20/02/2013 22h06 - Atualizado em 22/02/2013 13h00

DualShock 4, controle do PS4, é revelado no evento da Sony em NY

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

DualShock 4, o controle do esperado PS4, foi anunciado no PlayStation Meeting. A Sony contrariou boatos de que modificaria seu controle no novo console, mantendo a linha DualShock, com a quarta versão do joystick sendo produzida. O novo controle, porém, seguiu outros rumores com itens já citados antes da revelação, como um painel sensível ao toque no meio.

Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução)Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução)

O DualShock 4 vai se comunicar com o PS4 por rede sem fio, ainda não revelada, mas vai apresentar funcionalidades inéditas, que vão além do painel sensível ao toque. O botão “Share” (Compartilhar) é uma delas, que te permite compartilhar com amigos vídeos e imagens de seus jogos, em tempo real.

As alavancas analógicas e os outros botões continuam os mesmos, nos mesmos lugares, apenas com algumas modificações estéticas, como nos gatilhos L2 e R2 e na “pegada” do analógico. O design geral do controle também mudou um pouco – ele ficou mais “magrinho”.

Tire todas suas dúvidas sobre o PlayStation 4

Outra novidade que aguarda os jogadores no DualShock 4 é a presença de um tipo de sensor que a Sony chamou de “câmera estéreo”, capaz de capturar os movimentos do controle com profundidade de ambiente e também sons. Pouco se sabe sobre o novo acessório.

Dual Shock surgiu no primeiro console da Sony, o PSOne. O joystick trazia um mecanismo baseado no Rumble Pack do Nintendo 64, que permitia vibrar o controle de acordo com o jogo. Ele também revolucionou ao apresentar dois analógicos no joystick, além de quatro botões na parte de cima do controle.

Mais detalhes do controle do PS4 (Foto: Reprodução)Mais detalhes do controle do PS4 (Foto: Léo Torres/TechTudo)

A segunda versão, o DualShock 2, trouxe como inovação a possibilidade de pressionar os direcionais e obter um novo botão. Apesar do movimento funcionar no modelo antigo, os jogos da época não utilizavam o recurso em sua programação. O controle também passou a ser preto e vinha em qualquer modelo do PlayStation 2.

Já a terceira versão do controle trouxe como inovação o sistema wireless. O DualShock 3 até contava com um fio, mas este era usado para carregar o controle, o que também acabou sendo uma inovação. Os gatilhos R2 e L2 também estão maiores e com mais profundidade, principalmente para atender aos jogos que exigem uma certa dosagem na hora de pressioná-los, como games de corrida e de tiro. Para completar, ele também conta com o botão Home para que o menu principal do PlayStation 3 seja acionado a qualquer momento.

Especificações do DualShock 4 (Foto: TechTudo)Especificações do DualShock 4 (Foto: TechTudo)

 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Roger Gomes
    2013-02-22T10:26:24   , respondido respondido 2014-03-21T15:46:37

    Mano, os caras não mudaram os analógicos....essa posição que eles ficam é horrível pra jogar!!! e outra, ninguém mais joga com os direcionais, quem joga com os analógicos do Xbox, sabe do que eu estou falando!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roger Gomes
      2013-02-22T10:26:24   , respondido respondido 2014-03-21T15:46:37

      Xbox é horrível de jogar! O controle é grande demais e a posição é torta! Se suas mãos forem tortas dá pra jogar legal mesmo no Xbox. Caso normais, PS é perfeito e tem cheirinho de infância.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roger Gomes
      2013-02-22T10:26:24   , respondido respondido 2014-03-21T15:46:37

      eu tenho um xbox e adoro os analógicos dele é bom porque ele fica ao alcance do seu polegar esquerdo ja o do ps2 fica mais longe e vc tem que esticar o polegar

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Sales
    2014-02-25T14:18:46

    Eu quebrei dois controles em 2 meses jogando FIFA. O botão R2 (correr) sofreu pressão e quebrou. Controle custa caro, e tive que tirar o botão fora, e aperto direto na na borracha de silicone, que é muito incomodo, mas da para levar...(alguém sabe onde compra botão R2 avulso? kkkk)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Pereira
    2013-02-21T08:46:34

    Ao contrario do que oo amigo em cima acha achei muito LINDO, limpo e com funções bem legais

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Juliano Leite
    2013-02-21T11:31:00   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

    Esse controle é um clássico, não pode sofrer muitas alterações, o design dele ta ótimo assim, pra que fazer um controle cheio de frescura e desconfortável? Só to esperando o console agora.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Juliano Leite
      2013-02-21T11:31:00   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

      Totalmente de acordo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Laerte Hayashida
    2013-02-21T10:24:13   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

    ta na hora de mudar o design, muito ultrapassado, não tem uma pegada legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Laerte Hayashida
      2013-02-21T10:24:13   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

      Sério? Onde foi que você jogou num?? Porque eu não to achando nenhum lugar pra testar! A julgar pelas fotos, a ergonomia foi toda redesenhada, inclusive com novos materiais...mas se você ta dizendo que não ficou bom...vou ter que testar eu mesmo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Laerte Hayashida
      2013-02-21T10:24:13   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

      Está louco! O design do joy do PS é perfeito! O Controle do Xbox é horrível em comparação ao PS!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Tiago Pereira
    2013-02-21T08:49:51   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

    O problema é que as pessoas querem sempre mais... depois reclamam do preço! Tive o ps1, ps2 e ps3... no o ps4 por enquanto tem quase tudo o que eu achava que precisaria para uma experiência melhor ao jogador! ASSIM QUE SAIR EU COMPRO!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2013-02-21T08:49:51   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

      Vou esperar o 5 porque estou sem grana e acho que eles não fizeram algumas melhorias de propósito... Mas que esse jogo tá perfeito pra esta geração, isto está!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Oliveira
    2013-02-21T00:00:20   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

    Caramba poderiam ter caprichado no controle, muito feio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Oliveira
      2013-02-21T00:00:20   , respondido respondido 2013-10-01T10:03:28

      Eu achei legal , eles nao vao mudar o design porque essa é a marca deles, se voce joga Xbox se vai preferir o Joystick do Xbox , agora se voce Joga o PlayStation se vai preferir o JoysTick do Ps4 , nao e que a jogabilidade é Ruim é costume, agora vamos esperar pra ver o Console' . --

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Daniella Silva
    2013-02-20T22:41:31

    A sony lançou o playstation 4, ou lançou acessórios pro PS3? KKKK que apresentação mais FLOPADA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário