Internet

17/01/2013 15h23 - Atualizado em 17/01/2013 15h23

Um terço dos americanos usa a Internet para se autodiganosticar

Mari Marcondes
por
Para o TechTudo

Em caso de problemas de saúde, em quem você confia: no seu médico ou na Internet? Segundo um estudo divulgado esta semana, 35% dos americanos confiam no Google para diagnosticarem a si mesmos ou a terceiros. Além disso, apenas metade desses procura uma opinião médica após consultarem o site de buscas.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Dr.Google (Foto: Reprodução)Um terço da população americana faz uso de pesquisas no Google para automedicação (Foto: Reprodução)

De acordo com Susannah Fox, autora principal do relatório e diretora adjunta do projeto, a Internet se tornou uma das fontes da população na hora de encontrar respostas para os problemas, incluindo os de saúde. “Informações sobre saúde estão disponíveis online noite e dia, sem nenhum custo, e a Internet se tornou uma segunda opinião de fato para muitas pessoas”, disse.

Segundo a pesquisa, ao menos em casos sérios os americanos são cuidadosos: 70% dos pesquisados procurou apoio médico para questões mais graves. O apoio de amigos e familiares foi fundamental para 60% dos pesquisados e 24% buscaram trocar ideias com pacientes com os mesmos problemas.

Infelizmente, esses internautas não usam toda essa intimidade com a rede para trocar informações sobre os melhores médicos e tratamentos: apenas 20% afirmaram pesquisar a opinião de outros pacientes, em comparação com 80% que afirmaram usar a Internet para encontrar os melhores produtos e serviços de consumo. Como consequência direta, apenas 3 a 4% deles afirmou já ter avaliado serviços de saúde pela Internet.

Vale lembrar que os números brasileiros não são muito diferentes nas grandes cidades: estamos em quarto lugar na lista de países que mais se automedicam.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Monteiro
    2013-01-18T10:48:31

    Infelizmente a qualidade dos médicos caiu muito, e não é só no Brasil. Obter um diagnóstico certo é uma roleta russa