04/02/2013 15h03 - Atualizado em 05/02/2013 09h01

Atualização do Galaxy S3 para Android 4.1.2 chega ao Brasil; saiba como fazer

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A atualização do Samsung Galaxy S3 para o Android 4.1.2 finalmente chegou ao Brasil. Durante a manhã da última sexta-feira (1), os primeiros usuários receberam um aviso em seus aparelhos informando que o update já estava disponível. Entre os destaques da nova versão do sistema está o suporte à função multijanelas, maior econômia de bateria e mais velocidade na interface gráfica.

Galaxy S3 brasileiro ganha Android 4.1.2 (Foto: Reprodução/Android Authority)Galaxy S3 brasileiro ganha Android 4.1.2 (Foto: Reprodução/Android Authority)

Como atualizar

A princípio, a versão liberada pela Samsung é destinada apenas a celulares desbloqueados. Para saber se é o seu caso, conecte o Galaxy S3 no computador via USB e veja, pelo programa Samsung Kies, se a versão do firmware instalado no aparelho contem o código ZTO. Caso contenha, seu celular é desbloqueado. Se o código for diferente, seu aparelho tem vínculo com alguma operadora, e você terá de esperar mais alguns dias para poder realizar o update.

Acesse Configurações para tentar a atualização OTAAcesse as Configurações do Galaxy S3 para fazer a
atualização (Foto: TechTudo)

Atualização "Over The Air"

Para dar início à atualização, acesse Configurações, corra o menu até a opção Sobre o Dispositivo. Acesse o submenu e escolha Atualização de Software. Certifique-se de estar conectado à Internet e pressione Atualizar.

Isso dará início ao processo. É indispensável que seu aparelho esteja com a bateria totalmente carregada. A falta de carga no meio do processo pode “bricar” o aparelho, tornando-o inútil. Dependendo da demanda pelo pacote, você poderá receber uma mensagem que recomenda uma nova tentativa mais tarde.

Atualização via Samsung Kies

Caso não tenha sucesso baixando o pacote via OTA, direto no celular, a opção é atualizar pelo PC. Antes de tudo, instale o programa Samsung Kies no seu computador. Depois, conecte o Galaxy S3 numa porta USB, inicie o software e espere que ele reconheça seu smartphone. Automaticamente, ele exibirá uma mensagem alertando você para as atualizações de firmwaredisponíveis. Clique em Atualizar.

O software mostrará uma janela pedindo para você aceitar as condições de uso e determinar se deseja ou não fornecer estatísticas sobre seu computador para a Samsung. Selecione as opções de acordo com sua vontade e avance para iniciar o update.

Samsung KIES avisa a disponibilidade de uma nova versão do Android assim que reconhece o S3. Repare no código ZTO, que se refere ao S3 brasileiro e sem vínculo com operadora (Foto: Samsung KIES avisa a disponibilidade de uma nova versão do Android assim que reconhece o S3. Repare no código ZTO, que se refere ao S3 brasileiro e sem vínculo com operadora)Samsung Kies avisa a disponibilidade de uma nova versão do Android assim que reconhece o S3 (Foto: TechTudo)

A partir deste passo, o Kies se encarregará de fazer as operações necessárias para a atualização. Esteja ciente de que seu celular tenha carga de bateria suficiente para o update, e não remova o cabo USB do aparelho até o processo estar encerrado. Caso você esteja usando um notebook para rodar o Kies, certifique-se de que o computador esteja na tomada.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Joao Inacio
    2013-12-07T12:38:03

    Ja tentei atualizar meu Samsung Galaxy S3 mas toda vez que tento atualizar da erro o que devo fazer para dar certo a atualização ja tentei ate no computador a atualização mas nao da certo..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Santos
    2013-02-15T14:00:33

    Alguém sabe como fazer para que o celular não esteja mais vinculado a operadora? É possível um "desbloqueio"? Abs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Lima
    2013-02-14T12:06:52

    alguém pode me ajuda porque eu coloquei pra procura atualização e não acho nada porque o meu não tem ? alguém pode me ajuda nisso ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Santos
    2013-02-11T14:16:51

    blz

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Silva
    2013-02-08T00:54:14

    Atualizei o meu tem pouco tempo, acho que no mesmo dia que liberou.. Não tenho nada que reclamar, o celular está um foqueteeee, absurdo.. Muitas novidades com a atualização, muito bom mesmo, recomendo a todos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • RAPHAEL MORAES
    2013-02-07T07:35:54

    se alguém souber quando lançar pra vivo por favor me avisa aew vlws

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tom40
    2013-02-05T20:29:52

    aqui vcs nao tem outro smart a nao samsung

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Ferreira
    2013-02-05T19:48:49

    Atualizei o meu ontem, ficou show o celular, ficou muito rápido, bateria está durando mais diferente de um tal de iPhone que um colega meu atualizou e perdeu tudo que tinha e nem foi avisado que ele iria perder o meu galaxy S3 pelo menos avisou o celular está um foguete recomendo a atualização e para quem fala que não tem atualização para o S2 é só pedir para fazer que tem também pesquisem antes de falar besteira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Filho
    2013-02-05T15:16:18

    Apesar da espera que nós donos do S3 passamos é gratificante atualizarmos para uma versão testada e modificada pela samsung que adiciona recursos exclusivos ao nosso aparelho como o multi window, coisa que os nexus não possuem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Josimar Carvalho
    2013-02-05T15:12:14

    EU NAO CONSEGUE ATUALIZAR O MEU, ALGUEM SABE POR QUE ? E O MEU É DESBLOQUEADO. . .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Almeida
    2013-02-05T12:41:56

    O meu é o ZTR... pesquisei e não identifiquei de qual operadora pertence. Alguém pode me ajudar? Inclusive no site de atualizações da SAMSUNG nem consta o ZTR... por favor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Moura
    2013-02-05T12:23:10

    Fiz a atualização ontem mesmo, e ficou show. Gostei de mais do resultado. Rapidinho nem 5 minutinhos direito e já religou tudo do jeito que tinha deixado; diferente da experiencia que um amigo havia me contato com seu iPhone... mas cada qual no seu canto. Ficou muito bom. Recomendo a todos que tenham pago, como eu, R$2000,00 num desbloqueado (nessas horas que vale a pena ter pago tudo isso!).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Darlysson Henrique
    2013-02-05T09:32:50

    Alguém ai ja viu alguma atulizacao pro galaxy s dous ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luis Machado
    2013-02-05T08:50:34

    Atualizei pelo próprio celular !! Ficou muito bom.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Oliveira
    2013-02-04T19:33:39

    kd a atualizacao do galaxy note 2 N7100

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Oliveira
    2013-02-04T19:30:59

    kd a atualização do galaxy note 2 N7100 nada ainda

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Muniz
    2013-02-04T16:41:07

    O cara é tão satisfeito com o iPhone que é um dos primeiros a comentar sobre atualização do S3 ... rsrs incrível !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Matos
    2013-02-04T15:24:02

    é muitoooo boa

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samir Otmen
    2013-02-04T22:44:18   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:51

    O meu é desbloqueado e fala que não tem nenhuma atualização disponível. Mais alguém com esse problema?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samir Otmen
      2013-02-04T22:44:18   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:51

      Acabei de atualizar pelo Samsung Kies e deu tudo certo ^^

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samir Otmen
      2013-02-04T22:44:18   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:51

      precisa fazer isso tudo pra atualizar o galaxy? caraca no iphone tipo assim ele faz tudo sozinho e nao precisa nem ler tutorial pra atualizar kkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alex Silva
    2013-02-04T15:22:42   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:51

    Puxa! o final do meu é ZTM... Vou ter que esperar mais um pouco!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alex Silva
      2013-02-04T15:22:42   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:51

      Só espera se quiser...vc pode muito bem baixar a rom e instalar manualmente pelo Odin......pesquisa no Google e depois disso vc nunca mais vai depender da Samsung Brasil pra atualizações......

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • G Marques
    2013-02-04T16:45:27   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:50

    Esses aparelhos sempre tão atrasados. Já to na 4.2.1 no meu Nexus!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • G Marques
      2013-02-04T16:45:27   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:50

      Nexus 4? Pagou quanto nele?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • G Marques
      2013-02-04T16:45:27   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:50

      Boa tarde caro colega G Marques, Apesar da espera que nós donos do S3 passamos é gratificante atualizarmos para uma versão testada nos nexus de vocês que sofreram com alguns problemas corrigidos e modificados pelo google e pela samsung que adiciona recursos exclusivos ao nosso aparelho como o multi window, coisa que os nexus não possuem.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Samuel Voltolini
    2013-02-04T15:22:53   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:50

    tipo assim nunca tire da tomada porque senão pode explodir ou algo do tipo. iPhone nao acontece nada cara, simplismente ele pausa e continua outra hora.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-04T15:22:53   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:50

      Tela maior, NFC, Smart Stay, Smart Call, Bateria melhor, Multi tarefa de verdade, vírus que infecta o Windows, disseminação de spywares, utilização indevida de SMS.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-04T15:22:53   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:50

      Samuel Patolino, reparou que você está em local errado? Percebeu que na matéria de atualização do iPhone não tem ninguém do Android enchendo o saco? Se o iPhone é tão bom porque você precisa ficar bisbilhotando os outros sistemas e aparelhos? O seu iPhone é perfeito e portanto você não precisa se preocupar com os Androids. Babaquinha hehehehehe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Hanri Soares
    2013-02-18T21:45:45   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

    O final do firmware é ZTM, ja saiu a atualização ou ainda não?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hanri Soares
      2013-02-18T21:45:45   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

      saiu hj!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodolfo Carvalho
    2013-02-05T20:18:29   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

    O meu é com final ZTM, alguem sabe quando vai liberar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodolfo Carvalho
      2013-02-05T20:18:29   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

      Eu também quero saber isso!! O meu termina com ZTM... São os GS3 da TIM eu acho... Alguém ajuda

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Raimundo Júnior
    2013-02-05T10:00:56   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

    Por isso que eu nunca mais comprarei um Android. Além de o Google Play ser uma esculhambação e ser infestado de vírus e outros aplicativos maliciosos, essas atualizações demoram uma eternidade para chegar aqui. Tinha um Galaxy SII, com a chegada do SIII, nunca mais recebi uma atualização. Comprei um iPhone e agora, no mesmo dia que sai um iOS novo, eu recebo a atualização, fácil fácil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Raimundo Júnior
      2013-02-05T10:00:56   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

      Parabéns!!!!, agora corra pra fazer o jailbreak no seu sistema PERFEITO que é 'muito melhor que o android' e que atualiza sempre muito rápido e apele para o cydia para poder instalar várias funções NATIVAS do android no seu querido iPhone.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Raimundo Júnior
      2013-02-05T10:00:56   , respondido respondido 2013-10-01T10:14:49

      eu tenho o s3 e vo concordar com essa mano aew nao ligo pra essa porcaria de apple fags samsung bitchs eu quero o meu baguio atualizado e ja era achei escrotao lançar o negocio para o desbloqueado e pros outros não o meu e da vivo comprei quando lanço e tenho menos direito a atualização que o cara que espero a começar a vender no supermercado achei uma sacanagem enquanto no iphone e lançado para ambos sem essa escrotice!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário