Video game

04/01/2013 12h20 - Atualizado em 04/01/2013 12h20

Playstation 4 pode ter tecnologia que impede jogos usados

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Um usuário do fórum americano de videogames NeoGAF, identificado pelo apelido gofreak, encontrou uma patente registrada pela Sony do Japão, detalhando uma tecnologia que impediria a utilização de jogos usados em seus aparelhos. Presume-se que a novidade poderia ser incorporada ao PlayStation 4, mas ainda é cedo para tirar conclusões.

PlayStation 4 poderia bloquear jogos usados com essa tecnologia (Foto: Eurogamer e TechRadar.com / Reprodução: Rafael Monteiro)PlayStation 4 poderia bloquear jogos usados com essa tecnologia (Foto: Eurogamer e TechRadar.com / Reprodução: Rafael Monteiro)

A tecnologia mostrada na patente funciona de forma semelhante à NFC, Near Field Communication. Ela permite que o disco comunique-se com o aparelho ao ser executado, apenas pela proximidade de ambas as partes. Uma vez conectados, é possível atrelar ao disco uma conta para que ele só funcione para aquela pessoa ou console, impossibilitando a revenda.

A documentação da patente afirma explicitamente o objetivo dessa proteção: impedir a venda de jogos usados. Há muito tempo este mercado vem se envolvendo em polêmica, pois as lojas ficam com todo o lucro gerado na revenda de títulos usados, enquanto os desenvolvedores defendem que deveriam receber uma porcentagem desse valor.

Segundo o documento, a nova tecnologia é uma alternativa superior aos atuais Online Pass, pois “quando o aparelho não está conectado à internet, o uso do conteúdo não pode ser controlado”, e também mais seguro do que senhas: “Usuários podem comunicar senhas entre eles e assim a venda de usados não pode ser eliminada”.

Outros usos também são mencionados, como controle de periféricos e até outras mídias, como música. A patente não chega a falar sobre em qual plataforma ela poderia ser usada, mas seria improvável que fosse aplicada em um console já em produção, como o PlayStation 3. A Sony não chegou a comentar o ocorrido.

Quão importante é o comércio de jogos usados? Deixe sua opinião em nosso fórum!

Via Eurogamer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Cunha
    2013-01-07T03:01:30

    Desse jeito eu nem mesmo posso comprar um jogo para meu filho mais velho e seu irmão caçula jogarem... Vou ter que comprar um console para cada um, e um game para cada um... Se o console pifar tenho que comprar os jogos de novo? Ridículo... Se o caçula esquecer a senha?

  • Thiago Penha
    2013-02-18T23:38:04

    continuação.... caiu e quebrou... até entao morreria no gasto com um novo console, porem, agora com este novo modelo terei que comprar alem de um novo play, comprarei 5000,00 de jogos novamente????????????? pq tipo jogo todos eles ne!!!!!!??????? fica a pergunta??????

  • Thiago Penha
    2013-02-18T23:37:53

    Galera isso não existe, nunca vai sair do papell, eu tenho uns 50 jogos de play na media paguei 100 por cada tenho então 5000,00 investidos nisso,... nusss... deu uma dor no peito agora, naum tinha feito essa conta anteriormente!!!! Mas, ai veio uma sobrinha ou mesmo meu filho... e sem "querer" pegou meu play pra levar na casa do coleguinha q tava de castigo e naum podia sair, naum podia so levar o jogo pra se divertir la pq so roda no meu console com a minha conta, e então "meu precioso"

  • Edson Junior
    2013-02-16T18:02:15

    Se for assim, COMPUTADOR wins. Pois o valor que gasto com um console da nova geração, monto um computador dos bons, sem falar que os jogos para pc são mais baratos e também jogam online.

  • Huascar Torrico
    2013-02-16T14:44:12

    Se isso acontecer de bloquearem jogos usados(diga-se de passagem: O PRÓXIMO XBOX TBM TERÁ ESSE BLOQUEIO!! ), vou voltar pro PC

  • Huascar Torrico
    2013-02-16T14:39:53

    O XBOX 720 TBM TERÁ ESSE BLOQUEIO, NÃO SERÁ SÓ A SONY. INFORMEM-SE!!!

  • David Zago
    2013-02-16T12:47:21

    bem prefiro o ps3, pq acho bem melhor que o xbox, mas essas besteiras que a sony estão criando te compensando mais ter um box mesmo.

  • Jefferson Rocha
    2013-02-01T15:32:48

    E se o video-game for roubado, estragar, molhar, explodir??? Além de ter que comprar outro video-game tenho que comprar todos os jogos denovo? É demais, não??!! Parece brincadeira.

  • Andre Macea
    2013-01-26T20:55:39

    então, seguindo esse pensamento ridículo, qdo for vender meu carro ou meu celular, terei q repassar novamente o lucro para as montadoras e fabricantes???? lamentável essa iniciativa da sony.

  • Luciano Silva
    2013-01-22T14:31:08

    Bá.. sou muito fã do ps3.. e sempre defendi a sony.. mas com essa, se fizerem isto,aee to caindo fora.. vou pra xbox que tambem eh muito bom... vai ser a maior besteira que a sony vai fazer... vão perder no minimo 80 a 85 % do mercado pra microsoft... espere que sejam só buatos

  • Ricardo Mendes
    2013-01-22T12:46:47

    Absurdo! Se eu compro o jogo o jogo é meu!! Faço o que quiser. Eles já ganharam quando comprei, não têm que ficar recebendo em revendas!

  • Jack Antunes
    2013-01-22T09:08:40

    já consigo visualizar a gigante sendo derrubada pelas outras, tudo por pura ganância e arrogância de seus diretores, vai tirar a máscara, acham que caixão tem gavetas!!! é revoltante!!

  • Renan Silva
    2013-01-21T18:12:07

    Por isso que eu não compro mais nada da sony, gananciosa demais. Tudo ela inventa um padrão próprio, como os cabos de dados que não são mini usb, cartoes de memória que não são SD. Tudo que ela faz é pensando em si mesma, obrigando seus clientes a ficarem presos a ela

  • Eduardo Pimentel
    2013-01-21T15:34:53

    Com certeza existem dispositivos lgais para quebra essa patente pois isso iria ferir o direito adquirido pela compra do produto pelo valor pago pelos direitos e impostos devidos isto sim gera a grande quantidade de piratas e hackers

  • Fábio Filho
    2013-01-18T11:10:28

    apenas serei a favor disto se os jogos diminuirei de valor pelo menos pela metade

  • Pedro Neto
    2013-01-07T12:31:37

    Vai ser o maior tiro no pé de todos os tempos. Os consoles não ficar estocados, porque todos vão continuar com os consoles da geração anterior, quando começarem a vender, vai ser pq já vai existir forma de piratear. Jogadores que mantem o console bloqueado, ou seja, que compram títulos originais, também precisam comprar alguns jogos usados, senão não conseguem jogar tudo o que querem. Essa manipulação de mercado é estúpida e já deveria não existir mais... quem se lembra das famigeradas regiões nos DVDs?

  • Raphael Ribeiro
    2013-01-05T09:42:29  

    eu acho na minha e somente minha opinião, que está certo. mas devia haver um molde de usuário e senha no console, para você inserir ou excluir usuários, fazendo com que na casa do fulano, vc insere o seu usuário titular, joga, e o exclui quando vai embora; fixando o mesmo a 1 console apenas, assim, se você está jogando na casa do fulano, você não vai estar na sua né? nada mais justo, que cobrar pelo uso do jogo por titular de cópia, afinal o valor é simbolico, pois ninguém paga o valor de desenvolvimento, para assim se tornar o "dono" do jogo, você que adquiriu a cópia licensiada

    recentes

    populares

    • Raphael Ribeiro
      2013-01-05T09:42:29  

      acho que na sua somente sua opnião vc não entendeu direito oq isso significa vc nunca podera utilizar o game em um console que não seja o seu pois o bloqueio sera na gerencia de sua conta e aparelho, diferente de lincenças para games on line.

  • David Zago
    2013-02-16T12:53:55  

    alem de ganharem um rio de dinheiro em jogos aki no brasil, todo mundo sabe que estes jogos do ps3 no exteiror são a preços justos aki no brasil é um absurdo ainda querem ser exclusivos , que dizer que se eu comprar um jogo e não querer mais jogar ele ja era perdi 200 reias, já era sony , microsoft na cabeça adeus ps gostei muito do ps1, ps2, ps3 mas se for mesmo verdade meu proximo será xbox 720

    recentes

    populares

    • David Zago
      2013-02-16T12:53:55  

      Concordo com vc, sempre tive video games da sony mais se isso for verdade XBOX ai vou eu.

    recentes

    populares

    • David Zago
      2013-02-16T12:53:55  

      Acho que vcs não foram informados, mas o Xbox 720 TAMBÉM virá com esse bloqueio para jogos usados. na vdd, a microsoft foi qm anunciou esse bloqueio primeiro

  • Jaime Pinheiro
    2013-01-31T13:02:04

    Costumo comprar produtos do sony a algum tempo. Já tive PS1, PS2 e atualmente tenho PS3. Caso o bloqueio a jogs usados seja implementado então na próxima geração terei um XBOX.

  • Flávio Souza
    2013-01-25T22:27:16  

    OOOOOO palhaçada é essa, pessoal temos que nos reunir tipo em uma rede social ou criar uma comunidade contra a PS4 pois essa de não aceita jogos usados isso é uma grande palhaçada, vamos todos pra XBOX, pois além de ser mais barata, ter acessórios mais baratos e aceitar jogos usados e ainda podemos destravar...

    recentes

    populares

    • Flávio Souza
      2013-01-25T22:27:16  

      Cara me desculpe, mais se vc acha que um console destravado é vantagem, vc não é gamer :S,

  • JOÃO SILVA
    2013-01-22T10:32:20

    Se realmente acontecer ou eu vou pular para o Xbox, ou vou desbloquear o aparelho. Já acho revoltante os jogos virem com códigos online, que dirá isso

  • Cristiano Palmer
    2013-01-05T08:56:58  

    Sou totalmente contra a pirataria, mas jogos usados não são pirataria. Eu tenho 2 consoles, eu não posso usar o jogo em ambos? E se um estragar e eu comprar outro? Perdi os jogos? Se a Sony realmente fizer isso, terei que optar pelo Xbox na próxima geração, mesmo preferindo os exclusivos do Playstation! Se eu comprei um jogo ele é meu e pronto! Eu não quero esquentar a cabeça com brigas judiciais, então, simplesmente irei optar por outro console, e garanto que muitos farão isso, e só a Sony e suas produtoras de jogos tem a perder com isso!

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2013-01-05T08:56:58  

      Victor Cunha verdade

    recentes

    populares

    • Cristiano Palmer
      2013-01-05T08:56:58  

      Exatamente, eles não querem mais vender jogos, querem cobrar uma licença descartável pessoal e intransferível, então, cobrem a licença, a mensalidade, e o jogo, a mídia, deveria ser de graça. Já não basta o monte de cartuchos da nintendo empilhados aqui em casa sem uma máquina funcionando onde possam ser jogados...

  • Edson Nascimento
    2013-02-18T15:53:02  

    se for assim sou obrigado a deixar o ps e ir para xbox

    recentes

    populares

    • Edson Nascimento
      2013-02-18T15:53:02  

      o xbox ja vai fazer isso no 720... o pior eh q ja ta confirmado... Microsoft filhao

  • Phelipe Mascarenhas
    2013-01-04T18:16:44  

    Essa "tecnologia" é horrivel, já comentaram mas vou ressaltar... se o Console quebra? Eu perco o jogo? Se vou jogar na casa de um amigo? (muito comum com jogos de futebol... sei que da para jogar pela net mas não é a mesma emoção) eu não poderei? Com certeza a Sony não iria dar um tiro no pé deste jeito, irá perder muitas vendas, mas se acontecer vou para o XBOX...

    recentes

    populares

    • Phelipe Mascarenhas
      2013-01-04T18:16:44  

      Vc não vai perder o jogo se o console quebrar porque o jogo está vinculado a sua CONTA da sony.

  • Eduardo Magliano
    2013-01-04T13:05:35  

    Esse tipo de sistema é passível de ação judicial fácil!!! Se eu compro um jogo, ele é meu... Se eu quiser levar na casa de um amigo pra jogar no console dele, é um direito MEU!!! Não existe isso de a mídia só poder rodar em um único aparelho! E se eu tiver duas casas e um PS4 em cada uma?! Vou ter que comprar 2 jogos iguais?!?! Não existe isso... Se a Sony implementar esse sistema, vai levar vários "fumos"! Dano Moral fácil!!! Hehehehe... cuidado sony! Desse jeito vou recuperar vou recuperar o valor gasto pra comprar o PS4 rapidinho!!! uahuahauahuahu...

    recentes

    populares

    • Eduardo Magliano