiro Hugo Barra, diretor de produtos móveis do Google. O tablet de 7 polegadas chega ao país importado pela Asus, mas sem os subsídios da gigante das buscas, o que elevou seu preço a R$ 1.299.

* Colaborou Marlon Câmara

Via Cnet e PCMag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cesar Moura
    2013-01-21T15:38:50

    Vcs estao sendo enganados!!!!!! O Nexus pode ate ser legal, mas nao e um iPad. A experiencia do usuario do iOS e infinitamente melhor! Ah ta mas vcs nao sabem o que e isso porque vcs sao leigos. Eu trabalho com tecnologia de ponta e digo isso a vcs! Vendeu mais Nexus porque fizeram mais Nexus e os coitados nao tiveram chance de comprar um iPad, mas tivessem comprariam.

  • Danilo Freitas
    2013-01-21T09:43:14

    hahahahaha Que comédia esse texto. O Nexus vendeu mais porque o iPad mini ESGOTOU NAS PRATELEIRAS. Se o iPad esgotou, quem tá vendendo mais? Sério, é muita bobagem nessas reportagens que tentam denegrir a APPLE.

  • William Tamburi
    2013-01-19T00:28:48

    Subsídios pra que? Brasileiro adora pagar caro só pra se gabar depois, hehehe...

  • Joel Teixeira
    2013-01-18T07:35:34

    Parece que é questão de tempo para a Maçã ser digerida e virar apenas uma lembrança... foi tarde iCrap.

  • Joao Lima
    2013-01-18T00:49:43

    quanta noticia ruim da apple. apple é a futura nokia falida

  • Rodrigo Silva
    2013-01-18T00:06:02

    que nada por 1200 r$ não dá. quando baixar pra 600 contos eu compro.

  • Pc Galdino
    2013-01-17T20:42:00

    Nos EUA R$ 400; No Japão R$ 450,00; no Brasil R$ 1.299. Sempre temos que ser os campeões em tudo. Da-lhe Brazil

  • Carlos Reis
    2013-01-17T19:51:31

    Os fanaticos da Apple morrem de raiva dessas materias. Eles nao adimitem que a Apple seja rebaixada eles estao doente tao igual evangelicos ou outros religiosos fanaticos que nao abre mao dos seus pensamentos. Gente se liga o mundo muda , eu trabalho aqui na Inglaterra para uma empresa que presta servico para Apple . Trabalho com todos os produtos da Apple . E a Apple pediu pra nos da um jeito de economizar despesas porque eles estao perdendo mercado . Onde trabalho muitas pessoas perderam empregos por causa disso , a Apple quer economizar gastos.

  • Eduardo Ribeiro
    2013-01-17T19:49:54

    La custa R$ 400,00 no Brasil custará quase R$ 1.200,00 ou seja, 3 vezes mais!! da-lhe Brasil!!!

  • Alessandro Quintanilha
    2013-01-17T19:04:16

    Não merece a liderança no br se o preço RIDÍCULO de 1,3k se confirmar.

  • Samuel Franco
    2013-01-17T18:33:02

    Se viesse com o preço sugerido através do subsídio do Google aqui para o Brasil ele estaria na liderança no país também.

  • Diego Pessoa
    2013-01-17T18:10:52  

    Parabéns Google,é isso mesmo, a Apple quem esta disposto a pagar qualquer preço,então continue vendendo para essas pessoas, terão milhões de pessoas querendo comprar Google,Samsung,Nokia,Sony,Motorola.A Apple vai se perder justamente por querer vender produtos caros.Espero que o Nexus chegue no Brasil por um preço bem proximo dos R$ 700/800 se ela fizer isso tera uma grande venda no mercado brasileiro,espero que não caia na da Apple de vender produtos por preço de ouro....

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-01-17T18:10:52  

      Se for 500 aqui ainda será absurdo pois o N7 custa $149 nos EUA.

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-01-17T18:10:52  

      Thiago,esse é o problema,ele chegará por esse preço mesmo,pois não tera subsídio,mais quem sabe eles não seja fabricado aqui,o que podera deixar seu preço abaixo dos R$ 800,seria uma boa resposta aos tablets no Brasil que tem um preço absurdo...

  • Eduardo Costa
    2013-01-17T19:20:52  

    LEIAM a matéria original na CNet! Lá diz "Based on a survey of 2,400 consumer electronics stores" o que é muito diferente do texto da TechTudo de que "o Nexus foi a escolha de 44.4% dos 2,4 mil entrevistados em uma pesquisa realizada no país". Gente 2.4k LOJAS é muito diferente de 2.4k ENTREVISTADOS né PELAMORDEDEUS! Outra coisa, a pesquisa não leva os números de iPad Minis vendidos nas Apple Stores, somente nas lojas de departamentos. O TechTudo, tá difícil viu, manipulando a informação não vale! Só faz descer a credibilidade!

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-01-17T19:20:52  

      Mark Machado isso foi vc roncando ou grunhindo?

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2013-01-17T19:20:52  

      hem?

  • Cleverson Luiz
    2013-01-17T18:50:37  

    Viram a empresa que fez a pesquisa? A mesma que mentiu sobre a queda na demanda de iPhone... Outro detalhe, os números não contam com a venda na App Store e lojas on-line... Pesquisa 'super honesta' kkkkkk

    recentes

    populares

    • Cleverson Luiz
      2013-01-17T18:50:37  

      ROOOOOOOOOOOOOOOOONC. Fanboys, ah lá, tem louça na pia.

    recentes

    populares

    • Cleverson Luiz
      2013-01-17T18:50:37  

      hem? hem?

  • Lucio Menezes
    2013-01-17T20:38:57  

    Caramba, quanta notícia ruim pra Apple... parece que ela tá falindo mesmo

    recentes

    populares

    • Lucio Menezes
      2013-01-17T20:38:57  

      mas ta sim kkkkkkkkkk

  • Alexandre Silva
    2013-01-18T18:08:34  

    IPAD MINI concerteza é bem melhor Nexus 7.

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2013-01-18T18:08:34  

      Joel Teixeira Tinha q ser Apple mesmo??E,vc deve ter razao.O perfil dos compradores dos produtos Apple e de pessoas com pouco dinheiro e iletradas mesmo ne?E cada idiota que aparece aqui.

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2013-01-18T18:08:34  

      E com certeza você usou pelo menos um deles...peraí..provavelmente não...eu tenho um Nexus 7...não vou ficar propagandeando nada..os números de vendas dele já fazem isso...podem até existir tablets melhores..mas nada é BEM MELHOR...principalmente o ipad mini que foi lançado com tela fraca e processador de duas gerações de ipad atrás...todo mundo sabe que já já sai um novo ipad mini com tela melhor...Cada dia a Apple está mais acuada no seu cantinho de nicho de mercado..e a linha inteira da nexus é a grande responsável por isso...Bom, Bonito e Barato...isso é uma compra inteligente

  • Flávio Souza
    2013-01-18T13:41:15  

    Odeio o iPad mas a grande falha do Nexus 7 é a ausência de câmera traseira, continuo preferindo o Samsung Galaxy Tab!!!

    recentes

    populares

    • Flávio Souza
      2013-01-18T13:41:15  

      nem sinto falta, sinto falta da expansão de memoria por microsd...acabei comprando o de 32..já diminue bastante a necessidade...se fosse o de 16 estaria bem limitado para instalar jogos e colocar filmes dentro dele

  • Renato Aguiar
    2013-01-18T10:54:09  

    É, mas quem comprar o iPad escolhe o iPad normal ou o iPad Mini, ai esta dizendo que a pesquisa não levou em consideração o iPad Mini na pesquisa, então esta pesquisa não esta tão correta assim. Em todo caso acho normal um aparelho de custo tão baixo ter uma boa venda. Mas eu sou mais o iPad é o melhor.

    recentes

    populares

    • Renato Aguiar
      2013-01-18T10:54:09  

      Mas é assim mesmo, Renato. Só mentindo e iludindo as pessoas é que a Samsung ou o Android vão ser os melhores e vão ser os mais vendidos.

  • Leonardo Miranda
    2013-01-18T08:29:46  

    Sou fã dos produtos Apple.. mas já está mais do que na hora de realmente inovar e abaixar os preços!! Complicado meeeeeesmo!

    recentes

    populares

    • Leonardo Miranda
      2013-01-18T08:29:46  

      O problema de preço não é da Apple, amigo. Ela lança lá por $649, o que deixa caro são os impostos e taxas que o nosso amado Brasil cobra. Sacou?

    recentes

    populares

    • Leonardo Miranda
      2013-01-18T08:29:46  

      Lucas Diniz Mesmo nos EUA os preços são caros, Ipad Mini 329...Nexus - 199, Ipad 4 599 (32GB) Nexus 10 - 399 (Cara..dá para comprar um Nexus 10 e um Nexus 7 pelo preço de um ipad 4 wi-fi 32)....preço é um fator decisivo na compra, principalmente acompanhado de qualidade..itens similares com preços tão diferentes é bem óbvio pq o nexus cada dia mais aumenta a popularidade...

  • Paulina Rubia
    2013-01-17T19:03:00  

    Como podem esses fanaticos com a apple defenderem a empresa com unhas e dentes, eles deveriam e buscar o menhor para si em novas tecnologias nao ficarem ai defendendo a empresa como se fossem seu patrimonio, o povo alienado e estupido.

    recentes

    populares

    • Paulina Rubia
      2013-01-17T19:03:00  

      Concordo

    recentes

    populares

    • Paulina Rubia
      2013-01-17T19:03:00  

      É exatamente isso que eu penso..é sempre MUITO melhor, que os outros são lixo, que a samsung e a chrome estão enganando o povo para vender mais...etc.. Pra mim a grande mentira é um ipad 4 32 gb custar a mesma coisa que um nexus 10 e um nexus 7 somados...e ainda sobra 1 dolar para comprar uma balinha

  • Leonardo Miranda
    2013-01-18T09:16:01  

    Tirando o fanatismo desse loucos que ficam até se ofendendo nos comentários... quero mais é ver o circo pegar fogo... e espero que assim a Apple acorde!! Vendi meu 4S esperando um 5 top e veio mediano... quem sabe perder um pouco de mercado não vai fazer bem!

    recentes

    populares

    • Leonardo Miranda
      2013-01-18T09:16:01  

      taí um cara sensato

  • Lucas Diniz
    2013-01-18T09:04:26  

    O problema é que o TechTudo sabe o que dá audiência e que os fãs Android são muito ignorantes e em maior número. Claro que em maior número, pois a Apple vende 1 modelo de celular por ano, enquanto a Samsung vende uns 40. Essa matéria está errada, se alguém souber ler em Inglês é só visitar o site que gerou a notícia para ver o que está sendo dito DE VERDADE. Fanboys Android são tão retardados que não percebem que só demonstram inveja da Apple. A gente só desdenha o que quer comprar. Sabe o dia que a Apple vai falir? NUNCA. Ela perde em vendas, claro, só 20% do total. Mas ela tem 75% do lucro.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-01-18T09:04:26  

      Joelson Ferreira vcs estao sendo enganados!!!!!! O Nexus pode ate ser legal, mas nao e um iPad. A experiencia do usuario do iOS e infinitamente melhor! Ah ta mas vc nao sabe o que e isso porque vc e leigo.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-01-18T09:04:26  

      Cara, eu parei de ler seu comentário no "...enquanto a samsung vendo uns 40...", o que a Samsung tem a ver com isso? Acho que o ignorante aqui é você! hahaha

  • Jeferson Santos
    2013-01-18T08:30:48  

    kkk so rindo desses comentários! Apple Falida? So uma lembrança? Pai perdoe-os eles não sabem oque dizem! kkkk. Embora o Nexus ter sim tomado mercado da Apple por ser a unica linha q usa Android q realmente vale a pena comprar ainda esta longe de ser mais popular q o iPad.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-01-18T08:30:48  

      Não muito longe segundo TODO MUNDO...

  • Roberto Bareboin
    2013-01-17T19:18:30  

    O aparelho é bom, não tão bom como o iPad, mas o preço pode compensar. O que estraga o aparelho é essa porcaria de android.

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-01-17T19:18:30  

      Pareboin, desta vez você estrapolou. Defende o iPHONE como se fosse a sua mãe em todas as matérias relacionadas ou não, fala mal de todo o resto, chama os usuários do Android de pobres e agora diz que iPHONE ainda é um sonho??? Não conseguiu comprar até hoje???? Isso sim é fanatismo extremo pela igreja Universal do Reino da Apple. affffffff. hihoohihoohihoohihooooo hihihihihi hehehehehe. Faça como eu, entre nos posts pra brincar e tirar sarro de tudo e de todos(inclusive de mim mesmo hehe).

    recentes

    populares

    • Roberto Bareboin
      2013-01-17T19:18:30  

      Não é tão bom porquê? Atualmente o Android está tão estável quanto o IOS, principalmente que o reis dos bugs e fails do ano de 2012 foi o IOS...O Maps foi um bom exemplo disso, e fora que quais foram as inovações do IOS em 2012??? teve alguma??