Jogos de RPG

28/01/2013 17h25 - Atualizado em 28/01/2013 17h25

Uncharted, Diablo 3 e Assassin's Creed viram livros e fazem sucesso

Renato Carvalho
por
Para o TechTudo

Certos jogos são grandes demais para continuar apenas nos videogames. Como a demanda por conteúdo cresce demasiadamente em algumas ocasiões, produtoras acabam desenvolvendo novos produtos para suprir as necessidades dos fãs. Uma das estratégias mais adotadas nos últimos anos foi o lançamento de livros inspirados em universos de grandes sucessos eletrônicos. O TechTudo preparou uma lista com alguns dos jogos que inspiraram livros:

Assassin's Creed e Halo ganharam adaptações (Foto: Reprodução)Assassin's Creed e Halo ganharam adaptações (Foto: Reprodução)

Uncharted – O quarto labirinto

As aventuras de Natham Drake e seu parceiro Victor Sullivan ganharam um novo capítulo em Uncharted – O quarto labirinto. A linguagem empregada no livro lembra bastante a executada por Drake nos jogos da franquia para PlayStation 3. Com novos personagens e um enredo inédito, o título não acrescenta novas informações na cronologia oficial apresentada nos videogames, mas é uma ótima opção para os fãs do simpático herói.

Uncharted-o-quarto-labirintoUncharted o Quarto Labirinto (Foto: Divulgação)

Uncharted – O quarto Labirinto conta a envolvente trama que narra o assassinato de Luka Hzujak, amigo particular de Sullivan. Para desvendar o mistério que fica cada vez mais surpreendente, Victor conta com a ajuda de Nathan e de Jada, filha de Luka. A ação acontece em diversas partes do mundo e envolve ninjas misteriosos, assassinos profissionais e reviravoltas no enredo.

Diablo 3 – Book of Cain

Diablo 3 – Book of Cain talvez seja a obra que mais acrescente ao universo de uma franquia para videogames  O já lançado RPG da Blizzard teve seu contexto enriquecido com o lançamento do livro, que narra intensamente inúmeros elementos que preenchem o complexo cenário em que o jogo é contado. O título chega para remontar inúmeros buracos deixados pela história e apresentar soluções para algumas falhas de continuidade.

Diablo-3Diablo 3 (Foto: Divulgação)

Criado antes do desenvolvimento do game, Book of Cain oferece um material inédito, que não é encontrado no jogo. As ilustrações, as citações e a história foram desenvolvidas pelo time da Blizzard, responsável pelos quadrinhos, graphic novels e outros lançamentos do gênero. Além deste título a série conta com o também interessante A Ordem, que narra a jornada de Deckard Cain, único sobrevivente de uma lendária ordem que parte em busca dos outros integrantes perdidos.

God of War – A história que deu origem ao jogo

Kratos é sem dúvidas um dos principais personagens da Sony e sua popularidade é bastante utilizada em diversos produtos de formatos diferentes. Para suprir a necessidade dos fãs por lançamentos relacionados ao Deus da Guerra, a detentora dos direitos da saga laçou um livro que promete narrar a história que deu origem ao jogo. Apesar de todo o apelo direcionado ao violento personagem a publicação pouco acrescenta ao enredo já conhecido.

Livro-god-of-warGod of war (Foto: Divulgação)

Com uma atmosfera que busca destrinchar o início da saga de Kratos e grande parte de seu relacionamento instável com os deuses, o livro narra de forma semelhante passagens já conhecidas dos fãs da franquia, deixando de lado novas informações e situações desconhecidas do grande público. Para os fãs o livro pode valer como material de colecionador, porém para o público em geral, que já terminou a saga, a publicação pode não ser tão relevante.

Assassin’s Creed

A franquia da Ubisoft rendeu no Brasil boas publicações destinadas ao mercado editorial. Entre os livros lançados estão: Assassin’s Creed: Renascença, Assassin’s Creed: A Irmandade, Assassin’s Creed: A Cruzada e Assassin’s Creed: Renegado. Os romances distribuídos em território nacional foram escritos por Oliver Bowden e narram inúmeras passagens vividas por Altair, Ezío e Connor.

Assassins-Creed-renegadoAssassins Creed Renegado (Foto: Divulgação)

O último livro lançado narra a história de Connor e todo o envolvimento peculiar com Haytham Kenway através de um diário. A trama principal apresentada em Assassin’s Creed 3 funciona muito bem como pano de fundo para os conflitos de relacionamento.

World of Warcraft – Marés da Guerra

Entre as inúmeras publicações lançadas inspiradas no universo de World of Warcraft, Marés da Guerra se destaca pela densidade do texto e pelo estilo de abordagem. Lançado logo após a aguardada expansão Mists of Pandaria, o título se consolidou como bestseller do New York Times desde a semana em que chegou ao mercado.

Livro-WoWWorld of Warcraft (Foto: Divulgação)

O enredo é protagonizado pela feiticeira Jaina Proudimore, que continua em sua batalha para promover a paz entre a Horda e a Aliança. Buscando introduzir com qualidade os jogadores no universo abordado por Mists of Pandaria, a publicação apresenta inúmeros conflitos entre os grupos de forma intensa.

Battlefield 3 – O Russo

Battlefield é umas das franquias mais conceituadas na atual geração de consoles. Os jogos da série abordam conflitos modernos com armas de alta tecnologia e explosões de tirar o fôlego. Com uma afiada temática de guerra o livro Battlefield – O Russo remonta o universo da série, cita personagens conhecidos e possui uma ligação direta com o jogo Battlefield 3.

Battlefield3-O-RussoBattlefield 3 - O Russo (Foto: Divulgação)

Na publicação os leitores irão embarcar nas aventuras vividas pelo sargento americano Blackburn e Dima Mayaskovsky, em missões para salvar Nova York e Paris. As cidades vivem ameaças reais de explosões nucleares e uma corrida contra o tempo irá revelar segredos, motivações e o passado de alguns soldados conhecidos da série.

Halo Cryptum

Halo é sem dúvidas a principal franquia exclusiva dos consoles da Microsoft, Xbox e Xbox 360, tornando-se uma das séries que mais arrecadaram fãs nos últimos anos. Além dos aclamados jogos e de histórias em quadrinhos de qualidade, Halo ganhou um livro lançado recentemente no Brasil chamado Crypton. A publicação aborda a saga dos Forerunners, difundida em larga escala no jogo Halo 4.

Halo-CryptumHalo Cryptum (Foto: Divulgação)

Os Forerunners são seres que habitaram a nossa galáxia cerca de 100.000 anos atrás. Apesar do convívio em harmonia com inúmeras espécies diferentes, destacavam-se pela inteligência apurada e uso de tecnologia. Após viver um intenso período de paz a espécie precisou enfrentar a oposição com eficácia e brutalidade, antes de desaparecer de forma definitiva do universo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Weslly Sullivan
    2013-01-29T02:33:43  

    Realmente muito bom, joguei o primeiro Assassins Creed, e acompanho o resto apenas pelos livros, muito mais saudável e imaginativo. Tenho 3 livros da serie não sei enquanto a esse "Renegado"... mais com certeza deve ser tão bom quanto os outros.

    recentes

    populares

    • Weslly Sullivan
      2013-01-29T02:33:43  

      Eu tenho o jogo e os livros pois acho que também devemos ler um pouco coisa que é saudável e acho que tanto os livros quanto o jogo são ótimos

    recentes

    populares

    • Weslly Sullivan
      2013-01-29T02:33:43  

      Renegado deve ser ruim pois conta a história do pai de Connor que é um templário e n de coonnor