Fabricantes

04/01/2013 06h00 - Atualizado em 04/01/2013 06h00

Universidade planeja sonda em forma de ouriço para explorar lua de Marte

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

De olho em futuras oportunidades de se explorar Marte, pesquisadores da Universidade de Stanford, em parceria com técnicos da Nasa, desenvolvem um projeto de sonda para visitar Fobos, uma das pequenas luas do planeta vermelho. A inspiração veio dos ouriços na proposta de uma sonda que, batizada de Hedgehog, literalmente, usa estruturas semelhantes a espinhos para se agarrar à superfície do satélite.

Ideia é usar espinhos, como os dos ouriços, para aderir à superfície de Fobos (Foto: Divulgação) (Foto: Ideia é usar espinhos, como os dos ouriços, para aderir à superfície de Fobos (Foto: Divulgação))Ideia é usar espinhos, como os dos ouriços, para aderir à superfície de Fobos (Foto: Divulgação)

 



A Fobos é muito pequeno, tem apenas 22 km de diâmetro, e isso implica em uma força gravitacional muito, muito pequena (a estimativa é de apenas um milésimo daquela que experimentamos na Terra). Uma sonda comum, como a Curiosity, por exemplo, teria dificuldade em se manter no solo de Fobos por conta da baixa gravidade. A ideia do Hedgehog é evitar as complicações que podem ser causadas pela baixa gravidade garantindo aderência ao solo de Fobos.

O projeto prevê que o Hedgehog teria apenas meio metro de diâmetro, formato esférico, coberto de espinhos metálicos e painéis solares para captação de energia solar. No interior, um conjunto de três discos giram para forçar o ouriço a se mover. Com os espinhos, a ideia é que o Hedgehog se agarra-se às rochas de Fobos. O baixo peso da sonda e a peculiar gravidade de Fobos podem fazer com que a sonda dê saltos de até 10 metros sem a menor dificuldade.

Atualmente, o Hedgehog faz parte de vários projetos que estão sendo avaliados para compor a missão Fobos Surveyor, cuja expectativa de lançamento compreende as próximas duas décadas. Já há dois protótipos funcionais em estudo nos laboratórios de Stanford.

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares