Jogos de corrida

04/01/2013 19h24 - Atualizado em 04/01/2013 19h24

Road Rash e Super Hang-On estão entre os melhores jogos de moto da história

Fernanda Santos
por
Para o TechTudo

Os apaixonados por velocidade sempre estão em busca de novos desafios, mas, como a maioria não pode colocar a sua paixão em prática na vida real, os games são uma ótima alternativa. As empresas produtoras de jogos sempre procuram lançar títulos novos que mais se aproximam  da realidade para tornar a experiência de dirigir uma moto nos consoles cada vez melhor e real.

Moto GP 10/11 (Foto: Divulgação)Moto GP 10/11 (Foto: Divulgação)

Além de uma forma rápida de driblar o trânsito nas grandes cidades, as motos também são responsáveis por muitas horas de diversão nos consoles há muito tempo, dando origem a games clássicos que nunca vão sair da memória de um saudosista e também a jogos para a nova geração de vídeo games que ficarão para a história. O TechTudo montou uma lista com 10 dos melhores clássicos e modernos nesse estilo.

 10 – Excitebike 64 (2000, Nintendo 64)

Desenvolvido pela Left Field Productions, em Excitebike 64 o jogador encarna um piloto de motocross que precisa enfrentar vários desafios em corridas alucinantes, podendo escolher entre várias pistas e modos de jogo. Dentre os modos existentes no game temos lugar até para aqueles incomuns, como jogar futebol com a sua moto. Excitebike 64 é a continuação do game Excitebike lançado em 1984 para NES e estava incluso na íntegra no mesmo cartucho do seu sucessor, sendo possível jogar as duas versões. Em 2011, o primeiro jogo da franquia foi lançado em 3D na Nintendo eShop com o título 3D Classics: Exitebike.

Excitebike 64Excitebike 64 (Foto: Divulgação)

9 – SBK X Superbike World Championship (2010, Xbox 360)

A emoção das corridas de moto chega ao jogo desenvolvido pela Infront Sports para tornar a jogatina dos fãs do esporte mais divertida e desafiadora. Neste jogo, o usuário precisa aprimorar as suas habilidades no controle da sua moto para vencer nos doze circuitos disponíveis no game. Neste título, os jogadores tem disponível um modo carreira, onde é preciso administrar campeonatos, corridas, parcerias e empregos junto aos fabricantes, fazendo com que o usuário encarne um verdadeiro empresário do esporte.

Para quem não é um jogador ávido, o modo arcade é ideal para jogar casualmente sozinho ou em grupo. Quanto aos gráficos, este título da série apresenta um visual melhorado com gráficos refeitos e um novo sistema de cálculo de reação dos objetos que permite as motos se comportarem de forma mais realista, inserindo realmente o jogador neste universo.

sbk_xSBK X (Foto: Divulgação)

8 – Super Hang-On (1989, Mega Drive)

Lançado originalmente para fliperama em 1988, Super Hang-On fez parte da primeira geração 16-bits lançado pela Sega para o Mega Drive, levando para o console ótimas corridas no estilo racha onde o jogador precisava competir contra outros pilotos em sete pistas com níveis de dificuldade diferentes. No modo “arcade” o usuário podia jogar o conteúdo encontrado nos fliperamas, composto por quatro níveis de dificuldades: o Beginner, que se passa na África e contém seis estágios; Júnior, com dez estágios na Ásia; Senior, com catorze estágios ambientados na América e o Expert, com dezoito estágios na Europa. Já o modo “Original” é exclusivo do console, permite ao jogador customizar a sua moto e ainda contratar mecânicos para consertá-la usando o dinheiro que ele conseguiu ganhando os rachas.

Super_Hang-On620Super Hang-On (Foto: Divulgação)

7 – Trials Evolution (2012, Xbox 360)

O sucessor do Trial HD, um dos jogos mais vendidos na Xbox Live Arcade, está de volta com muito mais emoção e desafios empolgantes. Neste jogo desenvolvido pela RedLinx, é preciso muita técnica para conseguir todas as medalhas de ouro nas pistas. Além disso, ainda é possível criar um circuito completamente novo e do jeito que você quiser através o editor de pistas. Depois de pronto você pode desafiar seus amigos em uma corrida no trajeto que você criou ou então pilotar a sua moto nas pistas dos seus amigos ou de qualquer outro jogador no mundo. Trials Evolution é ideal para qualquer tipo de jogador, seja aquele casual que gosta de jogar um bom jogo de corrida as vezes ou os motoqueiros de plantão dos consoles que estão sempre em busca de um título de qualidade.

Trials EvolutionTrials Evolution (Foto: Divulgação)

6 – Joe Danger (2010, Xbox 360 / PC)

Cheio de cores fortes e vibrantes e com um personagem principal cheio de personalidade, Joe Danger, produzido pela Hello Games, é um jogo simples e dinâmico que permite ao jogador fazer uma série de manobras com a sua motoca enquanto ultrapassa os obstáculos que aparecem na fase. Dentre os desafios que podemos encontrar em seu percurso estão saltar sobre ônibus e fazer acrobacias radicais. Antes de começar a corrida propriamente dita, para o jogador já ir se aquecendo ele precisa coletar letras ao longo do cenário que formam a palavra DANGER. Durante a disputa, o jogador precisa pegar várias moedas pelo percurso para conseguir uma ou mais estrelas.

Para quem não quiser ficar apenas nas pistas tradicionais, o jogo também disponibiliza corridas com chefes, desafios extras e níveis especiais de quebra-cabeças. O jogo ainda conta com um editor de fases, para que o usuário crie suas próprias pistas. Embora o jogo seja apenas para uma pessoa, ele pode ser muito divertido.

joe_dangerJoe Danger (Foto: Divulgação)

5 – Project Gotham Racing 4 (2007, Xbox 360)

Desenvolvido pela Bizarre Creations, o quarto título da franquia de jogos de corrida chegou ao Xbox 360 com um estilo árcade onde o jogador precisa seguir uma carreira como piloto e conseguir o maior número de pontos (chamados Kudos) possível, mas não apenas ganhando corridas, a performance durante as voltas também conta bastante. Além dos tradicionais carros, os jogadores também podem escolher motos, dando mais possibilidades ao jogo e tornando-o mais divertido.

Para quem gosta de bons gráficos, Poject Gotam Racing 4 não deve nada para os jogos atuais e desde seu lançamento foi muito elogiado pela qualidade da modelagem criada pela desenvolvedora. A mudança do tempo durante uma corrida deixa o jogo mais dinâmico e desafiador, onde o cenário pode mudar de um dia ensolarado para uma chuva torrencial em segundos, testando a habilidade do jogador em situações diferentes.

project-gotham-racing-4620Project Gotham Racing (Foto: Divulgação)

4 – Mario Kart Wii (2008, Nintendo Wii)

Apesar de Mario Kart não ser um jogo tradicionalmente de corrida de motocicletas, na versão para Wii estes veículos foram adicionados, agora os jogadores podem disputar uma corrida com o seu personagem favorito sobre duas rodas. O jogo desenvolvido pela Nintendo reúne diversos modos de jogo, tanto single-player, quanto multiplayer, dentre eles estão o Grand Prix, onde o jogador precisa vencer as corridas para desbloquear novos veículos e personagens, o Time Trial, o modo Versus e o Battle, que pode ser jogado tanto no multiplayer quanto no single-player e muito mais.

Apesar do game não possuir gráficos impressionantes, todo universo envolvendo o Mario é contagiante e animador, sendo possível reviver neste game os velhos tempos nas pistas clássicas e apreciar o novo em pistas inéditas, se divertindo muito com seus amigos e sozinho.

mario-kart-wiiMario Kart Wii (Foto: Divulgação)

3 – Road Rash (1991, MegaDrive)

Esta série de corrida de motocicletas desenvolvida pela Electronic Arts marcou a infância de muitos gamers pelo mundo, nele os jogadores tinham que participar de rachas violentos em rodovias, sendo o primeiro jogo de corrida da história a promover o combate físico entre os pilotos, dando o toque violento e desafiador ao título. O game foi lançado originalmente para Mega Drive, mas nos anos seguintes também foi convertido para outros consoles como PlayStation, Master System, Nintendo 64 e até mesmo para PC.

A premissa do jogo é a tradicional, o jogador precisa chegar entre os três primeiros colocados para conseguir passar para os próximos níveis, onde o desafio fica maior, os oponentes ficam mais rápidos, as pistas mais longas e os combates mais intensos. Com o dinheiro ganho nas corridas, o jogador pode comprar motos novas e mais potentes para os próximos desafios e até mesmo para pagar a sua fiança, caso seja preso.

Este jogo inovou em muitos aspectos, permitindo combates em cima das motos usando placas e barras de metal, por exemplo, e com alterações na jogabillidade baseadas nas mudanças de altitude e de física. Diferentemente dos jogos encontrados até então, nele o jogador tinha que lidar com o fluxo intenso de carros, latas de lixo, placas e até animais que podiam atrapalhar o seu percurso.

RoadRashRoad Rash (Foto: Divulgação)

2 – MotoGP `07 (2007, Xbox 360 / PC)

Lançado pela Capcom há alguns anos, MotoGP`07 é o sétimo título da famosa franquia de jogos de corrida de moto, mantendo a mesma essência que tornou o simulador respeitado e ainda trazendo ótimos gráficos que animaram muito os fãs. Apesar de ser para apenas um jogador, o game apresenta diversos modos de jogo e opções de customização para os gamers mais excêntricos, sendo possível mudar os pneus, motor e pintura da motocicleta. No modo online, o jogador pode disputar corridas contra jogadores de todo o mundo e o vencedor fica com a moto do perdedor.

moto-gp-07Moto GP'07 (Foto: Divulgação)

1 – MotorStorm: Apocalypse (2011, PlayStation 3)

Dando suporte para até 15 jogadores, o game de corrida de moto da Evolution Studios se destaca pelo seu cenário diferente. Ao invés de belas paisagens e cidades modernas ao fundo, o jogador encontra uma cidade litorânea completamente destruída após desastres naturais, um cenário digno do apocalipse, como é a proposta do jogo. Em um mundo destruído, nada melhor do que organizar um evento Motorstorm para o povo se “divertir”.

No evento você vai se deparar com tiros, explosões e até mesmo helicópteros que deixarão sua corrida mais intensa e desafiadora. Mas é preciso ter cuidado não só com estes probleminhas, o jogador ainda poderá encontrar problemas na pista e pessoas correndo pelo caminho, procurando ter cuidado para desviar e não sofrer acidentes que o atrasarão. Para os fãs da franquia o jogo manteve sua jogabilidade original e ainda permite o uso do recurso 3D de aparelhos de TV, o que ajuda a aumentar a profundidade e a imersão do usuário no jogo.

MotorStorm Apocalypse620Motor Storm: Apocalypse (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares