Internet

27/02/2013 17h18 - Atualizado em 27/02/2013 17h21

Download de músicas diminui 17% graças aos serviços de streaming gratuitos

Marcos Nepomuceno
por
Para o TechTudo

A indústria fonográfica tem muito o que comemorar esta semana. Depois de anunciar seu primeiro crescimento nos lucros desde 1999, dados de uma pesquisa realizada com 5.400 pessoas indicam que os downloads ilegais de músicas diminuíram 17% em 2012.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Segundo um estudo feito pelo grupo NPD, especializado em mercados, sites que oferecem serviços de streaming gratuito são o principal motivo para a queda. Além de reduzir a pirataria, a disponibilidade para ouvir músicas sem precisar baixá-las também incentiva os usuários a comprá-las posteriormente, criando uma nova tendência.

47568411_1ec4b97c2d_bOs downloads ilegais se tornaram menos frequentes com a chegada dos serviços de streaming de música (Foto: Reprodução)

“Para a indústria da música, que há mais de uma década luta contra a pirataria digital, o último ano foi um progresso. Muitos dos que ainda usam serviços ilegais relatam experiências ruins por causa de vírus e spywares”, conta Russ Crupnick, vice-presidente de análise do NPD.

Em 2005, os downloads ilegais por meio de serviços conhecidos como P2P - onde os computadores em rede servem como servidores e clientes ao mesmo tempo -, atingiram seu auge. Um a cada cinco usuários, de 13 anos ou mais, baixavam músicas ilegalmente nos Estados Unidos. Ano passado, essa relação foi para um a cada dez.

A pesquisa ainda revelou que 40% dos entrevistados que fizeram downloads via P2P em 2011, pararam ou diminuíram o número de músicas baixadas. Desses, metade disse que mudou de atitude depois de conhecer os serviços de streaming gratuitos, como Spotify e Rdio.

Tem alguma dúvida sobre streaming de música? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jander Gaspar
    2013-02-28T15:42:44

    Baixei o spotify mas ainda não funciona para o Brasil

  • Everton Celistre
    2013-02-28T07:52:29

    Uso o atube catcher. pego um link no youtube, colo no atube faço download em mp3. Ta feito, sem vírus e seguro. melhor que pagar caro por uma musica.

  • Jairo Fontes
    2013-02-28T08:16:49  

    Ja mais pagaria por uma musica!.. caiu o numero de downloads pirata de musica por conta de outras coisas melhores pra fazer na internet! quem gostar da musica via stream baixa posteriormente em um site de compartilhamento!

    recentes

    populares

    • Jairo Fontes
      2013-02-28T08:16:49  

      Eu uso o Spotify Premium, já usei o Rdio, e acho que ambos valem cada centavo. Não conheço muito os outros. Uma vez ou outra compro alguma faixa no iTunes. Vale muito mais a pena pagar um valor justo por música ilimitada que baixar pirata, quando se tem boas opções no mercado. Hoje digo isto apesar de já ter baixado muito mp3 em p2p e torrent há alguns anos. Se todos pensassem como você o mercado fonográfico correria sério risco, e a oferta de produtos seria muito menor.