18/02/2013 15h51 - Atualizado em 22/03/2013 19h12

Herobrine, a lenda que aterroriza os jogadores de Minecraft

Fernanda Santos
por
Para o TechTudo

Segundo informações divulgadas nos fóruns de Minecraft, Herobrine seria uma espécie de “mob”, um fantasma que foi adicionado ao jogo como uma homenagem ao falecido irmão de Notch, criador do game.

minecraft-herobrine-planetminecraftHerobrine é uma lenda que assombra os jogadores de Minecraft (Foto: planetminecraft)

De acordo com os relatos de quem já se deparou com o monstro, ele possui a mesma aparência do Steve (personagem original usado pelo irmão de Notch), contudo, com uma diferença, Herobrine tem olhos totalmente brancos, grandes e brilhantes, que podem ser vistos facilmente à noite.

A lenda existe desde o lançamento do Minecraft Alpha e muitas histórias giram em torno dela. Alguns dizem que, para o Herobrine aparecer, é necessário ter pelo menos 200 horas de jogo em um mesmo mapa no modo “Sobrevivência” no nível "Difícil" sem morrer. Depois deste período, coisas estranhas começam a acontecer. Relatos afirmam que as tochas de suas casas e cavernas são trocadas por tochas de redstone, os vidros e os blocos são quebrados e, o mais aterrorizante, o fantasma passa a fazer breves aparições pelo mapa. Imagine só, o usuário no modo single-player começa a ver outro jogador estranho andando pelo seu mundo?

minecraft-herobrine-avatar-blocoidAvatar do Herobrine (Foto: blocoid)

O primeiro relato sobre a aparição do "fantasma" conta que durante a criação de um mapa no modo single-player, quando tudo parecia normal, o jogador viu algo se mexendo na densa neblina que se forma quando você joga com a renderização mínima. No momento, ele pensou que era uma vaca. Contudo, ao chegar mais perto, o jogador reparou que não era um animal, mas sim outro personagem, como se fosse outro player usando a skin padrão do Minecraft, mas, em seus olhos não havia nada, apenas um espaço branco.

Pensando que seu mapa estivesse no modo multiplayer sem que ele soubesse, o jogador verificou várias vezes, mas estava no modo single-player. Além disso, um detalhe chamou sua atenção, o outro jogador não tinha um nome sobre sua cabeça, como acontece nos jogos com mais de um usuário. Aquela situação não durou muito tempo, o “outro jogador” apenas o olhou por alguns segundos e logo correu para a neblina e desapareceu.

Mesmo estando um pouco confuso, o jogador continuou jogar, mas coisas estranhas continuaram a aparecer. Ao explorar seu mapa, ele encontrou nas montanhas túneis 2×2, como se alguém tivesse minerado aquele lugar, pequenas pirâmides de areia perfeitas no meio do mar e árvores das florestas com suas folhas cortadas, situações que não acontecem normalmente quando um mapa é gerado. Enquanto jogava, ele constantemente pensava ter visto o “outro jogador” no denso nevoeiro, mas nunca conseguia ter uma visão clara dele.

minecraft-herobrine-primeira-aparicao-creepypastabrasilPrimeira aparição de Herobrine em Minecraft (Foto: creepypastabrasil)

Quando terminou de jogar, ele decidiu ir ao fórum do jogo para ver se alguém já tinha passado por alguma experiência parecida, mas, parece que ninguém encontrou este “outro jogador”. Para debater melhor o assunto, ele criou o seu próprio tópico com o tema, entretanto, depois de cinco minutos ele foi deletado. Tentou criar o tópico mais uma vez e ele foi apagado ainda mais rápido que o primeiro. Depois disso, ele recebeu uma mensagem de um usuário chamado “Herobrine”, que dizia apenas uma palavra: “Pare”. Ao tentar olhar o perfil do usuário, a página deu erro.

Logo depois, o jogador recebeu um e-mail de outro usuário, que dizia que os “mods” podiam ler os fóruns e que era mais seguro se comunicar por e-mail. Na mensagem, o outro usuário também dizia que havia um pequeno “fórum” que reunia outros jogadores que passaram pela mesma experiência. Um mês depois, o usuário voltou a entrar em contato, dizendo que, quando procuraram pelo nome Herobrine descobriram que este era o nome utilizado por um jogador na Suécia, o irmão de Notch. Pessoalmente, o jogador enviou um e-mail para o criador do jogo perguntando se ele realmente tinha um irmão e recebeu a seguinte resposta:

Eu tinha, mas ele não está mais entre nós."
Notch

 

 

 

 



Desde então surgiram várias outras histórias em torno desta lenda. Alguns dizem que o irmão de Notch hava morrido afogado e teria sido adicionado ao jogo como uma homenagem. Embora a Mojang negue a existência do Herobrine, sempre que há alguma atualização grande, eles colocam na lista de modificações que o “Herobrine foi removido”.

minecraft-herobrine-removed-herobrine-vermelho"Removed Herobrine" - esta informação está presente nas notas de atualização do jogo (Foto: Reprodução)

Dificilmente saberemos se esta lenda é verdadeira ou não, mas, através de alguns mods e mapas podemos ter a sensação real de medo e apreensão que esta história pode oferecer. O mod mais famoso é o “The Herobrine mod”. Nele, o jogador pode invocar o temido fantasma através da construção de um totem feito com dois blocos de ouro na base, um bloco específico do mod com o rosto do Herobrine - feito com oito ossos e uma areia das almas - e uma netherrack no topo. Para ativá-lo, é preciso atear fogo no bloco do topo e esperar que um raio caia no local, indicando que o monstro já foi invocado.

Neste mod, o jogador vai ter que se preparar para enfrentar desafios, como armadilhas, buracos no chão e animais possuídos. Além disso, é preciso estar preparado para as aparições repentinas do temido Herobrine, que não vai se limitar a apenas surgir na sua frente, ele também poderá estar equipado com uma picareta de diamante pronto para te matar (o que normalmente acontece).

minecraft-herobrine-mod-totem-planetminecraftTotem feito para invocar o monstro Herobrine (Foto: planetminecraft)

Alguns jogadores dormem a noite para não precisarem enfrentar os monstros, mas, neste mod, ele não se está seguro nem no mundo dos sonhos. Durante o sono, o Herobrine costuma invadir os sonhos do jogador, prendendo-o em casas sem portas, em piscinas de água e lava que podem matar o usuário enquanto ele dorme. Então, cuidado ao jogar este mod e lembre-se, você não está sozinho e a qualquer momento você pode ser surpreendido.

Outra forma de você se assustar ainda mais no universo de Minecraft é através de um mapa de aventura que se tornou muito popular recentemente, o “Herobrine’s Mansion” (Mansão do Herobrine, em português). Tendo em vista que o mod do Herobrine só pode ser jogado no modo single-player, este mapa é ideal para jogar com os amigos, levando muitos sustos e enfrentando os desafios propostos pelo criador do cenário personalizado.

minecraft-mansão-herobrine-mapa-de-aventuraHerobrine's Mansion é um mapa de aventura famoso por ser assustador (Foto: Divulgação)

Nesta aventura, os jogadores encontrarão vários monstros customizados, seis chefes diferentes, uma história assustadora e, é claro, o Herobrine. Outra vantagem do mapa é que ele não requer nenhum mod. Segundo o seu criador, o jogador terá mais de duas horas de gameplay garantidas.

Até o momento não há provas de que o misterioso “espírito” realmente exista dentro do jogo. A desenvolvedora de Minecraft já declarou por várias vezes que o Herobrine é apenas uma lenda, contudo, ela brinca com a imaginação dos jogadores, colocando sempre em sua lista de atualizações a mensagem de que ele foi removido.

Qual será a verdade? Você já encontrou o Herobrine?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Renata Haafeld
    2014-04-18T12:09:16

    Como ativa o Herobrine no Xbox 360?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Augusto
    2014-07-23T19:37:38

    gente juro sem mentira tava jogando minecraft ai eu tava jogando com o mod do aether eu fiz o portall quando eu sair do portal eu vi um jogador com a skin do steven ai quando eu fui ver ele tava com olhos branco eu n fiz nada alem de salvar e sair e excluir o mapa mais toda vez acontece a mesma coisa

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Slenderman
    2014-01-05T17:26:45   , respondido respondido 2014-06-26T16:51:47

    Nossa pessoal, depois que comentei aquilo ai em baixo para esse Herobrine, eu fui jogar minecraft e eu vi ele e tirei print e quando fui postar aqui deu erro serio mesmo. me pediram pra exclui esse comentario que coloquei, ai em baixo mais nem vou se vocês acham que é mentira add Skype que mostro o print

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Slenderman
      2014-01-05T17:26:45   , respondido respondido 2014-06-26T16:51:47

      Wellyngton Amorim não

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Slenderman
      2014-01-05T17:26:45   , respondido respondido 2014-06-26T16:51:47

      Wellyngton Amorim NÃO

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leoni Mine
    2014-06-26T16:49:46

    serinho uma vez eu estava jogando no mine ,sem mod no pacifico nem 1 hora de jogo ,apareceu uma construção, parecida do totem do mod,mas ouro,ouro,pedra do nether, pedra do nether com fogo em cima(medo)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Twilight Sparkle
    2014-05-12T11:25:22   , respondido respondido 2014-06-23T12:57:08

    ó! legal, pude saber mais sobre a lenda, mas acho que deve ser mentira da mojang para incomodar a gente ou e um hacker msm. acho que to segura no minecraft, pq o meu é o demo, mas se n tiver eu vo tentar fazer barreira em volta da casa ou ficar em uma ilha pq o herobrine sumiu na agua num vid que eu tava vendo (que coisa não?) alguem me responde se ele aparece no demo? (o pior é que no demo vc usa o steve, o carinha que o herobrine vive atentando, será por vingança?)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Twilight Sparkle
      2014-05-12T11:25:22   , respondido respondido 2014-06-23T12:57:08

      acho que ele n aparece pq numca apareceu pra mim :D

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bragg
    2014-05-11T17:44:35

    Estava num server com uns amigos e deparei-me com a siguinte situaçao o Herobrine estava em forma de esqueleto matando os players do server (aquele server era bugado e entao nao dava spawn de animais logo o adim usou um sistema com comand blocks)e transformando porcos em zombiespigmen treleportava-nos para uma dimensao plana com a terra do bioma da arvore de

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Araujo
    2014-03-12T20:43:01

    SIGAM OQ EU DIGO SO TEM UM GEITO DE MATAR HEROBRINE PRECISA TER 4 JOGADOR ONLINE UM PRA < E PRA > E PARA CIMA E PARA BAIXO CONFIEM EM MIM DAE ELE CAI NO MEIO DE VCS CERCA ELE E MATA ELE E PRONTO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bragg
    2014-05-11T17:44:41

    cogumelo com varias campas(normais que se pode fazer)um cabana e nos ficavamos imoveis em quanto o Herobrine se aproximava teleportando se acordo com o ritmo dos trovoes.Mais tarde ele mandava mensagens como as seguintes Grave awaits you up e Even Notch can save you now ficamos com muito medo e o adim resetou o server por muito estranho q pareca o Herobrine nao nos matava com espada nem picareta mas com uns ites sem se mexer

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Herobrine
    2014-03-17T14:57:21

    INSIGNIFICANT PLAYERS! I AM Herobrine! EVERYONE WHO COMMENTED ON THIS POST, I WILL ERASE NOW! I AM THE SOUL OF HEROBRINE!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antônio Malveira
    2014-04-07T13:57:32   , respondido respondido 2014-04-27T16:57:50

    Já aconteceu comigo de eu estar minerando e encontrei uma OBISIDIAN sem nenhum sinal de lava por perto, aí eu mudei pro modo criativo pra ver se tinha lava por perto e não encontrei nada, então, como eu não tinha picareta de diamante pra tirar aquela obisidian (eu teria que subir a mina para fazer uma na minha casa) eu deixei ela lá e segui a mina um bloco para o lado. Aí eu já tinha pego bastante pedregulho e tudo quanto é tipo de minério más não tinha achado diamante, então voltei para a minha casa e me deparei que no meu salão de dança estava TOCANDO um disco e tinham 2 tochas de restone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Antônio Malveira
      2014-04-07T13:57:32   , respondido respondido 2014-04-27T16:57:50

      o nunca aconteceu isso comigo mais uma vez eu estava jogando o minecraft e eu vi um casal de vacas de olho branco eu matei elas mais depois eu vi troncos de arvores sem as folhas e eu dai eu desliguei o jogo e criei um outro mundo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thiago Santos
    2014-04-27T12:36:13

    Eu Achei, Minerios De Diamantes,atras tinha uma passagem eu cai num Buraco escuro E quando olho pra traz vejo 4 olhos brancos era 2 herobrine to traumatizado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo B.
    2013-11-13T15:05:59   , respondido respondido 2014-04-21T17:39:58

    O que acontece após matar o Herobrine? E há alguma maneira de achar o Herobrine sem Mod?facilmente?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo B.
      2013-11-13T15:05:59   , respondido respondido 2014-04-21T17:39:58

      Ele não existe, com o mod, ele nunca morre, fica vivo para sempre te atormentando. - Att, JEB

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo B.
      2013-11-13T15:05:59   , respondido respondido 2014-04-21T17:39:58

      Como e o seu nome completo???Gustavo B.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Zo0mka
    2014-04-12T16:10:02

    È fasil encontrar ele no minecraft 1.5.2 ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kauê Borba
    2014-03-23T19:51:34   , respondido respondido 2014-04-05T16:10:31

    EU VI O HEROBRINE NO MINECRAFT 1.7.5 A MINHA CASA PEGOU FOGO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kauê Borba
      2014-03-23T19:51:34   , respondido respondido 2014-04-05T16:10:31

      Isto não seria um caso do Herobrine, seria um caso de um player troll, ou um hacker que entrou em seu mundo e colocou fogo em sua casa. Att, JEB.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Sthevan Gerber
    2014-04-01T10:26:01

    Kauê Borba a conteseu o mesmo comigo na sua mesma verçao e achei diversa escavasoes que eu n tinha feito

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Steve
    2014-03-23T11:29:23

    um dia eu estava jogando minecraft xbox 360 edition e apareceu uma frase enquanto eu criava o mundo"a equipe da mojang está tentando remover o herobrine no minecraft xbox 360 edition

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Magno Augusto
    2014-03-19T11:30:53

    conheci o herobrine agora como mata ele jajajajajaj socorro to no modo multiplayer ele matou os meus 10 amigos do clan e matou o criador do server

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Giovanna Veiga
    2014-03-16T20:33:20

    Tem muitas teorias sobre o Herobrine e de como o encontrar sem Mod,dizem que quando você passa de um determinado tempo de jogo em determinada dificuldade ele aparece e começa a acontecer coisas estranhas no seu mundo tais como as tochas apagarem ou serem substituídas por tochas de redstone,armadilhas espalhadas pelo mapa blocos quebrados casas destruídas enfim tudo isso,mas outra hipótese que eu vi em um site que comentava sobre o assunto era que o Minecraft apenas bugava fazendo essas coisas acontecerem e que o jogo "clonava" seu personagem tendo falhas nos olhos os deixando brancos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Santos
    2013-03-09T11:01:18   , respondido respondido 2014-03-16T20:17:11

    Eu ja encontrei o herobrine, e estava no modo facil e eu não tinha nem 50 horas de jogos, depois disso minhas casas desapareciam misteriosamente, dai criei outro mundo e parou de desaparecer minhas casas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2013-03-09T11:01:18   , respondido respondido 2014-03-16T20:17:11

      Gustavo Gouvea isso é mentira o herobrine nao existe. especialmente se a casa dele desaparecer

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2013-03-09T11:01:18   , respondido respondido 2014-03-16T20:17:11

      Olha Cara provavelmente nao deve ter sido o Herobrine...apenas um bug que deu em quanto vc jogava porquê o minecraft é muito bugado agora se for o Herobrine eu chuto que não

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Felipe Pereira
    2013-12-17T11:10:56   , respondido respondido 2014-03-11T20:22:57

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Meus Deus esse povo aqui Dizendo ter visto Herobrine KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK lixos imundos ele n existe e a atualização que diz Herobrine removido foi uma brincadeira do Notch e ele mesmo ja desmentiu a Historia de ter um irmão morto muito menos um irmão

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Pereira
      2013-12-17T11:10:56   , respondido respondido 2014-03-11T20:22:57

      é nois

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Pereira
      2013-12-17T11:10:56   , respondido respondido 2014-03-11T20:22:57

      é nois

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Lemos
    2013-12-27T16:38:03   , respondido respondido 2014-03-11T20:22:37

    eu jogo minicraft ha 4 anos i tenho um cruifiquiso com herobrime nele i todas as veses qui eu vou ate ele eu jogo uma plaquinha nele i ele iscreve com letras de lava , ele sempre iscreve ,,cuando eu mi liberta istaras morto

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Lemos
      2013-12-27T16:38:03   , respondido respondido 2014-03-11T20:22:37

      eu jogo minecraft a 6 e já vi oherobrine sim!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wellyngton Amorim
    2014-02-26T18:20:04

    alguem meda uma contar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Christian Silva