Internet

15/02/2013 17h01 - Atualizado em 15/02/2013 17h02

Facebook já pode estar ‘roubando’ buscas do Google com o Graph Search

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

Segundo números revelados pela comScore, o Facebook pode estar ”roubando” buscas do Google. Esse declínio na quantidade de pessoas que utilizam o motor de busca da empresa de Mountain View é resultado do aumento de usuários que fazem uso do mecanismo de pesquisa vertical, voltado para temas específicos.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Facebook parece que está tirando algumas buscas do Google com a ferramenta Graph SearchFacebook parece que está tirando algumas buscas do Google com a ferramenta Graph Search (Foto: Reprodução/Mashable)

Com o lançamento do mecanismo de busca social Graph Search (busca social), no início deste ano, o Facebook poderá alavancar ainda mais a quantidade de pessoas acessando essa ferramenta, fazendo com que os usuários deixem de lado o site do Google.

De acordo com o estudo, foi reduzido em 2% o total de pessoas que utilizam o motor de busca do Google e quando avalia-se por pessoa a queda é ainda maior com 8%. No caso do Yahoo, a soma dos usuários que fazem uso do sistema de pesquisa representa uma diminuição ainda mais chocante com 19% e por indivíduo há uma redução de 5%. Em contrapartida para os usuários que fazem pesquisas na Internet houve um aumento de 4%. Ou seja, o número de indivíduos que fazem pesquisas em motores de busca cresceu, porém existe uma parcela de usuários que usam outras formas de pesquisa, como o Facebook.

Números revelados na pesquisa sobre as pesquisas nos motores de buscasNúmeros revelados sobre as pesquisas nos motores de buscas (Foto: Reprodução/comScore)

Os consumidores estão cada vez mais propensos a procurar por um produto na Amazon ou eBay, e busca de pessoas no Facebook ou Whitepages.com”, segundo o relatório da comScore.

Apesar do Facebook e Google utilizarem mecanismos e táticas diferentes para transformar a pesquisa ainda mais social, a companhia de Mountain View não perdeu o posto de maior site de buscas do mundo.

Alguma dúvida sobre o Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Albert Silva
    2013-02-18T19:13:56

    Google é Google, papá. Facebook tem que comer muito feijão para pensar em ameaçar o Google.

  • Miseravão
    2013-02-18T05:35:06

    O Facebook tem informações melhor detalhadas sobre boa parte da classe média brasileira do que o próprio governo brasileiro, quanto ao americano já não sei, mas depois do Patriot Act acho até que usam o Facebook pra acrescentar o banco de dados... Essa (f)utilidade é bem duvidosa.

  • Cayo Fontana
    2013-02-17T13:28:41

    Perdendo somente para o anfitrião, EUA, o Brasil lidera o ranking mundial de usuários no facebook. Milhões de brasileiros fazem questão de cadastrar informações pessoais, "confidenciais", em sistemas gratuitos de terceiros. A pouco tempo, assisti um vídeo jornalístico onde supostos videntes adivinhavam informações pessoais das pessoas, em um shopping, através de escutas oriúndas de pessoas utilizando o facebook para obter informações da mesma. Ainda bem que não tenho perfil nesta rede fútil e inútil.

  • José Gonçalves
    2013-02-17T11:03:58

    Só pesquiso amigos no Facebook hahahah mais nada! E jamais trocaria o Google.

  • Everton Sr
    2013-02-17T01:54:17

    Como assim perdeu pro Facebook?? Essa techtudo fala de algo que nem aconteceu! ".....Facebook poderá alavancar..."...mas passou a frente?? Se eu quiser saber de um site de serviços públicos, vídeo de tutorial, de serviços de restaurantes, por acaso eu vou usar o buscador dentro de uma rede social?? Façam-me o favor né!! É muita burrice alguém usar esse Graph pra isso! Pessoal tá abitolado demais nessa rede social. E eu vou rever minha privacidade no face pra não aparecer nisso ae!