Robótica

27/02/2013 10h02 - Atualizado em 21/03/2013 13h58

Bracelete permite controlar videogames, robôs e até carros à distância

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Uma empresa chamada Thamic Labs desenvolveu um bracelete que possibilita o controle e a interação à distância com diversos tipos de aparelhos eletrônicos por meio de gestos dos braços, mãos ou dedos. O  MYO, como foi chamado, deve ser preso um pouco abaixo do cotovelo para detectar as atividades elétricas produzidas pelos músculos do usuário. Esses sinais são transmitidos para outros aparelhos através de uma conexão Bluetooth 4.0.

O bracelete capta a energia dos músculos do usuários e interpreta os sinais de comando que serão enviados (Foto: Divulgação/ Thamic Labs)O bracelete capta a energia dos músculos do usuários e interpreta os sinais de comando que serão enviados (Foto: Divulgação/ Thamic Labs)

Funcionando com os mesmos princípios de interpretação de gestos do Kinect, da Microsoft, o MYO se destaca por ter uma precisão maior e uma resposta mais rápida. Ele conta com detectores de movimento extremamente sensíveis em 6 eixos e vem equipado com baterias de íon de lítio e um processador ARM.

Além de diversos usos, segundo a empresa, também será possível utilizá-la como controle de jogos (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)Além de diversos usos, segundo a empresa, também será possível utilizá-la como controle de jogos (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)

As aplicações práticas do dispositivo foram mostradas em um vídeo promocional da empresa, que exibe pessoas jogando vídeo game, controlando diferentes interfaces no computador e guiando aeromodelos, robôs e pequenos veículos. Em uma declaração para um site americano, Stephen Lake, co-fundador e diretor executivo da Thalmic Labs declarou: "O interesse da empresa é poder utilizar a tecnologia para aprimorar nossas habilidades como seres humanos – resumindo, para nos dar superpoderes”.

A braçadeira MYO já está a venda por pré-encomenda (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)A braçadeira MYO já está a venda por pré-encomenda (Foto: Divulgação/ Thalmic Labs)

Fundada em 2012 por Stephen e mais dois outros engenheiros de mecatrônica da Universidade de Waterloo, Canadá, a Thalmic Labs já está disponibilizando seus braceletes em pré-encomenda por US$ 149 (aproximadamente R$ 300). “Estamos animados para ver como o MYO confundirá os limites entre nós e a tecnologia digital”, afirma Stephen.

Confira como funciona no vídeo abaixo:

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do Techtudo!

Via Engadget e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Silva
    2013-03-05T08:16:08

    Fiscoliscolascobeisco

  • Tiago Aráujo
    2013-02-27T15:39:56

    Nooossaaaa, fiquei muito impressionado, tecnologia bem legal, e vindo do Canadá, terra do Blackberry, me deixa mais feliz ainda :D. Parabens, aos Canadenses, vejo que lá tem se desenvolvido tecnologia de ponta :D.

  • Marlon Vergílio
    2013-02-27T14:59:35

    Faz tudo isso e ainda é descolado, que massa!