22/02/2013 17h36 - Atualizado em 22/02/2013 18h43

Hardware do PS4 em um PC gamer; como fazer e quanto custa

Marcell Santos
por
Para o TechTudo

A Sony anunciou essa semana o PS4, o seu console para a próxima geração. E como o console ainda nem recebeu a sua data de lançamento oficial, o TechTudo dá dicas para montar um PC Gamer com o mesmo hardware do PlayStation 4. Confira:

Montando um PC com o hardware do PS4 (Foto: Reprodução / TechTudo)Montando um PC com o hardware do PS4 (Foto: Reprodução / TechTudo)

Processador – AMD FX 8120 3.1GHz – Preço médio R$ 430,00

O processador do PS4 será um AMD Jaguar com 8 núcleos e alta capacidade de processamento concorrente.  O Jaguar é uma atualização da arquitetura Brazos 2.0, que será fabricado em escala menor, e possui velocidade de clock, por núcleo de 1.6 GHz.

Para fazer frente, sugerimos o AMD FX-8120 Zambezi 3.1GHz (4.0GHz Turbo Core), que possui 8 núcleos de processamento e caches L2 e L3 ambos com 8MB.

AMD FX 8120 possui 8 núcleos e 8MB de cache L2 e L3 (Foto: Divulgação) AMD FX 8120 possui 8 núcleos e 8MB de cache L2 e L3 (Foto: Divulgação)

Placa mãe – GIGABYTE – GA970-A-D3 – Preço médio R$ 340,00

O PS4 virá com uma placa mãe personalizada com o Jaguar integrado e alto desempenho. Como sugestão, temos a placa mãe da GIGABYTE sob o modelo GA-970A-D3 com suporte a processadores FX; 2 slots PCI-e 2.0 para placas de vídeo de última geração; portas sata 3 com suporte para discos rígidos de alto desempenho e USB 3.0, dentre outros.

Placa mãe GA-970A-D3 comporta processadores de última geração (Foto: Divulgação) Placa mãe GA-970A-D3 comporta processadores de última geração (Foto: Divulgação)

Memórias – Corsair - CMV4GX3M1A1333C9 – 2 módulos de 4GB – Preço médio R$ 140,00 

Conforme anunciado pela Sony, o PS4 terá 8GB de memória GDDR5 para suportar o processamento pesado. Sugerimos duas unidades de memórias da marca Corsair utilizadas em paralelo com o modo Dual-Channel ativado. O modelo CMV4GX3M1A1333C9 com 4GB GDDR3; PC3-10666 e 1333MHZ de velocidade 1333MHZ dá conta do recado.

Memórias Corsair GDDR3 dois módulos com 4GB cada (Foto: Divulgação) Memórias Corsair GDDR3 dois módulos com 4GB cada (Foto: Divulgação)

Placa de vídeo - EVGA GeForce GTX 660 3GB – Preço médio R$ 850,00

Em 2006, quando lançou o PS3, a Sony optou por uma parceria com a Nvidia, que deu origem a uma GPU customizada que recebeu o nome Reality Synthesizer. A placa era tão avançada que, no lançamento do PS3, não havia nenhuma placa de vídeo disponível no mercado que fosse páreo com o RSX.

A política mudou agora, em 2013. O PlayStation 4 terá uma GPGPU da AMD customizada e, de acordo com o que a Sony divulgou, esse chip terá 18 Compute Units. Essas unidades são o ponto central da atual arquitetura de placas de vídeo da AMD e são equivalente à ideia de núcleos de processamento de um processador. As Compute Units são responsáveis pelo processamento de dados da placa e, quanto mais, melhor.

Nossa sugestão de placa de vídeo é uma AMD Radeon 7870, com 20 Compute Units. Essa placa é vendida com 2 GB de memória RAM e costuma ser encontrada no Brasil por preços que vão dos R$ 820 aos R$ 900.

AMD Radeon 7870 (Foto: Divulgação)AMD Radeon 7870 (Foto: Divulgação)

Placa WiFi - Preço Médio R$ 60,00

Placas de rede WiFi são baratas e há uma ampla variedade delas. Pensando na melhor relação de custo e benefício, você pode investir em torno de R$ 60 em uma placa Atheros Ar5b97. Ela usa os padrões b/g/n, que devem estar presentes no novo console da Sony.

Blu-Ray - Preço Médio R$ 300,00

A Sony garantiu que o PS4 terá um drive ótico capaz de ler Blu-Ray e DVD. No seu computador, você pode instalar um drive com as mesmas capacidades, que ainda seja capaz de gravar em Blu-Ray.

A LG tem bons modelos, e como drives que só leem discos não são mais fabricados, você pode apostar suas fichas com segurança no LG WH14NS40K, que grava e lê CD, DVD e Blu-Ray e é vendido no Brasil com preços próximos a R$ 300.

Hard Disk – Seagate ST500DM002 – 500 GB – Preço médio R$ 145,00

O HD do PS4 possivelmente terá diversos tamanhos, assim como em seus antecessores. Sugerimos o HD com suporte a SATA 3.5 da Seagate, 500GB de capacidade de armazenamento, 7200 RPM de velocidade e 16MB de memória cache.

HD SATA 3.5 com 500GB Seagate (Foto: Divulgação)HD SATA 3.5 com 500GB Seagate (Foto: Divulgação)

Gabinete, Fonte e demais equipamentos

Entre gabinete e fonte para o PC, você deverá desembolsar em média mais R$ 400,00. Não estamos levando em consideração neste artigo o monitor, caixas de som, teclado, mouse, filtro de linha e no-break, que também são equipamentos necessários para montar uma máquina completa.

Contabilizando

O preço médio total de custo desta super máquina que rodará diversos games de última geração e deixará você várias noites sem dormir, fica em torno de R$ 2.750,00.

É claro que existem equipamentos alternativos que podem chegar bem perto dos que aqui sugerimos com preços mais acessíveis. Porém, para quem quer um PC com nivel de console de última geração, vale a pena o investimento.

Jogos com gráficos surreais no seu PC

Para fazer se ter uma noção de quanto o hardware do PS4 é poderoso, fizemos uma comparação com a configuração recomendada para rodar o poderoso Crysis 3 com todos os níveis visuais no máximo. A tabela abaixo mostra a comparação:

  PC (Configurações de alta performance para Crysis 3) PlayStation 4
Processador Qualquer um Quad Core x86-64 AMD "Jaguar", 8 núcleos
Memória RAM 8GB 8GB GDDR5
Placa de Vídeo AMD Radeon HD7970, AMD Bulldozer FX4150, NVidia GTX 680, Intel Core i7-2600k GPU Radeon de última geração com 1.8 TFLOPS de processamento

 

Para um desempenho incrível nos PCs, Crysis 3 exige memória RAM de 8GB, a mesma quantidade do PS4. O processamento é similar, com processadores de vídeo equivalentes. Com estas características, a Sony espera surpreender fãs e jogadores e elevar as qualidades de seus jogos em todos os sentidos, desde uma inovação gráfica até um aumento no nível da experiência oferecidas nos games.

*Colaboraram com a matéria: Felipe Vinha e Filipe Garrett

Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)

 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Luiz Morais
    2014-07-24T11:22:26

    e meio dificil comparara um fusca com uma ferrari né , ps4 e xone vem com uma configuraçao low end , tendo em vista um pc com 2 gtx titan z ja e capaz de roda qualquer jogo em ultra a 4k , sendo que o ps4 e o xone tem que ser otimizados todos os games para roda em high-ultra em full hd

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Garcia
    2014-02-20T14:10:28   , respondido respondido 2014-05-22T08:59:13

    Não compara... o PS4 tem tudo embutido em um único chip, tornando a comunicação entre os componentes muito mais rápida. Desculpe, quem escreveu esse artigo não parou para se informar sobre o que estava falando né? Péssimo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luís Garcia
      2014-02-20T14:10:28   , respondido respondido 2014-05-22T08:59:13

      sabe de nada inocente

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luís Garcia
      2014-02-20T14:10:28   , respondido respondido 2014-05-22T08:59:13

      Defecou oralmente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bruno Bagetti
    2013-02-23T19:05:57

    O problema não é pagar caro pelo video game, o PROBLEMA é pagar 300 reais por um jogo !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Neto
    2013-02-22T21:17:54   , respondido respondido 2014-02-20T15:54:47

    O problema é o barulho que essa coisa faz, por isso recentemente joguei meu PC no lixo e peguei um Mac Mini (que vc nem percebe quando esta ligado, ufa!), e pra jogos vou de PS3.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2013-02-22T21:17:54   , respondido respondido 2014-02-20T15:54:47

      Estou contigo, Paulo Neto.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2013-02-22T21:17:54   , respondido respondido 2014-02-20T15:54:47

      Mac Mini? Que usa processador Intel X86? Comédia esses caras. No PC, se você não for um maldito mão de vaca existem ótimas ventoinhas que não fazem barulho, mas não são estas de R$ 15. E pra jogos você vai de PS3? O título compara um PC a um PS4 ou você não sabe ler? rs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Everson Oliveira
    2013-08-06T17:14:38

    a 2 anos tenho um hardware melhor do q o do PS4, mais um ano e renovo todo meu conjunto... este hardware do ps4 e xbox one não são top e sim custo-beneficio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Zaniratto
    2013-08-04T23:34:53

    Gabinete + Fonte descente por R$ 400,00 ? Só se for no Paraguai. Mais não é todo mundo que pode ir lá comprar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Barboza
    2013-02-25T13:03:46   , respondido respondido 2013-12-29T00:59:22

    400 reais na fonte, gabinete e demais equipamentos, só pode ser brincadeira. Eu monto minha máquina de jogos desde o tempo de MDK, e não da pra comprar uma boa fonte para uma máquina gamer por menos de 650 reais, somando, mais o gabinete, teclado, mouse para games e ainda um joystick pra fazer frente ao controle do PS4, somente esses 4 item não saem por menos de 1500 reais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barboza
      2013-02-25T13:03:46   , respondido respondido 2013-12-29T00:59:22

      Tenho uma CX430 da Corsair que custa R$200,00 e seguro um i5 + 8GB de RAM + Sapphire HD7870 OC 2GB.. Essa de precisar de fonte de 650W pra PC com apenas uma VGA é burrice, uma Fonte de qualidade de 550W segura praticamente todas as VGAs Single atuais !!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Barboza
      2013-02-25T13:03:46   , respondido respondido 2013-12-29T00:59:22

      Ta aí um cara que ou é riquinho ou é burro ou os dois. 1500 Num teclado, mouse, gabinete e fonte ???? Tu tá maluco cara, fonte boa tu acha por uns 300 reais, gabinete uns 150, teclado e mouse é barato paga no maximo 200 nos dois, ou seja nisso ai tu paga NO MAXIMO 650 se for rico, 1500 é pra retardado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ninguem
    2013-04-18T20:35:29   , respondido respondido 2013-12-20T10:56:11

    SO tme um porem ai eles ainda NÂO especificaram como é exatamente os aspectos da placa de video. E pra rodar o que vimos concerteza ela é customizada pro PS4 pois uma AMD Radeon 7870 sozinha num roda aquilo ali nem a PAL. Eu tenho uma equivalente da NVIDIA roda todos os jogos atuais mais por experiencia eu sei q

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ninguem
      2013-04-18T20:35:29   , respondido respondido 2013-12-20T10:56:11

      Estamos em dezembro de 2013, tenho uma HD7870 com OC da Sapphire e to rodando o BF4 no Ultra com média de 65FPS, e como ja podemos ver em comparações pelos sites BF4 no Ultra no PC é bem melhor que no PS4 e Xbox ONE, não to preocupado hoje com VGA, só daqui a 2 anos, comprar VGA Highend é apenas vaidade, não existe diferença em rodar em 50FPS pra quem roda em 100FPS, isso é só vaidade e ostentação !!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • eduardo
    2013-02-22T21:23:03

    Conta ai onde uma GTX 660 3GB custa 850,00... Por esse preço vc pega uma boa placa ai de 1GB 256bits... Uma fonte q segure td isso + um gabinete descente n sai por 400,00 nem ferrando...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caíque Feu
    2013-02-23T09:20:42

    Configuração muito fraca para o preço 2750,00 nisso aí, com todo o respeito quem conhece PC sabe montar e onde comprar as peças faz bem melhor...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thales Douglas
    2013-02-23T08:32:28

    hmmm...esqueceram de uma boa fonte!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dennys Antony
    2013-03-30T15:52:37

    Bom, o preço é em torno de 2700, e com os impostos + 500 sairá 3200 reais '-'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Guerra
    2013-02-23T00:05:31

    na pior das hipóteses o ps4 vai ser 2000 reais aqui no brasil, até por que o preço vai ser parecido com do ps3... agora realmente é bom cair em cima em quem vai viajar e comprar fora

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Almeida
    2013-03-14T13:14:04

    Esse é o preço de atacado (ou seja, que o dono da loja compra), mas no varejo (preço que o lojista repassa para nós, consumidores) esse PC aí não sai por menos de R$ 4.000,00 (já considerando com monitor, mouse, teclado, caixa de som e no-break).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleverson Kramek
    2013-03-14T10:31:17

    Essas comparações são meio complicadas... tem que levar em consideração também o sistema operacional... No videogame o SO é dedicado à jogos!!!! Tudo é customizado para os jogos, no PC tem um SO que faz várias outras coisas! Sem dúvida já existe hoje PCs com melhores configurações que o PS4... mas e o resultado final??? Exemplo de hoje... PS3 e XBOX360 com 256MB e 512MB de RAM... memória ridícula nos padrões de hoje!!! São máquinas de 7 anos atrás!!! Que custam hoje uns R$700,00 / R$800,00 e rodam jogos tão bem quando um PC atual de R$1200,00... e às vezes até melhor...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Santos
    2013-02-25T22:05:13

    Tendo Xbox 360, PS3, PS4, Xbox 720 e PC F-U-D... vc simplesmente não vai jogar nada....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-05-30T21:43:03

    parece que o ps4 tem gráficos melhores que o xboxone, mas um computador pode ser melhorado anualmente enquanto que as plataformas sempre ficam p/ trás. Eu não me ligo muito em jogos não, tinha um ps2 e sempre achei o controle dele um lixo, vivia prendendo os analógicos e o ps3 tem um similar, o que não mudou muito no ps4. Os exclusivos são p/ os fãs, p/ mim tanto faz.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andrio Costa
    2013-02-25T20:02:55

    Queria saber aonde foi orçado esses componentes. Não achei a MB por menos de 400 e la vai pedrada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Santana
    2013-04-19T14:21:48

    Sempre tem alguns bobocas nerds pra comentarem algo de negativo sobre o PS4. Não gostaram, fiquem quietos simplesmente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Silva
    2013-02-23T10:52:11

    Bom saber que minha maquina roda de bouua!! ;)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Oliveira
    2013-02-25T23:59:26

    O que torna um PC GAMER caro é a placa de vídeo que está sempre valorizada, não há muita variação e depreciação de preço, os outros componentes, você encontra em média 20% mais baratos do que foi relatado na matéria e evidentemente estas peças se tornarão mais baratas num prazo curto de tempo, exceto as benditas placas de video!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Isaac Relly
    2013-02-22T22:54:10

    É muito ruin

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • To Doidao
    2013-10-08T02:39:56

    Esta chegando em um nível melhor, podendo acessar youtube, entra facebook, podendo entrar skype, fazer algumas multi funções iguais a do pc, APENAS NISSO! um usuario mid a high, fique tranquilo que isso são tudo bobagens propagandas marketing, igual a Origin falando que pra joga BF4 tem que ter placa 7870 de 3GB se a 7870 é 2gb, PROPAGANDA ENGANOSA ! É O MUNDO QUE VIVEMOS....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ninguem
    2013-04-18T20:39:45

    Só tem um porem ai eles ainda NÂO especificaram como é exatamente os aspectos da placa de video. E pra rodar o que vimos com certeza ela é customizada pro PS4 pois uma 7870 sozinha num roda aquilo ali nem a PAU. Eu tenho uma equivalente da NVIDIA roda todos os jogos atuais mais por experiencia eu sei que pra rodar aqueles "calculos" ali meu cumpadi so uma 7870 no crossfire e olhe la.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Martins
    2013-03-15T01:14:47

    Os vídeo game atuais nada mais sao do que PCs montados dentro de um gabinete com cara de videogame. Creio que seja mais inteligente montar o PC ate pq vc precisa de algum conhecimento pra isso e além do mais, pode ser atualizado. Mas caso use apenas jogos específicos da Sony, PS4 seria a opção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário