27/02/2013 07h00 - Atualizado em 27/02/2013 07h00

General Motors disponibilizará 4G em seus veículos em 2014

João Júnior
por
Para o TechTudo

A General Motors anunciou na última segunda-feira (25) uma parceria com a AT&T a fim de garantir a seus clientes conexão 4G até 2014. Os veículos equipados com os hotspost de Wi-Fi ligados à operadora telefônica poderão lidar com múltiplos dispositivos e os sistemas de navegação serão mais sofisticados e rápidos. Com a tecnologia, a construtora quer permitir, por exemplo, streaming de vídeo para telas localizadas atrás dos bancos sem a necessidade de um aparelho de DVD.

O investimento, no entanto, também pode ser um risco para a empresa. A tecnologia embutida em automóveis pode ficar desatualizada e os motoristas, presos a ela. A GM, no entanto, não parece preocupada. "Há muito potencial inexplorado", afirma Phil Abrão, diretor da empresa. De fato, o sistema 4G incorporado em um carro pode mover dados 10 vezes mais rápido do que os 3G existentes atualmente.

General Motors incluirá conectividade 4G em seus veículos até 2014. (Foto: Divulgação)General Motors incluirá conectividade 4G em seus veículos até 2014. (Foto: Divulgação)

Graças à tecnologia, a montadora projeta um veículo capaz de contactar os smartphones dos proprietários e informá-los remotamente sobre um acidente no estacionamento – e em seguida, exibir uma gravação de vídeo do colisão. Ou então que informe aos motoristas sobre problemas mecânicos do veículo com base em leituras de sensores de computadores.

Marcas de luxo, como Audi e BMW, também indicaram interesse em trazer sistemas 4G para seus automóveis, mas a General Motors diz que terá, de longe, a maior implantação de tais tecnologias. Ele estará disponível a partir de 2014 nos modelos 2015 dos carros Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac. Termos e preços ainda não foram anunciados.

Via eweek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Guerra
    2013-02-27T09:43:57

    Muito melhor que investir em integrar tecnologias com tempo de vida útil totalmente diferentes, europeu fica com o mesmo carro 5, 8 , 10 anos. Duvido muito hoje em dia alguém permanecer com o mesmo smart por mais 5 anos, a tecnologia na informatica avança MUITO mais rapidamente que a tecnologia mecânica e eletrônica dos carros.

  • Raphael Guerra
    2013-02-27T09:43:50

    Alguém precisa dirigir o carro, então a chance desse alguém possuir um smartphone com conexão veloz é muito grande (principalmente nos EUA, e o crescimento é exponencial). O carro poderia identificar o perfil do motorista pelo seu smart e ajustar posições de banco e direção, utilização do smart como chave (carros com partida pelo botão), etc..

  • Raphael Guerra
    2013-02-27T09:36:31  

    Muito melhor investir pesado em um SO decente (de preferência Android) e parear com um smartphone pelo bluetooth para conectar à internet.

    recentes

    populares

    • Raphael Guerra
      2013-02-27T09:36:31  

      não entedi ( de preferencia android ) ja foi decidido que 3 empresas irão começar a montar seus carros equipados com iPad mini. Oque é bem melhor do que qualquer tablet com android isso é fato, um android capaz de pegar um virus e um cara do outro lado do mundo ficar guiando o carro kkkk