25/01/2013 16h26 - Atualizado em 25/01/2013 16h26

Jogue os clássicos da Atari em versões para Android e iOS

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Com o anúncio da falência da Atari, bate uma saudade dos jogos clássicos que marcaram época. Alguns desses games receberam versões para Android e iOS, retornando às mãos dos jogadores em homenagens à criadora do Atari 2600.

Vamos relembrar alguns títulos que estão presente nos dispositivos mais amados hoje em dia: smartphones e tablets.

Os jogos do Atari também marcam presença no Android e iOS (Foto: Divulgação)Os jogos do Atari também marcam presença no Android e iOS (Foto: Divulgação)

Atari’s Greatest Hits (Android e iOS)

Atari Hits traz as máquinas arcades do Atari para o seu iPhone e Android (Foto: Divulgação)Atari Hits traz as máquinas arcades do Atari para o seu iPhone e Android (Foto: Divulgação)

Atari Greatest Hits é uma coletânea de jogos do antigo videogame Atari 2600 para iPhone e Android. São cerca de 100 games disponíveis para matar a saudade, porém eles só estão disponíveis em pacotes com 25 jogos. Além disso, alguns títulos não estarão presentes nsa coletâneas, pois pertencem a outras empresas, como a Activision.

Activision Anthology (Android e iOS)

Keystone Kapers ou "polícia e ladrão" como era conhecido por aqui (Foto: Reprodução)Keystone Kapers ou "polícia e ladrão" como era conhecido por aqui (Foto: Reprodução)

Isso nos leva diretamente a outra coletânea, a Activision antology. Essa sim é bem mais conhecida pelos antigos gamers brasileiros, jogos como Keystone Keppers, River Raid e outros farão muitos marmanjos ficarem com lágrimas nos olhos, cheios de saudade dos anos 80. O pacote, que vem com 11 jogos, está disponível para Android e iOS. Além dos jogos, esse aplicativo vem com os manuais originais e réplicas tridimensionais dos cartuchos.

Enduro (iOS)

Enduro para iPhone e iPad (Foto: Divulgação)Enduro para iPhone e iPad (Foto: Divulgação)

Enduro é um jogo de corrida lançado originalmente em 1983. Ele pavimentou grande parte da jogabilidade que hoje vemos em jogos de corrida atuais. A ideia era inovadora para a época e inspirou muito jogos que o sucederam a adotarem a famosa “câmera traseira”. Recurso que é usado até hoje no gênero.

Airfox - Remake de River Raid (Android e iOS)

River Raid ainda vive nos smartphones com Android e iOS (Foto: Divulgação)River Raid ainda vive nos smartphones com Android e iOS (Foto: Divulgação)

Um dos jogos do Atari que fez mais sucesso no Brasil ao lado de Enduro foi River Raid, neste remake você confere um jogo igualzinho ao original, mas adaptado para se jogar mais confortavelmente em telas touch. Você pode usar o acelerômetro, inclinando seu smartphone, ou optar pelos toques na tela.

Pitfall!

Pitfall recebeu um remake que reformula totalmente o clássico do Atari (Foto: Divulgação)Pitfall recebeu um remake que reformula totalmente o clássico do Atari (Foto: Divulgação)

O clássico de aventura originário do Atari 2600 recebeu uma versão remodelada e pensada para os dias atuais. Muito mais rápido, o novo Pitfall, com versões para Android e iOS, tem jogabilidade similar a Temple Run, mas o jogador pode usar um chicote para matar cobras e balançar-se em cipós pelo caminho.

Pac-man

Pac-man que também teve versões para Atari 2600 também ganhou versões para Android e iOS (Foto: Divulgação)Pac-man que também teve versões para Atari 2600 também ganhou versões para Android e iOS (Foto: Divulgação)

Pac-man já foi o personagem do mundo dos games mais conhecido de todo o mundo, Antes de Mario, Sonic e outros. Muito popular nos anos 80, o game até ganhou seu próprio desenho animado. Aqui temos o Pac-Man em sua forma original para Android e iOS.

Frogger (Android e iOS)

Frogger é um jogo divertido para criançada, mesmo passando tanto tempo (Foto: Divulgação)Frogger é um jogo divertido para criançada, mesmo passando tanto tempo (Foto: Divulgação)

Apesar de parecer muito simples, Frogger era um jogo muito jogado nos dias de glória do Atari 2600. Mesmo que não pareça um jogo competitivo para os dias atuais, Frogger ainda é bastante divertido para crianças a partir de quatro anos e para os mais velhos que querem relembrar a infância.

 Pong World

Pong World foi o primeiro jogo da Atari (Foto: Divulgação)Pong World foi o primeiro jogo da Atari (Foto: Divulgação)

O clássico dos clássicos: Pong foi o primeiro jogo lançado pela Atari. O remake transforma os tracinhos do jogo original em criaturas estranhas e engraçadas que lutam por terrenos neste game. A nova versão conta com muitos power-ups para você incrementar o seu monstrinho.

Space Invaders

Space Invaders é um dos jogos mais importantes da história (Foto: Divulgação)Space Invaders é um dos jogos mais importantes da história (Foto: Divulgação)

Diretamente dos anos 70, Space Invaders é um jogo sem fim, mas que continua sendo super divertido. Com a ideia simples de matar alienígenas, o game fez história ao introduzir o ritmo que se incorporou ao mundo dos videogames. No iPhone e iPad, podemos conferir o jogo igualzinho como ele era no Atari 2600. O aplicativo ainda conta com rascunhos originais do desenvolvedor.

Breakout: Boost

Breakout foi o "pai" de clássicos como Arkanoid e outros (Foto: Divulgação)Breakout foi o "pai" de clássicos como Arkanoid e outros (Foto: Divulgação)

Mesmo que seja mais conhecido pelo seu sucessor, Arkanoid, Breakout é o criador do gênero onde temos uma série de blocos no topo de tela e tentamos quebrá-los com uma bola e uma barra na borda inferior da tela. Lançado originalmente em 1976, foi um dos jogos mais copiados até os dias atuais, perdendo apenas para Tetris.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Luciana Catarina
    2014-04-21T18:52:35

    O melhor não tem que pena, queria o que o hominho pulava nas placas de gelo era o melhor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Costa
    2014-01-25T15:31:43

    Fez muito sucesso nos anos 80. Show de bola. Deixa muita saudade

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Oliveira
    2013-01-26T00:16:39

    Vale lembrar que existem várias opções de games clássicos no Windows Phone também (basta acessar a loja americana - se não souber acessar só me perguntar como @leossoliveira), como Final Fantasy, Sonic e Pac-Man.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário