Jogos de ação

13/01/2013 14h33 - Atualizado em 13/01/2013 14h33

Três em cada quatro pais acham que games contribuem para violência

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Uma recente pesquisa, realizada pela organização Common Sense Media, entrevistou 1.050 pais dos Estados Unidos perguntando sua opinião sobre jogos violentos. Segundo os resultados, 75% deles acreditam que a violência em videogames contribui para a disseminação da violência real nos EUA.

Comercial de Hitman: Absolution foi considerado inapropriado para 84% dos pais (Foto: penny-arcade.com)Comercial de Hitman: Absolution foi considerado inapropriado para 84% dos pais (Foto: Reprodução/penny-arcade.com)

Dentre o número de pais entrevistados, 89% deles concordam que a violência em jogos seja um problema, mas divergem sobre sua importância. Entre eles, 45% acreditam que seja um grande problema, enquanto 44% acham que é um problema menor. Para fins de comparação, 77% dos pais também acham que violência na TV e em filmes é uma das causas da violência real.

Ao assistirem a um comercial para TV do jogo Hitman Absolution, 84% disseram que ele era inapropriado para ser veiculado em um horário em que crianças estivessem assistindo. A classificação etária do título é Mature (M), recomendando-o apenas para maiores de 17 anos.

Entre as possíveis causas para violência, videogames ficaram atrás de falta de supervisão das crianças (93%), bullying (92%), crimes no dia a dia (86%) e violência na TV (77%). Curiosamente, ficou empatado com o fácil acesso a armas de fogo (75%), e apenas ficou à frente de brinquedos violentos (64%).

Se você fosse pai, daria jogos violentos para seu filho?

Via Kotaku

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Andrade
    2013-01-13T16:40:49

    Pesquisa feita com pais ultrapassados que nunca pegaram em um vídeo game, não procuram saber o que os filhos fazem, onde arrumam dinheiro, não acompanham a situação dos filhos no colégio ao não ser no final do ano quando já esta reprovado irresponsáveis. Na minha infância / adolescência não tinha games mas assistia faroeste, eu fazia armas de madeira e brincava de faroeste nem por isso virei bandido aliais nem um dos meus amigos da época. HJ sou viciado em Dota, Senhor do Aneis, Call os Duty etc. Tirando o atraso sauusau. È mais facil colocar culpa nos games do que educar os filhos.

  • Vanderlei Dulce
    2013-01-13T16:28:20

    Uma criança falta com respeito ao professor em sala de aula, leva uma bronca e os pais vão a escola tirar satisfação com o professor. Que jogo é esse ?

  • Fernando Bandeira
    2013-01-13T16:24:51

    É muito mais facil por a culpa no videogame do que assumir que nao sabe educar os filhos

  • Elizabet Cabral
    2013-01-13T16:13:25

    Adolf Hitler deve ter jogado mto video game!! É cada uma putz....

  • Carl Sagan
    2013-01-13T20:11:17

    Do mesmo jeito que jogar Banco imobiliário faz você se tornar um investidor ou gostar de jornada das estrela te faz se um astronauta... cada pesquisa idiota..

  • Liel Boni
    2013-01-13T18:40:15

    NAO SAO OS JOGOS ONLINES Q DEIXAM OS JOVENS VIOLENTOS, SAO OS LAG.

  • Valenttina Cristelli
    2013-01-13T18:31:10

    Tá de brincadeira... Tô até vendo, o lider do PCC embalando pino e crack para venda com uma mão e com a outra jogando video game. Vão lavar louça..

  • Regis Lemos
    2013-01-13T18:24:03

    ahammm banco imobiliario forma ricos e mario forma encanadores....

  • Afonso Takahashi
    2013-01-13T18:13:19

    De tanto CSI e seriado médico aliado aos jogos violentos então pela lógica nos EUA só tem policial, médico e serial killer.

  • Elias Barroso
    2013-01-13T17:19:42

    Essa materia foi feita especialmente pra brasileiros, so um brasileiro nato pra nao perceber que o campeao da pesquisa foi FALTA DE SUPERVISAO DOS PAIS COM 93% vale lembrar que a escolha dos jogos esta enquadrada na falta de supervisao dos pais, mas so ver os comentarios que poucos ou ninguem viu isso.

  • Michel Trindade
    2013-01-13T17:19:29

    Titulo verdadeiro da matéria! 3 entre 4 pais não tem competência pra educar seus filhos e colocam a culpa nos jogos eletrônicos!

  • Gilbert Derossi
    2013-01-13T21:00:49

    Acho que outras coisas contribuem muito mais, como a impunidade, inclusive para menores infratores, que serão os criminosos adultos de amanhã, são poupados até de mostrar o rosto nos vídeos, por que será?

  • Carlos Leonardo
    2013-01-13T20:35:51  

    Hitler jogava video game?

    recentes

    populares

    • Carlos Leonardo
      2013-01-13T20:35:51  

      Se ele jogasse CS tinha ganho a guerra

  • Laz Trevas
    2013-01-13T20:27:56

    Claro... a violência surgiu apenas após a invenção do Pong e Pac Man, antes disso a humanidade nunca havia assistido episódios de violência. Cada pesquisa idiota que fazem!

  • Dani Nakamura
    2013-01-13T22:53:55

    Jogos só ensinam estratégias e táticas militares de forma divertida... Um país que não quer que o seu povo não conheça estratégias e táticas militares, nem possua armas, tá querendo controlar eles fácil, só na base da conversa fiada.

  • Eduardo Tartari
    2013-01-13T22:21:53

    Pelo contrario o jogo alivia o stress. No caso do Brasil Stress este muitas vezes causada por falta por esse código penal. digno de pena .

  • Alessandro Lima
    2013-01-13T21:30:27

    Calma galera não se doam demais, é só ver por exemplo que na pesquisa "violência na TV" até teve mais porcentagem que violência nos games, só quiseram criar polêmica na chamada da notícia.

  • Gustavo Pereira
    2013-01-13T21:13:16

    Mais uma reportagem extremamente tendenciosa! Jogo games desde os 7 anos de idade e nem por isso me tornei assassino. Jogo bastante FPS e nem por isso saio matando os outros na rua. Se os jogos tornam os nossos jovens violentos,as novelas da globo também inserem 1 monte de violência diariamente na mente dos brasileiros. Cenas de assassinato e tramas violentas são mostradas todos os dias em nas tvs brasileiras e ninguém fala nada. Por que? Por que é muito fácil querer justificar mazelas e tragédias da sociedade culpando os games e não olhar para as produções cheias d violência da tv por exemplo

  • Rafael Guimaraes
    2013-01-13T23:58:52

    to chegando na opinião de não acessar o site da globo mais depois de uma serie de reportagens do techtudo.

  • Adriana Bento
    2013-01-13T23:39:17

    75% de 10 pessoas perguntada? acho idiotice matérias dessas...

  • Lin Hong
    2013-01-13T23:37:29

    Aposto que não perguntaram se os entrevistados sabem do que estão falando ou se já viram como funciona um jogo ou se jogaram alguma vez na vida. É fácil falar do que não sabe.

  • Thomaz Urbano
    2013-01-13T23:00:50

    JOGAR BANCO IMOBILIÁRIO ME FARÁ RICO. ADORO ESTAS PESQUISAS SEM EMBASAMENTO CIENTÍFICO.

  • Carlos Aguiar
    2013-01-13T20:43:12  

    da mesma forma que frequentar puteiro te torna prostituto (a) !!

    recentes

    populares

    • Carlos Aguiar
      2013-01-13T20:43:12  

      shauhsuahus muito boa a comparação

  • Kennet Emerson
    2013-01-14T00:06:06

    O único problema que vejo é o lag.

  • RÔMULO FRAGA
    2013-01-13T15:14:58

    O q gera violência são pais que não sabem educar, são ausentes, ai fica mais fácil culpar os games do que assumir o erro.